Se você está procurando formas de promover seu show, já podemos adiantar que usar o blog para divulgar seu podcast é uma ótima alternativa.

Blogs e Podcasts podem ser grandes parceiros, um ajudando a aumentar a audiência do outro.

Muitas pessoas utilizam as plataformas para fazer divulgações cruzadas, incluindo links de podcast nos blog posts, notas sobre os episódios e promovendo os posts através de áudio.

Porém, apenas possuir um blog para divulgar seu podcast não é o suficiente, você deve saber como integrar os dois com eficiência.

E são exatamente essas estratégias que iremos te mostrar aqui.

Vamos lá?

Divulgando seu podcast com blog na prática

Assim como qualquer mídia, o Blog apresenta vantagens e desvantagens. É fundamental que você saiba utilizar sua plataforma escrita como catalisador de seu podcast.

Entre as vantagens de um Blog, podemos destacar:

  • Fácil de escrever e publicar conteúdos em diversas plataformas;
  • As pessoas já têm o costume de ler artigos online;
  • Incentiva comentários e conversas com a audiência;
  • Aumenta as oportunidades de ser bem classificado em mecanismos de pesquisa.

Além disso, você pode apresentar seu melhor conteúdo, aumentar sua lista de endereços e divulgar o seu podcast com e-mail marketing.

Entre as desvantagens, vale manter a atenção para:

  • Pode levar um tempo considerável para gerar tráfego;
  • Não há tantas plataformas para descobertas orgânica;
  • Pode levar meses para ser classificado nos mecanismos de pesquisa;
  • Grande concorrência.

Sabendo disso, confira algumas dicas que te auxiliam na integração entre blog e podcast!

Transforme blog posts em conteúdos de podcast

Essa é uma estratégia simples e você pode aplicá-la de maneira rápida.

Com ela, você utiliza a tecnologia para para reelaborar os textos em conteúdos de áudio, o que torna seu blog mais acessível e atrai uma audiência que talvez não seria engajada por texto.

Continuidade entre mídias

Existem muitas opções de conteúdos que podem ser continuados entre suas duas plataformas.

Você pode iniciar uma discussão em seu blog e aprofundá-la em um episódio de podcast ou vice-versa.

Você pode desenvolver séries que trabalham um mesmo assunto em ambas as plataformas, mostrando diferentes perspectivas.

Não há limites, é só trabalhar a criatividade e saber como divulgar seu podcast!

Preencha as lacunas de seu podcast com conteúdos no blog

Nem sempre você consegue esgotar um assunto em seu episódio de podcast e isso não significa que os pontos que você não trouxe por áudio não são importantes para o público.

Algumas vezes, alguns formatos simplesmente não funcionam tão bem em áudio e você pode aproveitar seu blog para desenvolvê-los, como listas ou argumentações mais diretas.

Tente trazer tópicos e informações que não foram levantadas em seu podcast. Dessa forma, você acostuma a audiência a conferir novos episódios e migrar para o blog para saber ainda mais.

Incorpore o podcast: embedando o Spotify

Não esqueça de sempre linkar seu podcast para que quem o encontrou em forma de texto possa também escutá-lo.

Como ambos devem ser complementares, você encontrará diversas oportunidades para linkar os episódios de seu podcast nos posts do blog.

A própria plataforma oferece um tutorial simples para você entender como embedar o Spotify com facilidade.

Você também pode apresentar uma transcrição do episódio abaixo do link, não para aqueles que não gostam de consumir conteúdos por áudio, mas porque apresentam diversas vantagens.

Transcrição

Uma transcrição de podcast é um texto que inclui palavra por palavra do que foi dito durante o episódio.

Quando você não sabe o que postar em seu blog, a transcrição pode se tornar um conteúdo por si só.

Mas existem muitas outras estratégias e vantagens em transcrever seus episódio para usar seu blog para divulgar o podcast.

Reutilize os conteúdos para diferentes propósitos

As transcrições facilitam o desenvolvimento de diversos conteúdos, porque você acaba criando um banco de dados com todas as informações que já tratou em seu podcast.

Uma vez que seu conteúdo está transcrito, você pode aproveitar para reutilizá-lo em outros formatos, como divulgar o podcast nas redes sociais, e-mails marketing, blog posts mais curtos e infográficos.

Alcance uma audiência maior

Embora vídeos e áudios estejam em alta, muitas pessoas ainda preferem consumir conteúdos escritos.

A transcrição dos episódios de seu podcast facilita o acesso de pessoas que preferem ler ou não têm tempo suficiente para ouvir todo o episódio.

Pense na acessibilidade

Embora o podcast seja um conteúdo que prioriza o áudio, muitas pessoas não conseguem acessá-lo por apresentarem alguma deficiência auditiva.

Elaborar uma transcrição de seu podcast é uma responsabilidade em facilitar o acesso de todas as pessoas ao seu conteúdo.

Design

É importante que você seja consistente com as fontes, cores e elementos visuais entre seu blog e seu podcast.

Por ser um meio visual, o blog permitirá mais elementos de design, mas você pode utilizar a identidade que desenvolveu para a capa de seu podcast como inspiração, por exemplo.

Utilizar o mesmo logo, a paleta de cores e as fontes de seu podcast ajudam a audiência a identificar sua marca e qual imagem você passa.

Além disso, você pode pensar nos botões e outros designs para incluir.

Facilite seu próprio banco de dados

Quando você já lançou diversos episódios, fica muito mais difícil encontrar aquele que você está procurando como referência.

Mas se seu podcast estiver transcrito, levará poucos minutos para que você localize o episódio ou a passagem específica que está buscando.

Facilite o compartilhamento em redes sociais

Fazer com que seu podcast seja compartilhado de forma orgânica nas redes sociais é uma grande conquista para que mais pessoas possam te conhecer.

E com as transcrições fica muito mais simples para que as pessoas possam copiar e colar suas passagens favoritas e compartilhá-las pelo Twitter, Facebook ou onde quiserem.

SEO para podcast

Enquanto o número de podcasts ainda está crescendo, existem milhões de blogs online e milhões de blog posts sendo escritos todos os dias.

Seu blog está competindo em uma arena muito maior e a transcrição auxilia seu blog a ser encontrado quando alguém procura termos próximos aos que você usou durante o episódio.

Pelo fato de os mecanismos de busca não identificarem palavras-chave em vídeo ou áudio, os textos são a grande fonte de informação. 

E com o enorme número de palavras que formam uma transcrição, você tem um boost significativo no SEO para o seu podcast, o que fará com que você seja muito mais facilmente encontrado.

Você também pode utilizar a competitividade das mídias a seu favor e falar de seu blog em determinado momento do episódio, fazendo com que as pessoas que te escutam fiquem sabendo.

Notas finais

Por um lado, os blogs já não são mais uma novidade, mas continuam sendo uma estratégia muito eficaz. Assim como podcasts crescem cada vez mais rápido e estão em sua própria era de ouro.

Ambas as mídias são ferramentas poderosas, mas saber combiná-las da maneira certa é uma chave para o seu sucesso.

E para isso não utilize um apenas para complementar o outro!

Procure integrar os dois formatos por meio de design, de conteúdos que encaminham a audiência de uma plataforma à outra e de transcrições que farão você ser encontrado mais facilmente.

Aproveite o blog para fazer com que seu podcast fique mais conhecido e o podcast para que as pessoas saibam sobre a existência do seu blog.

Sem dúvidas, usar o blog para divulgar seu podcast é uma estratégia poderosa que trará ótimos resultados!

Gostou? Você conhece algum outro modo de usar o blog para divulgar podcast que deixamos de trazer no texto? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários abaixo. 😉

One Comment

  1. Pingback: Como embedar podcasts no seu site ou Blog: Spotify e Apple

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *