Como encontrar convidados para podcast que agregam valor? E como convidar alguém para seu podcast uma vez que você percebeu o potencial desse encontro?

Muitas pessoas tem o networking como objetivo ao pensar em por que criar um podcast. E elas estão certas.

A troca é uma situação proveitosa para ambas as partes. 

Os podcasters conseguem novos conteúdos, novas ideias e novos ouvintes. E os convidados ficam mais conhecidos e melhoram seus status de experts em suas áreas.

Aqui vamos te mostrar como encontrar os melhores convidados para podcast e entrar em contato com eles da maneira mais efetiva possível!

Identifique convidados com potencial

Antes de entender como entrar em contato com as pessoas de seu interesse, é necessário identificar quais convidados serão intrigantes e agregarão valor para seus ouvintes.

As credenciais e experiências do convidado precisam estar relacionadas ao tema geral de seu podcast. E uma boa dica é pensar em opções quando for planejar uma nova temporada.

Além disso, não fique preocupado se um convidado que faria a diferença em seu show estiver longe, existem diversos jeitos fáceis de gravar podcast online.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a pensar em possíveis convidados!

Identifique os experts

Faça uma lista de profissionais e experts que podem agregar valor ao seu podcast. 

E procure uma variedade de pessoas diferentes. Traga profissionais que são muito ativos online e outros que não. Líderes de grandes empresas e pequenos empresários. 

Os ouvintes com certeza vão se identificar com a diversidade de convidados. Eles querem ouvir sobre pessoas com grandes conquistas, assim como pessoas que são mais como eles.

Aqui o importante é você conseguir expandir sua lista de convidados junto com tópicos e assuntos relacionados a sua marca ou tema do podcast.

Exemplo: se você tem um podcast sobre investimentos financeiros, você pode convidar empresas de meio de pagamentos e outras fintechs, advogados tributários ou empresariais, investidores especialistas, personalidades que investem, empreendedores artistas, entre outros.

O ponto é: você pode trazer grandes convidados famosos ou profissionais da área, você só precisa ter certeza de eles combinam com seu podcast.

Pergunte aos seus ouvintes

Essa é uma dica que aparece muito aqui no blog, porque ninguém vai saber te dar melhores informações sobre o que seus ouvintes querem escutar do que eles mesmos.

Você pode encontrar bons convidados dos quais nunca ouviu falar apenas com indicações de sua própria audiência.

E, com essa estratégia, não só você aprimora suas conexões com experts, mas aumenta o engajamento de seu público, que vai ficar muito satisfeito caso uma indicação seja aceita.

Fique atento a outros podcasts e marcas

Talvez você conheça outro podcaster pessoalmente. Mas mesmo que não, criadores de conteúdo costumam responder mensagens online frequentemente. 

Caso você tenha escutado um podcast que trouxe um convidado interessante para o seu show, entre em contato com o apresentador para conseguir o contato.

Você também pode trazer outros podcasters como convidados. Eles provavelmente possuem outras experiências profissionais, vão aceitar mais facilmente e já estão acostumados com o processo de gravação.

Além disso, uma ótima estratégia é pensar em parcerias com outras marcas e empresas do mesmo segmento que o seu.

Quando estiver participando de eventos, não deixe de pegar os contatos de possíveis convidados.

Convide seus próprios ouvintes

O engajamento de sua audiência é o principal responsável pelo seu sucesso.

Se você está pensando em trazer convidados para seu podcast, considere devolver um pouco da atenção que seus ouvintes oferecem.

Pergunte a eles se possuem alguma história ou experiência que vale a pena ser compartilhada.

Você pode enviar um e-mail para sua base pedindo resumos do por que seriam convidados interessantes.

Como convidar alguém para seu podcast

Se você quer saber como convidar alguém para seu podcast, existem algumas dicas que vão facilitar todo o processo!

Faça uma lista com seus potenciais convidados

Você já identificou quais são os convidados com potencial para agregar valor ao seu podcast. Agora, é a hora de organizar esses dados.

Seria ineficaz (e uma perda de tempo) apenas enviar e-mails aleatoriamente ou ligar para as pessoas do nada. 

Por isso, antes de entrar em contato, faça uma lista com todos as informações de cada candidato. 

Você pode organizar todos esses detalhes em uma planilha e fixar um dia para enviar os convites.

E-mail é a melhor maneira de convidar

A maneira mais efetiva de entrar em contato com seus possíveis convidados é por e-mail. Isso porque é um jeito muito profissional de falar com alguém pela primeira vez.

Não pense que seus e-mails vão ser ignorados. A verdade é que irão te levar muito mais a sério do que por meio de uma mensagem nas redes sociais ou whatsapp.

Se você escrever um bom argumento por e-mail, você será muito melhor sucedido em encontrar bons convidados.

Por isso, envie uma mensagem direta e concisa, ninguém quer ler 1000 palavras vindas de um desconhecido.

Estruture seu e-mail

A melhor maneira de convidar alguém para seu podcast é preparando uma boa argumentação por e-mail. Para atingir esse objetivo, você pode seguir a estrutura a seguir:

  • O “assunto” deve ser direto ao ponto;
  • Fale diretamente com o convidado pelo primeiro nome; 
  • Exponha o assunto: não demore a dizer que o e-mail é sobre uma chance de participar do seu podcast;
  • Apresente seu podcast: inclua o tema, ideia para o episódio, breves estatísticas sobre números de ouvintes e downloads e nomes de outros convidados que já participaram;
  • Diga o porquê você acredita que ele seja um bom convidado;
  • Argumente como o convidado pode se beneficiar dessa troca;
  • Explique o que você espera: deixe claro que você quer um pouco do tempo e conhecimento de seu convidado, que não leva muito tempo e caso você esteja se baseando em algo que gravaram ou escreveram previamente, avise;
  • Se despeça com um CTA simples: não peça para que o convidado arranje espaço na agenda de cara, peça apenas para que eles responda para que vocês possam continuar conversando.

Lembre de fazer um texto que seja fácil e rápido de ler.

E você pode criar um modelo para todos os seus potenciais convidados, mas modifique algumas partes para que fiquem personalizados para cada um deles.

LinkedIn e Redes Sociais

Quando se trata de redes sociais, nenhuma rede social será mais propícia para convites do que o LinkedIn. 

Isso porque é uma rede social voltada para network e atividades profissionais, portanto convites para entrevistas, propostas de emprego e outras oportunidades são bastante comuns por lá.

Isso não quer dizer que as demais redes não funcionam. Porém será preciso mudar a abordagem.

A melhor estratégia é seguir seus convidados em potencial por um tempo e conhecer um pouco mais deles através de seus posts.

Isso fará com que você consiga desenvolver argumentos mais personalizados quando fizer o convite.

Se for fundamental, convidar alguém para seu podcast pelas redes sociais funciona melhor quando você teve uma interação inicial, não de likes, mas de conversa. E quando você finalmente fizer o convite, é mais fácil que eles digam sim.

Quando seu convidado confirmar a participação, tudo o que você precisa fazer é marcar a gravação. E nós temos algumas dicas de como entrevistar seu convidado no podcast!

Não se esqueça de acompanhar as mensagens

Se você não receber respostas ao convite, é importante continuar o contato. Se você quer encontrar bons convidados, precisa ser persistente.

Espere passar uma semana de seu primeiro e-mail e envie uma nova mensagem rápida, com poucas linhas, dizendo que gostaria muito de receber a pessoa em seu podcast e quer saber se existe a possibilidade de trabalharem juntos.

Caso, mais uma semana se passe sem respostas, tente falar com o convidado por outros meios. Aí sim as redes sociais podem ser uma saída.

Se ainda assim você não obtiver respostas, siga em frente. É melhor não se tornar um incômodo.

Notas Finais

Se você tem dúvidas sobre como convidar alguém para seu podcast, saiba que o primeiro passo é planejamento. 

Encontrar bons convidados envolve fazer uma lista de profissionais e experts que podem agregar valor ao seu podcast e aos seus ouvintes.

Depois, é só entrar em contato com eles por e-mail, escrevendo um texto curto e rápido de ler que apresente o seu podcast e mostre quais os ganhos para o convidado.

As redes sociais podem servir para você conhecer melhor as pessoas que pretende entrevistar e, em último caso, pode ser uma porta para o convite.

Não se esqueça de acompanhar as mensagens com seus convidados para podcast, caso não obtenha uma resposta, mande um lembrete curto e simpático.

Quando ele confirmar, é só agendar a gravação!

Como foram suas experiências ao encontrar e entrar em contato com convidados? Faça sugestões e tire suas dúvidas nos comentários abaixo. E acompanhe as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!