Podcasts são excelentes estratégias para negócios por diversos motivos, como construção de marca, marketing de conteúdo ou educar o mercado. Mas para mensurar o impacto no aumento de receita, é importante saber como gerar leads com podcast!

Diversos negócios têm dúvidas sobre começar um podcast do zero com medo de não alcançarem o retorno desejado.

Enquanto podcasters que tratam seus show como hobby monetizam seus shows por doações através de PayPal ou Patreon, essa sem dúvida não é uma boa ideia para empresas e marcas.

Então, como fazer seu podcast gerar impactos financeiros no seu negócio?

Fazendo com que ele seja uma ferramenta poderosa para a geração de leads. 

Seu show pode servir como porta de entrada para potenciais clientes começarem a se relacionar com sua marca. Aí, é só dar os passos certos para gerar vendas com podcast.

Como fazer isso? É o que vamos te mostrar aqui!

Crie conteúdos relevantes e valiosos para seu público

Nenhuma das dicas de como gerar leads com podcast será útil se seu programa for desinteressante. 

Você precisa engajar sua audiência e fazer com que se torne um público fiel.

Para eventualmente gerar vendas com podcast, é importante que você entregue um conteúdo que agregue valor para sua base em cada episódio.

E, para isso, é fundamental que você descubra quais são os interesses de seus prospects.

Existe algum problema ou dúvida que constantemente aparece entre seus consumidores? Que assuntos ele tem interesse em saber mais? Quais tópicos geram maior engajamento em seu site? 

Tudo isso pode servir de inspiração na hora de escolher temas para os seus episódios.

Você também pode entrevistar convidados que tenham um ponto de vista único sobre seu setor ou algo a acrescentar para sua audiência. E pode sempre usar dados.

Com o objetivo de melhorar as vendas, seu conteúdo pode girar em torno de ajudar pessoas. O que significa educar a base.

Assim como blog posts informativos rankeiam melhor, podcasts que realmente resolvem os pontos fracos do cliente de maneira divertida e envolvente obtêm mais downloads.

E oferecer bons insights faz com que as pessoas continuem visitando seu site, mesmo quando não precisam imediatamente de seu produto.

Lembre que você só conseguirá gerar valor com seu podcast entregando muito valor antes (e de graça).

O principal é que você consiga trabalhar a identificação do seu público com a sua marca!

Espalhe CTAs pelos episódios

Se seu objetivo é gerar leads com podcast, então chamadas para ação (CTAs) são essenciais. 

E ao elaborar seus CTAs, você deve ter algumas coisas em mente.

Começando pelo fato de que seus ouvintes estão no topo do funil. Apenas dizer “compre” para eles não vai funcionar. Ao invés disso, agregue ainda mais valor à sua marca oferecendo novos conteúdos relacionados ao episódio.

Um jeito muito eficaz e simples de alcançar esse resultado é oferecer e-books, whitepapers ou um passo-a-passo com mais detalhes sobre o assunto.

Em segundo lugar, você deve saber que, por mais que a retenção em podcasts seja extremamente alta, nem sempre os ouvintes escutam o episódio completo.

Tente colocar 3 CTAs em cada episódio:

  • No início: CTA curto e direto antes de começar oficialmente.
  • No meio: coloque um na metade, interrompendo o conteúdo.
  • No fim: repita uma última vez o CTA antes de se despedir.

O CTA no meio do programa é o mais importante, porque muitos ouvintes pulam o início porque sabem que há muita repetição e podem fechar antes do fim, quando mais anúncios acontecem.

A melhor maneira de saber em que momento do episódio colocar seu CTA do meio é analisando o tempo médio de escuta e descobrindo quais os pontos de queda mais comuns.

Por fim, por mais que seu objetivo seja gerar vendas com podcast, saiba que é fundamental dedicar sua chamada para uma única ação.

Não bombardeie seus ouvintes com diferentes CTAs no mesmo episódio. Isso dilui sua mensagem, confunde a audiência e resulta em menos conversões.

