Planejar uma temporada de podcast faz bastante sentido para muitas empresas e criadores, porque torna todo o processo de produção muito mais administrável e o conteúdo fácil de ser consumido.

Também não há a pressão de preparar um novo episódio por semana.

E você tem tempo de fazer o planejamento para podcast com mais tempo.

É normal ter altos e baixos na vida. Eventualmente, você pode estar muito ocupado ou menos comunicativo. Então, a produção de um podcast por temporada torna mais fácil equilibrar todas as responsabilidades.

Já falamos no blog sobre como planejar podcast. Aqui, você vai entender melhor o que é uma temporada de podcast, os pontos positivos e pontos para ter atenção, e como planejar uma temporada de podcast.

Vamos lá?

O que é uma temporada de podcast?

Uma temporada de podcast é um modo de separar seu conteúdo em blocos menores. Basicamente, do mesmo modo como funcionam as temporadas em séries de televisão.

Cada temporada pode focar em um determinado tema ou você pode manter sempre o mesmo tema ao longo das temporadas, mas organizar o modo como ele será apresentado por meio dos episódios.

Quantos episódios compõem uma temporada de podcast?

Não existe uma regra que determine o funcionamento de uma temporada de podcast, você pode escolher lançar 4 episódios ou mais de 20. Cada estratégia pode variar pelo público e pelos produtores.

O mais indicado é que você faça a sua temporada durar o quanto ela precisa durar. Tendo em vista, o tempo que você pode aplicar na produção do show e quantos episódios você precisa para cobrir determinados tópicos.

Não estenda sua temporada de podcast desnecessariamente apenas para alcançar um número predefinido de episódios.

Elabore quais os principais pontos do tema escolhido para a temporada e tenha certeza de abordar todos eles em algum momento.

Pontos positivos e pontos de atenção ao planejar uma temporada de podcast

Existem diversos pontos positivos ao planejar uma temporada de podcast, como:

  • Facilidade de produção: você não precisará pensar constantemente em novos conteúdos, é só gravar.
  • Melhorias no podcast: ter um tempo após o fim de uma temporada é positivo para o seu bem-estar e oferece um momento oportuno para pensar em como melhorar seu podcast e receber feedbacks de ouvintes.
  • Educação da audiência: elaborando previamente o percurso de sua temporada, você torna mais fácil educar sua audiência, dividindo as informações em pequenos blocos.
  • Disponibilidade de convidados: como você já sabe sobre o que vai gravar, fica mais fácil combinar com os convidados uma data que funcione para ambos.

Existem também alguns pontos aos quais você deve ficar atento quando for planejar podcast por temporada:

  • Convidados extras: a oportunidade de receber um convidado pode aparecer durante a gravação de uma temporada e o tema não necessariamente cabe em seu planejamento. Nesses, caso, faça a gravação e decida se vai lançar o episódio como bônus ao fim da temporada ou elaborar a próxima temporada acerca do tema.
  • Perda de ouvintes: acabar uma temporada do nada pode ocasionar na perda de ouvintes. Então, avise quando uma temporada for finalizada e que seus ouvintes serão notificados quando a próxima temporada for começar.

Quais podcasts funcionam em temporadas?

Antes de falar sobre o planejamento para podcast de uma nova temporada, é importante entender que alguns shows funcionam melhor dentro dessa organização do que outros.

Podcasts de educação e entretenimento são os principais exemplos daqueles que podem funcionar muito bem em temporadas. Porque é fácil de visualizar maneiras de organizar sua narrativa entre os episódios.

Os principais podcasts de empresas e startups entram em uma dessas categorias. Então, você pode agregar valor ao seu ouvinte com dicas, informações e modos de funcionamento de temas acerca de seu negócio.

Tipos de podcast que não funcionam elaborados de antemão são aqueles que tratam de notícias e acontecimentos recentes, porque, obviamente, é necessário produzir seus conteúdos em relação ao que está acontecendo no mundo.

Dito isso, vamos às principais etapas para quem quer planejar temporada de podcast!

Como planejar uma nova temporada de podcast?

Existem certos passos que você pode seguir quando for planejar uma nova temporada de podcast.

Como cada grupo de criadores adapta esses passos para seus estilos de produção, vamos passar pelos principais deles.

  1. Faça um brainstorm antes da temporada

A primeira coisa que você (ou sua equipe) precisa fazer é uma reunião com o objetivo de realizar um brainstorm.

Tente pensar em uma lista de tópicos que seu público costuma querer saber mais sobre ou que encontram mais dificuldades em entender.

Fique livre nesta etapa, mas tente focar em temas amplos. O que pode significar “estratégias de marketing de conteúdo” ou “Principais técnicas de SEO”.

Embora o segundo pareça mais específico, ele ainda abre muitas portas para diferentes assuntos serem tratados em cada episódio. E é isso o que você procura em uma temporada.

  1. Escolha um dos tópicos/temas

Uma vez que muitas ideias foram jogadas na roda, é hora de decidir qual delas parece mais interessante de se tornar uma nova temporada de seu podcast.

Qual será o foco da temporada?

Se todos os seus tópicos giram em torno do mesmo objetivo, talvez seja uma boa ideia começar do mais básico. 

Mas, caso muitas ideias diferentes tenham sido apresentadas, tente perceber qual delas será mais relevante para os ouvintes e para sua empresa, tendo em vista o contexto próximo.

  1. Desmonte o tópico/tema escolhido em episódios

Tendo definido o tema principal de sua temporada, comece a pensar nos episódios que podem ser desenvolvidos sobre ele.

O objetivo aqui é definir subtópicos (episódios) que sejam mais definidos.

Cada um deles deve trabalhar uma perspectiva, uma etapa ou um conhecimento acerca do que está sendo discutido ao longo de toda a temporada.

Você pode aproveitar ferramentas de palavra-chave para entender os níveis de engajamento de cada subtópico.

  1. Pense na melhor maneira de encadear os episódios

Assim como você precisa estruturar um episódio de podcast, é importante que haja uma linha de raciocínio (ou espinha dorsal) para a temporada.

Mas isso não significa conectar diretamente os episódios como uma série de televisão.

Olhe para todos os subtópicos que foram elaborados e tente encontrar um caminho que faça sentido. Quais funcionam como primeiro e último? E como você pode traçar essa conversa utilizando os outros subtópicos?

Muitas vezes a etapa anterior já oferece indicações do encadeamento entre episódios. Só faça questão de que ele esteja coeso.

  1. Elabore as discussões de cada episódio

Como você já sabe de onde vai partir, por onde vai passar e aonde vai chegar, agora é a hora de detalhar um pouco mais cada episódio.

Da mesma maneira como você fez tópicos para a temporada e para os episódios, pense em quais são os assuntos essenciais que devem ser trazidos em cada um dos episódios.

Não só a espinha dorsal da temporada vai ficar mais objetiva, mas você pode usar esses tópicos quando chegar a hora de criar roteiro para o episódio de seu podcast.

Dica bônus: Crie um cronograma

Muitas empresas preferem ir pensando a produção dos episódios conforme as gravações vão acontecendo. E não tem problema nenhum!

Porém, se você quer planejar uma temporada de podcast do começo ao fim, você pode incluir um cronograma de produção.

Dessa forma, fica mais fácil de você conseguir espaços nas agendas dos convidados, porque já tem tudo preparado e está marcando com antecedência.

Além disso, você consegue já marcar as datas das gravações, quem são os profissionais envolvidos, prazos para entregas de roteiro e edição, etc.

Mas, claro, não fique obcecado no cronograma, monte ele de maneira flexível. A função do cronograma é te ajudar e não ser mais uma fonte de estresse.

Seguindo essas breves etapas, você facilmente terá um planejamento para podcast de uma nova temporada e tudo o que vai precisar fazer a partir daí é tirar um tempo para as gravações!

Notas finais

Planejar uma temporada de podcast é uma estratégia que funciona muito bem para empresas, startups e criadores que precisam equilibrar suas responsabilidades e tarefas cotidianas.

Existem diversos pontos positivos em trabalhar seu show em temporadas, seja pela facilidade de produção, melhorias entre breaks, educação da audiência ou disponibilidade de convidados.

Mas você também deve ter certeza de que está deixando seus ouvintes cientes de que haverá uma pausa quando entra no período entre temporadas.

Falando sobre uma nova temporada, um bom planejamento para podcast começa em um brainstorm de temas para, então, dividir em subtópicos (que serão os episódios) e, assim, elaborar o que será conversado em cada um deles.

Fazer seu podcast em temporadas pode poupar seu tempo e deixar todos os processos mais organizados!

Você já planejou uma temporada de podcast? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários abaixo. E você também pode acompanhar as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!