Um podcast pode ser uma estratégia de marketing ideal para a sua marca ou empresa e existem muitas oportunidades escondidas nesse formato. Então, separamos 11 maneiras de crescer seu negócio com podcast.

E não estamos falando sobre monetizar seu podcast (embora isso seja completamente possível), estamos falando sobre dicas para crescer seu negócio de verdade.

Podcasts são excelentes conteúdos para preencher o topo do funil da estratégia de marketing de qualquer empresa e existem 4 principais pontos para tirar o máximo de proveito dela:

  • Conquiste potenciais consumidores
  • Aproveite seu podcast muito além do podcast
  • Evolua sua marca com podcast para empresas
  • Converta ouvintes em consumidores

E iremos passar por algumas dicas para crescer negócios em cada uma delas!

Vamos lá?

Conquiste potenciais consumidores

O principal objetivo de um podcast para empresas é aumentar o número de ouvintes. Afinal, são eles que se tornarão os potenciais consumidores.

Alguns negócios têm apostado em áudio marketing e tem sido muito bem sucedidos. E quando  se trata de podcast, o foco inicial deve ser formar uma sólida base de ouvintes que não pare de crescer.

E existem, algumas dicas para alcançar esse objetivo!

1. Posicione seu negócio como especialista e construa confiança em sua marca

As pessoas consomem produtos de empresas nas quais elas confiam. Um podcast pode te ajudar a ganhar e elevar essa confiança, se você demonstrar que é um especialista da sua área.

Isso não significa que você precise saber tudo sobre um tópico amplo e nem mesmo sobre algo diretamente relacionado à sua marca. O mais importante é que você ofereça um conteúdo engajante e que entretenha seu público.

Existem muitos tipos de podcast que você pode adotar para sua estratégia de marketing de conteúdo. Eles te ajudam a criar uma grande base de ouvintes por envolverem uma maneira criativa de apresentar informações úteis e interessantes.

As dicas para crescer negócio que envolvem potenciais consumidores funcionam, porque elas te ajudam a crescer sua marca.

2. Discuta assuntos atuais para criar laços fortes 

Uma vez que você tenha uma estratégia de marketing de conteúdo que te estabeleça como especialista, crescer seu negócio com podcast envolve discutir assuntos que estão em alta.

Essa estratégia não só te ajuda a manter seu podcast interessante e cheio de novidades, mas também cria a oportunidade de construir laços significativos com seus potenciais consumidores. Principalmente, no caso de um podcast para startup.

A maioria das pessoas engaja muito mais quando estão falando sobre assuntos que estão afetando elas no momento. Ou seja, ideias novas ajudam a atrair mais membros do público para a conversa.

Em última instância, é essa conversa que fará com que seu negócio possa desenvolver uma comunidade. E uma comunidade de podcast é uma das oportunidades mais efetivas e com melhor custo-benefício que um negócio pode adotar.

É tudo sobre agregar valor emocional e econômico.

3. Aumente as maneiras pela qual sua marca pode ser encontrada

As pessoas encontram marcas ao pesquisar palavras-chave e descrições dentro das plataformas. E isso é um grande benefício do podcast para empresas.

Se trata de outra oportunidade para alcançar novos ouvintes e ela começa com uma boa descrição de podcast nos agregadores, como Spotify, Google Podcasts, etc.

Para escrever uma descrição, tente responder algumas perguntas, como:

  • Para quem é o podcast?
  • Como ele pode agregar valor para os ouvintes?
  • Quem é você ou sua empresa? (O especialista)
  • O que eles podem esperar?

E procure utilizar as melhores palavras que descrevem o seu show e estão na cabeça do público em potencial.

Aproveite seu podcast muito além do podcast

Uma das principais dicas para crescer negócios com podcast é que ele não será completamente efetivo se não houver uma continuação em outras plataformas de marketing.

É essencial aproveitar seu podcast para obter mais seguidores nas redes sociais, em seu blog e por meio de vídeo. Então, vamos falar um pouco mais sobre isso.

4. Aumente a presença de sua marca nas redes sociais

Podcast para empresas e podcast para startup servem como um eficiente meio para crescer os seus números nas redes sociais. E todo mundo consegue entender a importância disso atualmente.

Por isso, a cada novo episódio, siga esses passos:

  • Mencione sua conta e a do podcast nas redes sociais;
  • Fixe os episódios novos no topo de sua página do Twitter e do Facebook;
  • Crie expectativas sobre o próximo episódio;
  • Continue compartilhando os episódios que tiveram bons resultados e engajamento;
  • Utilize recursos como o Stories para aumentar a interatividade de seu podcast.

Confira também nosso texto sobre como divulgar podcast nas redes sociais.

5. Conquiste mais consumidores unindo um blog ao seu podcast

Incluir um blog na estratégia de marketing de conteúdo do seu podcast para empresa é fundamental. Blogs são uma ótima maneira de recapitular e expandir o que foi trabalhado durante os seus episódios. 

E eles atraem muito mais tráfego para o seu site.

Quanto mais os seus potenciais consumidores entrarem em contato com seu produto, maior a chance de que eles comprem algo. Os supermercados fazem isso há décadas e você também pode.

Soltar um blog post para cada novo episódio que você lançar permite que você inclua uma transcrição para pessoas que preferem conteúdo escrito e ajuda a deixar as conversas mais compreensíveis.

Existem diversas outras maneiras pelas quais você pode divulgar um podcast com blog. E a melhor coisa é treinar seus ouvintes a sempre entrar nele e conhecer mais de seus produtos ou serviços.

