fbpx
roteiro para podcast

Como criar roteiro para podcast: passo a passo

Nem sempre é fácil manter a atenção do ouvinte durante todo o episódio e isso pode acabar impactando negativamente em taxa como retenção ou average listen time. Mas a chave para apresentar bons episódios está em saber como criar roteiro para podcast! 

Estar preparado antes de cada gravação é um passo fundamental. Você deve organizar suas ideias, os tópicos que preparou e suas informações extras para se manter focado e ficar tranquilo enquanto realiza o episódio.

Nós já apresentamos algumas dicas de como escolher temas para os seus episódios.

Mas uma vez que você sabe os tópicos que pretende explorar no episódio, fazer um bom roteiro para seu podcast é a melhor forma de se preparar.

E, quando bem feito, ele pode facilitar todas as etapas, incluindo a edição e a relação com os coapresentadores e convidados.

É importante dizer que o roteiro não é para ser lido durante o episódio. Afinal, não queremos deixar o bate papo artificial ou mecânico, não é mesmo?

A ideia é que ele seja um guia, sua colinha durante o andamento do episódio, recheado de tópicos com frases chave que você considera importante para explorar de forma natural.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a escrever um ótimo roteiro para podcast.

Vamos lá?

Escreva o roteiro pensando em como você fala

Ao escrever um roteiro para podcast, pense na maneira como você fala, para que eles soem o mais natural possível.

Quando criadores elaboram roteiros como se fossem ser lidos, eles acabam ficando engessados e mais monótonos.

Tente fazer seus roteiros respeitando seu ritmo e modo de falar. Leia em voz alta (ou grave um teste) para se certificar de que o conteúdo está soando como você imaginou. 

É importante que você incorpore sua personalidade no texto que você preparou para os episódios. 

Então, não se preocupe em encontrar “a palavra certa”, tente usar as palavras que soam certas quando você fala.

Até porque o objetivo é que as pessoas consigam se envolver com o que você está dizendo, logo, o ideal é evitar palavras difíceis ou incomuns 

Desenvolva uma estrutura

Para melhorar seus roteiros de podcast, o ideal é que você desenvolva uma estrutura.

Conforme você for gravando mais episódios, mais você vai se acostumar com ela e continuar aperfeiçoando os pontos que achar necessário.

Para começar, separamos um exemplo de estrutura para te inspirar:

  • Intro: inclua o nome do podcast e tema, seu nome e quem você é, o assunto do episódio e uma chamada para ação.
  • Vinheta: repita sempre que iniciar um novo episódio para que seus ouvintes criem uma identificação com seu podcast.
  • Tópico 1: elabore uma visão geral sobre o tema do episódio e, em seguida, traga a discussão detalhada de seu primeiro tópico/segmento.
  • Tópico 2: discussão detalhada de seu segundo tópico/segmento.
  • Pausa: vinheta, música ou anúncios de patrocinadores.
  • Tópico 3: discussão detalhada de seu terceiro tópico/segmento.
  • Tópico 4: discussão detalhada de seu quarto tópico/segmento.
  • Últimas considerações: Encontre uma forma de fechar o tema, os tópicos e tudo que foi discutido no episódio.
  • Fechamento: agradeça os ouvintes, os convidados, crie expectativa sobre o próximo episódio e faça uma última chamada para ação.
  • Vinheta final: repita sempre que finalizar um episódio para que seus ouvintes identifiquem seu podcast.

Você pode incluir transições sonoras entre tópicos ou segmentos, seja uma vinheta curta, efeito sonoro ou uma frase pré-gravada por você mesmo.

E caso você ache necessário incluir mais detalhes em seu roteiro para podcast, você pode desenvolver os tópicos dessa forma:

  • Tópico
    • Assunto principal
      • Assunto secundário
      • Assunto terciário
    • Informações de apoio
    • Exemplos, histórias, casos de apoio.
    • Conclusão do Tópico.

E para que você se mantenha atento à duração do episódio e de cada passagem, você pode adicionar o tempo estimado ao lado de cada segmento.

Embora a estrutura seja muito prática, não esqueça de criar um roteiro para podcast personalizado para você.

Coloque sua personalidade no roteiro

Cada podcaster tem seu estilo e você precisa escrever roteiros para os episódios que atendam ao seu perfil.

Algumas pessoas precisam de mais detalhes, algumas pessoas precisam escrever exatamente o que vão dizer em certos momentos, algumas pessoas utilizam apenas tópicos. O importante é o que funciona para você.

E cada segmento pode requisitar mais ou menos informações no roteiro.

Por mais que você saiba conduzir seu podcast, pode ser necessário incluir no roteiro como você fará a propaganda de um anunciante, sua introdução ou sua chamada para ação.

E se você grava com coapresentadores ou convidados, isso também pode mudar a preparação de seu roteiro.

Vale a pena passar uma cópia das perguntas e tópicos para o convidado poder se preparar.

E quando há mais de um apresentador, é importante coordenar como vocês farão o roteiro fluir, evitando interrupções e confusões durante a gravação.

Além disso, você pode variar a maneira como escrever roteiro para podcast dependendo do tipo.

Alguns temas pedem por um roteiro bem estruturado, como aqueles que falam sobre um livro específico ou que contam com mais informações. Mas outros podem ser mais abertos, como episódios com entrevistas, nos quais você pode preparar assuntos e perguntas e deixar rolar.

Seja qual for sua escolha, foque no tema do episódio, seus tópicos, objetivos e nas informações adicionais que você precisa para encaminhar sua fala da melhor maneira.

Crie imagens com suas palavras e seja descritivo

Seus ouvintes não têm acesso a imagens ou vídeos enquanto te escutam, mas isso não significa que você não possa resolver essa questão.

Enquanto você cria seu roteiro para podcast, pense em quais tópicos necessitam uma descrição mais aprofundada. O que vai ajudar seu público a visualizar melhor suas histórias, exemplos e, até mesmo, notícias.

Mas, claro, você não precisa detalhar cada pedacinho de informação que falar sobre, apenas os que podem ajudar no engajamento.

Seja direto

Escrever um roteiro para podcast mais direto pode te dar espaço para improvisar e desenvolver certos pensamentos enquanto você grava.

A leitura de um roteiro faz com que o que você está dizendo soe artificial. A ideia aqui é ler o mínimo possível.  Você pode diminuir os momentos que você lê ao incluir apenas palavras ou frases que são essenciais para o episódio.

Roteiros mais curtos, que vão direto ao ponto, oferecem mais espaço para você ser criativo enquanto fala. 

O que nos leva para a próxima dica.

Dê liberdade para você mesmo

Você precisa se certificar que está abrindo espaços para ser flexível enquanto grava seu podcast.

Inclua em seu roteiro certas palavras que você quer utilizar durante o episódio. Assim como exemplos, tópicos, notícias e detalhes específicos que você quer abordar.

Mas faça questão de elaborar um roteiro que te dê liberdade. 

Inclua diferentes opções de vocabulário, exemplos e histórias para poder consultar e explorar enquanto está gravando o episódio. Esse tipo de flexibilidade pode deixar seu podcast muito mais interessante e menos engessado. 

Então, para fazer um bom roteiro para podcast deixe espaços livres para sua criatividade.

Use dados para melhorar o seu roteiro de podcast

Ser data-driven com podcasts é uma excelente maneira de mostrar como e porquê o seu show pode ser relevante para o marketing da sua empresa.

Mas dados também te ajudam com outra coisa: melhorar e otimizar o roteiro do seu podcast.

Analisando métricas de retenção (como tempo médio de audição e taxa de retenção de ouvintes) você pode fazer ajustes no seu roteiro que são focados em garantir que mais pessoas escutem os seus episódios, e por mais tempo!

Analise em quais trechos a maioria das pessoas para de ouvir os episódios, e faça testes para entender o melhor formato, tema e conteúdo, podem ajudar a melhorar os números!

Notas finais

Não existe uma fórmula de como criar roteiro para podcast, o mais importante é estar preparado e organizar todas as informações que você precisa apresentar durante um episódio.

Faça seu roteiro pensando na maneira como se fala para que fique o mais natural possível, se achar necessário, grave algumas partes como teste para ouvir como está soando e como está sua dicção.

Seja descritivo para estimular a imaginação de seus ouvintes, já que você não pode contar com referências de imagens ou vídeos.

Ao criar roteiro para podcast, seja direto e inclua apenas os tópicos e informações principais que você trará ao longo do episódio. Deixe espaços livres para sua criatividade e para poder falar sem amarras a algo que você deixou pronto, e lembre-se que você sempre pode dar mais detalhes usando a descrição do episódio.

Vale a pena desenvolver uma estrutura de roteiro que você possa utilizar sempre, embora você possa sempre aprimorar e ter flexibilidade dependendo do tema ou do convidado.

O principal é que seu roteiro tenha sua personalidade!

Quer receber mais conteúdos como esse, direto no seu email? Se inscreva a nossa newsletter!