Crie Opt-Ins simples

Onde as pessoas geralmente escutam um podcast? Provavelmente quando estão fazendo outras coisas. E dificilmente quando estão sentadas em frente a um computador. O que pode ser um problema.

Se você deseja que os ouvintes realizem uma ação, você terá que tornar esse processo o mais fácil possível.

E é fundamental que elas consigam fazer isso em seus celulares.

Quando as pessoas acessarem o seu site, ele precisa ser clean e prático. De preferência, apresentando apenas um campo para ser preenchido.

Crie uma landing page otimizada para gerar conversões, o que significa alcançar o maior número de pessoas que finalizam o formulário. Para isso, você deve:

  • Passar de maneira clara e concisa qual valor o conteúdo pode agregar ao ouvinte;
  • Apresentar um único CTA para ser o foco do visitante (com design que chame a atenção);
  • Limitar ao essencial as informações que você vai pedir, provavelmente, apenas o nome e email;
  • Manter tudo o que for importante no topo para que não haja necessidade de rolar para baixo;
  • Apresentar provas de outros clientes que saíram satisfeitos, como comentários;
  • Testar e atualizar constantemente sua landing page para ter certeza de que está fazendo o máximo de conversões.

Ao aplicar todos estes elementos, suas chances de gerar leads com podcast e conquistar os melhores resultados são muito maiores.

E uma vez que você tenha uma base, você pode usar e-mail marketing para também expandir seu podcast, uma estratégia alimenta a outra.

Reaproveite conteúdos do seu podcast

Se você criar um podcast semanal, rapidamente você estará repleto de conteúdos que você pode reaproveitar de diversas maneiras. 

Uma das principais coisas que você pode fazer é transformar seus episódios em blogposts e aproveitar alguns tópicos discutidos para serem aprofundados em whitepapers.

Essas estratégias são muito importantes para gerar leads com podcast.

Outro ponto que você pode explorar é o contato com convidados que fizeram sucesso. Que tal disponibilizar fragmentos que foram cortados? Ou você pode oferecer um episódio especial trazendo o convidado de volta.

Aqui, a criatividade é o que da força ao seu potencial.

Só não se esqueça de sempre fazer links de volta ao seu podcast para que as pessoas saibam de onde saiu o ótimo conteúdo que estão consumindo.

Use Ad retargeting para atrair ouvintes mais qualificados

Como seu objetivo é aumentar vendas com podcast, você pode aprimorar ainda mais os processos de conversão com uma audiência qualificada.

Claro que você deve divulgar seu podcast em todos os cantos, mas saber quem já apresenta inclinação para consumir seu conteúdo é ainda melhor.

Se alguém visitou o seu site, pode haver uma grande chance de que ele se interesse pelo seu podcast.

Você pode usar as ferramentas de retargeting nas plataformas como o Google Ads para promover seu podcast para estas pessoas. Ou um episódio específico que tenha a ver com o que elas buscaram no site.

Encher seu programa com uma audiência que tem real interesse no que você está fazendo é uma ótima forma de gerar leads com podcast!

Notas finais

Aumentar vendas com podcast é o principal motivo pelo qual empresas e marcas adotam essa estratégia.

E isso significa criar um bom conteúdo que esteja alinhado com os interesses de seu público e prospects.

Ao posicionar os CTAs ao longo do episódio, faça questão de colocar um ao início, um no meio e um ao terminar. Assim você será capaz de atingir mais pessoas e gerar leads com podcast.

Porém, a estratégia não para por aí. Você ainda deve pensar em aumentar o número de conversões. 

Isso significa agregar valor com outros conteúdos gratuitos. Use sua criatividade e reaproveite os conteúdos criados em seu podcast.

E também significa simplificar o processo de inscrição das pessoas em sua base. Ou seja, otimize sua landing page. E faça testes e atualizações constantes para ter certeza de que está obtendo os melhores resultados.

Seguindo esses passos é a melhor maneira de gerar vendas com podcast para seu negócio!

Gostou? Faça sugestões e tire suas dúvidas nos comentários abaixo. E acompanhe as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!