6. Aposte no poder do vídeo

Elabore uma estratégia de multi-plataforma filmando todos os seus episódios e cubra todos os ângulos de consumo na internet. Essa será uma prática simples e barata.

Aproveite o Youtube para divulgar seu podcast, é um jeito de usar o mesmo conteúdo em mais de um canal, que não vai ser muito trabalhoso. 

Também é uma oportunidade de fazer alguns episódios ao vivo, em lives, engajando e se relacionando diretamente com seus potenciais consumidores.

E não se esqueça de também embedar seus vídeos no seu blog e usar como conteúdo para as redes sociais.

Evolua sua marca com podcast para empresas

As dicas para crescer negócio e para evoluir sua marca fazem parte de estratégias separadas, mas que, quando trabalhadas em harmonia, significa aumento nos lucros.

Um podcast para empresas pode te ajudar a alcançar esses dois objetivos por meio de convidados, patrocinadores e outros podcasts.

7. Entreviste convidados que possam ajudar seus público

Se você tem um podcast para startup ou empresa, você tem uma ótima oportunidade para fortalecer relações de negócio. 

Você pode encontrar bons convidados que te ajudem a engajar sua audiência e adicionem ainda mais legitimidade na conversa. Isso significa mais credibilidade para você e sua marca.

Além disso, a maioria dos convidados compartilha os episódios dos quais participaram em suas redes sociais, aumentando seu alcance. Sua única responsabilidade é produzir um bom conteúdo que eles queiram compartilhar.

E não tenha medo de entrevistar convidados de empresas ou marcas maiores do que a sua. Isso só eleva a sua própria.

8. Abra oportunidades para patrocinadores

Conforme seu podcast for crescendo, é possível que outros negócios queiram patrocinar o seu show. Isso te ajuda na monetização do conteúdo e aumenta o awareness de sua marca.

Se outra empresa acredita o suficiente no que você produz para te patrocinar, seus potenciais consumidores vão perceber isso como mais um sinal de confiança.

Mas tenha certeza de que qualquer patrocínio seja útil tanto para seus ouvintes quanto para sua marca.

E ao procurar patrocinadores, mantenha seu foco naqueles que já estão acostumados com o formato de podcasts e já costumam realizar esses investimentos.

9. Seja um convidado de outros podcasts

A melhor pessoa para representar o seu negócio é você mesmo. Participar como convidado de outros podcasts é uma ótima maneira de aumentar sua própria audiência, apresentar sua empresa e expandir sua marca com novos ouvintes.

E, se você é uma pessoa empreendedora, você sabe que não adianta nada ficar parado esperando convites. Existem certos pontos que você pode apresentar para ser convidado por outros shows.

Ao entrar em contato com outro podcast:

  • Seja específico sobre o que você quer falar no programa;
  • Mostre qual o seu valor para a audiência do podcast;
  • Fale um pouco sobre por que você seria um bom convidado, quais suas qualificações;
  • Exponha as maneiras como você também pode direcionar tráfego para o podcast.

Converta ouvintes em consumidores

Agora que você conhece as principais dicas para crescer seu negócio com um bom conteúdo e presença nas mídias digitais, vamos nos focar na conversão de ouvintes e consumidores.

Usar o podcast para vender é uma abordagem direta, mas existem algumas estratégias que você pode adotar para vender sem perder a essência de seu show.

10. Faça propagandas e ofereça descontos especiais

O podcast para empresas é um meio no qual você pode aplicar duas estratégias de marketing ao mesmo tempo. De um lado, você tem seu marketing de conteúdo, que é o seu show em si, de outro, você pode fazer propagandas mais diretas nos momentos de comercial.

Se você já ouviu algum podcast, você sabe que essas pausas para anúncios acontecem. Os apresentadores sempre param em algum momento (ou mais de um) para promover algum produto específico e oferecer um código de desconto especial.

Se é o seu podcast, nada melhor que seja o seu produto.

Todo mundo adora um desconto. Por que não recompensar quem te escuta oferecendo códigos especiais e promoções só para quem ouve o podcast e aumentar suas vendas?

Isso também vai impulsionar o tráfego para seu site, onde você pode coletar dados para, por exemplo, trabalhar e-mail marketing ou gerar leads. Cada etapa desenvolve um funil que ajuda a crescer seus negócios.

11. Chame para a ação

Promoções não são sua única forma de direcionar mais tráfego para o seu site. É importante sempre trazer um CTA (call to action) em cada novo episódio.

CTAs são um convite para que seus ouvintes e potenciais clientes realizem uma ação que vai te ajudar a crescer seu negócio.

Separamos algumas sugestões do que você pode usar como CTA para obter melhores resultados. Você pode pedir para que seu público:

  • Siga você e o podcast nas redes sociais;
  • Envie e-mails com dúvidas e comentários;
  • Se inscreva em seu podcast nas plataformas disponíveis;
  • Visite e se inscreva em seu canal no YouTube;
  • Visite seu site;
  • Participe de eventos nos quais você estará presente.

Existem diversos outros CTAs que você pode utilizar, é só pensar quais ações vão ajudar mais os seus objetivos de crescer seu negócio.

Notas Finais

Quando o assunto é podcast para empresas ou podcast para startups, existem diversas dicas para crescer seu negócio.

A importância do marketing de conteúdo já é um tópico mais familiar para a maioria das marcas e empresas, mas nem todas entendem exatamente como aproveitar o máximo potencial de um podcast.

Com as dicas que trouxemos aqui, você vai ter um olhar muito mais certeiro para os rumos do seu crescimento e para a escolha das suas estratégias.

Você também tem alguma dica para compartilhar? Faça sugestões e tire suas dúvidas nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *