Embora o podcast seja praticamente uma conversa com seus ouvintes, para atingir bons resultados é preciso organização. Você consegue manter a atenção de sua audiência entendendo como estruturar um episódio de podcast e organizando todas as etapas necessárias.

Pensar as etapas de um episódio de podcast não significa ficar preso ao roteiro que você preparou. Muito pelo contrário! Você tem maior liberdade para discutir os assuntos que pensou, porque tem mais controle sobre o encadeamento das informações.

Já falamos sobre como criar um podcast do zero. Aqui, você vai conhecer a estrutura padrão para podcast baseada em 5 principais momentos:

  • INTRO
  • Ato 1
  • Ato 2
  • Ato 3
  • OUTRO

Vamos lá?

Como estruturar um episódio de Podcast

Esta estrutura foi desenvolvida e popularizada por Addy Saucedo do the podcast planner.

Ele percebeu a necessidade de apresentar o episódio aos ouvintes, manter a atenção deles ao longo do que está sendo dito e gerar expectativas para o episódio seguinte.

Um dos ganhos deste modelo é a facilidade com a qual você pode adaptar para o seu próprio estilo de condução de um podcast.

É uma inspiração e não uma regra!

Dito isso, vamos começar do começo.

INTRO

A Intro não tem a ver com os primeiros segundos musicais de seu podcast. 

Na verdade, são os primeiros minutos nos quais você tem a chance de revelar a seus ouvintes que o episódio que eles estão prestes a escutar vai gerar valor para eles.

Podcasts que enrolam muito nesta primeira etapa acabam perdendo algumas pessoas que preferem ir direto ao ponto. 

Por isso, seu foco deve ser falar rapidamente (não superficialmente), sobre 3 pontos principais de relevância.

Sobre seu Podcast

Como qualquer um de seus episódios pode ser o primeiro para um ouvinte, é importante que você apresente seu podcast. 

Quais os temas principais? Quem está por trás dele? Qual é o estilo, ele é cômico, sério, narrativo? 

Tente, rapidamente, trazer uma ideia do que a pessoa vai encontrar em seu show, tanto em questão de conteúdos como estilo.

Sobre o episódio

O que o ouvinte vai encontrar neste episódio especificamente?

Fale sobre quais os assuntos que serão tratados, quais os convidados que você trouxe para te ajudar com o tema, quais histórias e caminhos vão ser seguidos.

Como isso agrega valor ao ouvinte?

É respondendo a essa pergunta que você fecha sua INTRO, convencendo seu ouvinte de que vale a pena ele permanecer no episódio.

Para isso, traga pontos de relevância que serão tratados ao longo da discussão, solte sneak peaks de curiosidades e fatos interessantes que serão apresentados. Mostre que vale a pena ficar!

Uma estratégia é gravar esta etapa após a gravação do episódio, assim você já sabe o que foi tratado e pode ser mais direto, reconhecendo onde estão os maiores agregadores de valor em seu conteúdo.

Os Atos

Se na INTRO você falou o que o ouvinte vai encontrar no episódio, nos atos é a hora de você realizar suas promessas.

Para te ajudar a estruturar um episódio de podcast, você pode pensá-lo dentro de uma lógica antiga de storytelling que envolve 3 atos.

Vale lembrar que a divisão em atos é apenas uma estratégia de organização das etapas de um episódio de podcast, mas você pode modificar eles e estruturar de maneiras diferentes cada episódio. 

1º Ato

O primeiro Ato de seu episódio de podcast é o momento para começar a se aprofundar nos temas e assuntos escolhidos. 

É neste momento que você deve elaborar os principais conceitos que vão ser trabalhados ao longo do programa. E fazer as perguntas ao seu convidado que vão dar o pontapé inicial na conversa.

O primeiro Ato chega ao fim quando os ouvintes já têm as informações necessárias para acompanhar o resto da conversa, já entendem o contexto, conheceram o convidado e seus posicionamentos iniciais.

2º Ato

O segundo ato é o principal momento para você manter a atenção dos ouvintes! Ele será o ato mais longo de seu episódio.

Mergulhe no assunto e oriente o entrevistado para oferecer suas opiniões mais diretas sobre o que está sendo discutido.

Traga informações mais complexas e (às vezes) polêmicas para que seja interessante continuar escutando o que você tem a dizer.

O ideal é que no segundo ato seja muito bem construído o problema ou conflito do que está sendo conversado.

3º Ato

O terceiro ato é um pouco mais curto. 

É nele em que você resolve os conflitos que foram apresentados até aqui. E, claro, isso não quer dizer que você precisa responder perguntas complexas que ainda não têm respostas.

A resolução no podcast é realizar uma conclusão, deixar definidas as opiniões e argumentos do apresentador e convidado.

O que também envolve trazer de volta qualquer ponta solta que tenha sido aberta durante os atos anteriores.

Você pode terminar com questões abertas, mas é importante indicar caminhos para que o ouvinte possa pensar o que foi dito ao longo do episódio. O necessário é a sensação de conclusão, de uma jornada que está terminando.

OUTRO

OUTRO é o oposto da INTRO, ou seja, diz respeito ao momento de fazer uma chamada final que seja curta, mas ofereça algumas direções para os ouvintes.

É este o momento de gerar expectativa no público, então, evite dar apenas um “tchau” e finalizar. Pense sua OUTRO a partir de 3 pontos principais.

Fechamento

Sua audiência ficou com você até o final, então pense em como o episódio pode ter causado impactos. 

Nos casos em que você recebe um ou mais convidados, ofereça um meio simples para que possam ser encontrados, seja um e-mail ou redes sociais.

CTA

O Call to Action (CTA) é uma oportunidade que você não pode abrir mão ao fim de seu episódio.

Aproveite a relação que você desenvolveu com os ouvintes e peça para que façam algo relacionado ao episódio. 

Isso pode ser realizar a inscrição no podcast, fazer comentários ou enviar e-mail, visitar seu site, te seguir nas redes sociais, etc.

Expectativas

Comente sobre o que seu público vai encontrar em breve, assuntos que poderão ser tratados, convidados que você vai receber em seu podcast.

Caso você já tenha um próximo episódio preparado, pode falar mais diretamente dele.

E, claro, nada disso é obrigatório. Você pode fazer o seu OUTRO da maneira que mais combine com o estilo de podcast ou da sua marca e, principalmente, a partir das reações dos seus ouvintes!

Notas finais

Vale muito a pena pensar sobre como estruturar um episódio de podcast!

Organizar o episódio te ajuda a manter a atenção de seus ouvintes e apresentar as informações de uma maneira engajante e mais fácil de entender.

Você pode utilizar a estrutura padrão para podcast, que é dividida em: INTRO, Ato 1, Ato 2, Ato 3 e OUTRO.

Mas sempre pode fazer modificações para adaptar essa estrutura ao estilo de seu podcast e ao do apresentador.

O ideal é pensar nas etapas do episódio. A necessidade de uma apresentação, de um desenvolvimento com conclusão e de uma despedida com expectativas para episódios futuros.

Pronto, depois do episódio estruturado, gravado e editado, basta publicar no spotify e acompanhar seu sucesso. 

Além disso, também é super importante você planejar o seu podcast como um todo, e para isso existem algumas ferramentas que podem te ajudar, como o Trello.

Você utiliza uma estrutura de episódios em seu podcast? Divida um pouco da sua experiência com a gente pelos comentários!

E você pode acompanhar também as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram.