fbpx
12 dicas para divulgar seu podcast no Instagram

12 dicas para divulgar seu podcast no Instagram

Por mais que consista em um conteúdo que as pessoas escutem, existem muitos formatos que podem ser usados para divulgar podcast. Especialmente, imagens! Por isso, vamos apresentar 12 dicas para divulgar seu podcast no Instagram.

O Instagram já se consolidou como a principal plataforma para quem quer consumir imagens, seja selfies, comidas, paisagens, aventuras ou qualquer tipo.

Conhecendo a popularidade mundial do aplicativo, não são necessárias muitas explicações do porquê promover podcast no Instagram.

Já temos um texto pronto para você saber mais sobre como divulgar podcast nas redes sociais

Então, aqui vamos nos focar especificamente no Instagram e nas dicas para você divulgar seu show na maior plataforma de fotos do mundo.

Vamos lá?

Como promover podcast no Instagram

O Instagram se encaixa na sua estratégia por ser um destino comum para quem procura fotos, imagens ou vídeos curtos.

Ou seja, existem muitas possibilidades criativas para você divulgar podcast no Instagram em seu perfil ou no perfil oficial de seu show.

Dito isso, vamos para as dicas!

1. Aposte na identidade de seu podcast

Por mais óbvio que pareça, a maneira mais fácil de promover podcast no Instagram é por meio de fotos e imagens.

E isso não significa apenas em publicações, sua foto de perfil e as primeiras imagens que vão compor seu feed devem traduzir a identidade do podcast, então aposte em seu logo e sua imagem de capa.

2. Agregue valor ao episódio pela imagem

Nos posts, é importante traduzir o diferencial de cada episódio na imagem. Pense em como você pode conquistar a atenção de um potencial ouvinte com elementos simples e texto.

E tente incorporar elementos que expressem como o conteúdo vai agregar valor para a audiência.

Por exemplo, você pode incluir uma citação do episódio que chama bastante a atenção. E, por mais que seja importante trazer sua capa, se você recebeu um convidado especial, coloque ele em primeiro plano.

Você pode inclusive aproveitar a parte da legenda para colocar uma citação um pouco mais longa para complementar a da imagem.

3. Facilite o acesso ao seu podcast

Assim como uma das estratégias de um blog para divulgar podcast é fazer com que seja muito mais fácil de encontrar e escutar seu show, o Instagram também pode te ajudar.

Não se esqueça de colocar o link para seu podcast na sua bio. 

Além disso, sempre cole um link para o seu podcast em cada post que você fizer. Assim, quando alguém gostar de sua publicação, é fácil acessar seu podcast imediatamente.

4. Adicione áudio nas imagens

Se o seu plano é promover podcast no Instagram, adicionar áudio nas fotos que você vai postar em seu feed podem te fazer ir além.

Isso é eficaz porque um áudio em meio a tantas imagens, fará com que seus seguidores fiquem mais atentos. E eles geralmente param para ouvir o clipe que acompanha sua foto.

Por exemplo, se você adicionar a capa do episódio com um trechinho em áudio, isso será um bom convite.

5. Inclua partes do episódio em áudio

Assim como o exemplo acima, a estratégia de incluir um ou mais trechos marcantes do episódio é uma ótima estratégia. Você também pode utilizar um demo curto do podcast.

Como o Instagram é conhecido pela rolagem de fotos, você tem um curto período para conquistar a atenção de seu público. Por isso, fique atento à duração do seu áudio, mais de 30 segundos já pode ser longo demais.

Ou seja, vá direto ao ponto e escolha conteúdos que vão fisgar rapidamente os ouvintes.

6. Publique vídeos no feed

Vídeos levam a estratégia de áudios que falamos acima para um nível acima. Isso porque você pode mostrar ao público sobre o que é seu podcast ou episódio sem que ele precise conectar os fones de ouvido.

Se eles estiverem rolando o feed e parte de seu vídeo ou palavras em movimento aparecerem na tela, isso pode capturar o interesse deles. E como a plataforma é pautada principalmente em elementos visuais, o vídeo é capaz de atrair mais do que o som.

Você pode fazer gráficos em movimento, usar palavras como em vídeos com letras das músicas ou o que mais pensar. O mais importante é que você mantenha uma curta duração, mirando mais uma vez em 30 segundos.

Isso vai fazer com que divulgar seu podcast no Instagram seja muito mais interessante para o seu público também.

7. Abra uma porta de contato com a audiência pelos Stories

O Stories se tornou um elemento fundamental do Instagram. Isso porque é mais uma forma de obter mais conteúdos de uma conta.

Geralmente, quem gosta do que você produz vai querer o máximo possível. Portanto, usar o Stories pode ser extremamente eficaz para engajar seus fãs.

Além disso, ele é uma ótima porta para que seus ouvintes possam interagir diretamente com você.

Você pode usar o recurso para testar seu público. Pergunte por meio de Stories que tipo de conteúdo eles querem ouvir no episódio ou temporada que você estiver planejando no momento.

8. Crie expectativas pelos Stories

Embora você queira manter seus episódios reais ou lançamentos de temporada em suas principais postagens no feed, os Stories podem ser usados de várias maneiras interessantes.

Para promover podcast no Instagram, use a ferramenta para gerar expectativas para episódios futuros. Se você tem um convidado particularmente importante ou uma nova história que está gravando, é bom dar ao seu público um vislumbre disso.

Se você fizer uma entrevista, por exemplo, faça vídeos curtos ou tire uma foto de seu futuro convidado gravando com você. Você pode incluir algum texto informando quando o convidado aparecerá no seu show. 

Você também pode utilizar esse recurso para preparar um anúncio sobre uma nova temporada.

Tudo isso vai estimular seu público a procurar mais ativamente por episódios futuros.

9. Mostre o making-off de seus episódios

Todo mundo gosta de saber o que está sendo produzido, por isso, making-off é uma ótima maneira de divulgar podcast no Instagram.

Ao postar clipes do episódio que você está gravando ou editando, você pode gerar um buzz bem eficiente.

E essa estratégia também te permite permanecer relevante quando estiver no período entre temporadas. 

Se você não tem nada para postar na linha do tempo por algumas semanas (ou meses), atualizar os Stories periodicamente faz com que você seja lembrado. E garante que quando você retornar, não haja uma queda na audiência.

10. Inclua a hashtag de seu podcast

Assim como você pode usar hashtags para divulgar seu podcast com YouTube, elas são parte importante do alcance e monitoramento de seu show no Instagram.

Sempre inclua uma hashtag oficial com o nome do seu podcast em suas publicações. 

Isso fará com que seus ouvintes encontrem mais facilmente todas as suas publicações sobre o podcast. Também significa que eles podem postar sobre seu show e você pode ver essas postagens facilmente agrupadas. 

Ou seja, você basicamente pode ver o que as pessoas estão dizendo sobre nossos podcasts.

11. Utilize hashtags mais específicas para aumentar seu alcance

Você pode usar hashtags para alcançar pessoas que ainda não acompanham seu podcast. 

Adicione outras hashtags que incluam as palavras-chave de seu podcast e dos episódios especificamente.

Você pode efetivamente pegar cada parte de seu todo e dar uma hashtag a cada uma delas. Isso significa que qualquer pessoa que estiver procurando por essas hashtags pode ver o que você publicou. 

Além disso, algumas pessoas seguem uma hashtag. Então, seu show aparecerá na linha do tempo de qualquer pessoa com interesses em comum. 

12. Faça pesquisas por meio de hashtags

Tendo como objetivo promover seu podcast no Instagram, vale a pena fazer uma pesquisa. Por exemplo, a #Podcast atinge milhões de pessoas, enquanto a #pod atinge centenas de milhares.

Pode ser que para você seja útil utilizar as duas, em uma você tem um alcance maior, na outra, você tem mais chance de aparecer. E isso serve para suas outras hashtags também.

O uso das hashtags pode fazer com que você alcance milhares de potenciais ouvintes e vale o seu tempo.

E, quando se trata de pesquisas, você também pode usar hashtags para entender sua concorrência. Alguns podcasts podem usar as mesmas hashtags que você e podem oferecer inspirações para novas palavras para você utilizar.

Notas Finais

Promover podcast no Instagram é uma iniciativa necessária para todos os criadores que querem ver seus shows crescendo.

Existem muitas possibilidades criativas que você pode usar, incluindo fotos e imagens estáticas; áudio; vídeo e os diversos recursos que a plataforma oferece, como Stories e hashtags.

Lançar posts diferentes utilizando as diversas dicas que trouxemos aqui é uma ótima estratégia para divulgar seu podcast no Instagram, engajar ainda mais seus ouvintes e aumentar sua audiência.

Vale a pena conferir também nosso texto sobre como divulgar podcast com mídia paga!

Você tem alguma dica sobre podcast no Instagram? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *