assuntos para podcast

Assuntos para podcast: como pesquisar e estruturar o seu podcast?

Agora que você tomou a grande decisão de iniciar um podcast, se deparou com a pergunta mais intimidadora: quais assuntos para podcast eu posso abordar? 

Afinal, sobre o que você vai falar no seu programa é o que faz toda a diferença.

Ou seja, não é à toa que uma das partes mais desafiadoras de criar um podcast de sucesso é encontrar assuntos para episódios que sejam interessantes para você e seus ouvintes. 

Por isso, estamos aqui hoje para te ajudar a escolher assuntos para podcast. 

Sem mistérios, nós te ajudaremos a encontrar o que deseja através de passos simples:

  • te lembrando que entender a fundo o seu programa é essencial;
  • ajudando a ser um entrevistador excelente;
  • incentivando a estudar a concorrência;
  • listando onde encontrar assuntos para podcast;
  • ensinando como estruturar o seu episódio.

Inclusive, no final desse conteúdo, nós temos um modelo de script para te ajudar a roteirizar episódios, que você não pode deixar passar.

Boa leitura! 

Entenda a fundo o seu programa

Antes de listar assuntos para podcast você precisa conhecer o objetivo do seu programa. Por quê você está fazendo seu podcast? Essa é a pergunta-chave.

Dessa forma, identifique suas motivações e sempre as considere ao tomar decisões.

Além disso, outro aspecto importante é compreender o seu público. O podcast é seu, mas o conteúdo é para a audiência.

Portanto, faça uma pesquisa completa. Entenda suas motivações, desejos, experiências, interesses, sonhos, quem eles admiram, quais seus assuntos preferidos, entre outros. 

Seu tema precisa estar alinhado com o que você deseja alcançar e com o que o seu ouvinte deseja consumir. 

Traga convidados cativantes para o programa

Convidar alguém para participar de um episódio com você é uma ótima maneira de sair do óbvio e injetar uma nova dinâmica em seu programa.

Dessa forma, você consegue explorar novos tópicos e assuntos para podcast que sozinho talvez não fosse possível. 

Um bom convidado é aquele que possui um conhecimento amplo sobre o assunto que você planeja discutir ou alguém que possa dividir uma perspectiva verdadeiramente única. 

Por isso, crie perguntas certeiras, que vão estimular o convidado a falar, e use essa oportunidade para orientar o tópico e a conversa do seu episódio.

Saiba como conduzir uma entrevista

Engana-se quem acha que entrevistas são todas iguais e demandam o mesmo preparo. 

E se você é uma dessas pessoas, preste bem atenção no que vamos te contar. Entrevistas presenciais e remotas demandam uma forma de conduzir diferente. E você precisa se preparar para isso.

Ou seja, se você estiver fazendo a entrevista pessoalmente, uma dica é criar um esboço simples de perguntas com pontos chaves que você deseja abordar.

Inclusive, se o convidado estiver promovendo algo, certifique-se de ter isso escrito no topo de suas notas. Assim, garante que você não esqueça de passar pelo assunto.

Agora, se a entrevista for remota, é preciso se preparar um pouco mais. Devido ao delay das plataformas, é mais difícil ter muitas piadinhas e comentários rápidos.

Por isso, ter um fluxo natural de conversa é fundamental.

Nesses casos, é importante manter as perguntas soltas e abertas, ao invés de um roteiro escrito em pedra, opte por tópicos com assuntos de discussão. Além disso, você também pode acrescentar pontos chaves se for relevante.

Mas lembre-se: uma boa entrevista é aquela que soa como duas pessoas sentadas em um bar conversando abertamente sobre a vida.

Independentemente se for presencial ou remoto, você precisa saber pronunciar o nome do convidado corretamente.

Portanto, treine bastante. Pois, acredite ou não, é um erro comum de podcaster e você não deve fazer parte desse grupo.

Confira os erros e acertos dos concorrentes

Ficar de olho na concorrência é sempre uma boa ideia para aprender sem precisar colocar a mão na massa para fazer.

Por isso, estudar programas semelhantes ao seu vai te ajudar descobrir quais tópicos impulsionaram ou prejudicaram o desempenho deles. Use isso a seu favor ao escolher assuntos para podcast. 

Portanto, anote o que você gosta e o que não gosta, e use essa lista para nortear estrategicamente e criar um programa ainda melhor.

Ao pensar em assuntos para podcast, você precisa saber o que está em alta

Acompanhar o que as pessoas estão falando on-line é uma ótima maneira de encontrar assuntos para podcast nos quais as pessoas já estão interessadas. 

Uma dica é buscar nas seções de tendências dentro na das plataformas de mídia social, como Trending Topics no Twitter. Você também pode verificar o Google Trends. Lá você vai encontrar notícias e tópicos populares, e ainda tem a opção de ver por região. 

Porém, lembre-se que os tópicos mudam constantemente. Portanto, se você não encontrar algo naquela busca, você sempre pode fazer uma nova no dia seguinte para obter uma nova lista de opções.

Há também outras formas de pesquisar assuntos para podcast. E aqui está uma lista:

Participe de grupos nas redes sociais 

Você já pensou em entrar em grupos de Facebook, Linkedin, Telegram e em outras mídias sociais? 

Existem inúmeras páginas ou fóruns sobre assuntos e nichos específicos espalhados pela internet que podem te ajudar na busca por assuntos para podcast. 

Dessa forma, neles você saberá no que as pessoas estão interessadas e conseguirá monitorar conversas regularmente. Ou seja, um esforço que pode te gerar novos assuntos para episódios semanais, quinzenais ou até mensais. 

Esses espaços são ótimos locais para encontrar novas informações.

Crie seu próprio grupo 

Você pode ir além de apenas participar de grupos e ser um observador. Você pode criar a sua própria comunidade online.

Por isso, tente criar um grupo ou página que gire em torno especificamente do tema do seu podcast especificamente.

E aproveite o espaço para perguntar às pessoas quais são seus pensamentos sobre episódios passados, temas, convidados e veja o que eles dizem. 

Isso com certeza irá ajudá-lo a descobrir o que seus ouvintes leais mais gostam, não gostam e, o mais importante, o que eles querem ouvir.

Fique de olho nas notícias para achar assuntos para podcast

Acompanhar as notícias é uma excelente estratégia para se inspirar e encontrar assuntos para podcast, especialmente se o seu programa estiver centrado em falar sobre eventos atuais. 

Dessa forma, que tal assinar uma revista eletrônica ou newsletters gratuitas de veículos de notícias confiáveis? Ou um boletim informativo de um grupo ativo em seu nicho?

Essa é uma maneira estratégica de encontrar eventos atuais para discutir. Apenas se certifique de fazer sua própria pesquisa antes de falar sobre o assunto.

Assim, você pode fornecer informações precisas, com mais detalhes, para seus ouvintes e aumentar sua credibilidade como podcaster.

Agora que você já sabe onde encontrar assuntos para podcast, chegou a hora de montar o episódio.

Como estruturar um episódio de podcast

O planejamento é parte essencial de muitos processos criativos, inclusive de um podcast. 

Podcasting combina elementos de rádio, jornalismo e produção de áudio, e criá-los pode ser um processo árduo. 

No entanto, se você adotar uma abordagem ponderada com o planejamento, cada um desses elementos se encaixará muito mais facilmente (e de forma mais harmoniosa).

Embora cada episódio foque em assunto para podcast diferente e exija uma abordagem personalizada quando se trata de planejamento, há algumas coisas importantes nas quais você precisa pensar e que não vai mudar de um para outro.

Crie um esboço antes de qualquer coisa

O primeiro passo é criar um esboço para o seu episódio.

Determine seu conteúdo, título, tema geral, qual pesquisa é necessária para o planejamento, quem você entrevistará (se este for um elemento do seu programa), quais recursos você precisará (publicidade, música, efeitos sonoros, etc.).

A coisa mais importante antes de qualquer show é planejar um resumo do que vai acontecer.

Ou seja, faça um plano com a ordem dos tópicos, como ir de um assunto ao outros e, se várias pessoas estiverem envolvidas, quem irá fazer o quê.

Assim, o objetivo aqui é ter um esboço curto, mas bastante abrangente, de como o episódio será.

Esta é uma fase muito flexível do processo de produção – você pode ter ideias, fazer brainstorming e ser criativo.

Entretanto, uma coisa importante a lembrar nesta fase é o público. O que eles querem ouvir? Você está indo na direção certa?

Escreva um roteiro 

Escrever um roteiro não é essencial. Exceto se o seu podcast seja estilo documentário com muita conversa ou aqueles que têm segmentos roteirizados entre entrevistas.

Entretanto, o roteiro te ajuda a ter uma visão panorâmica do episódio.

Assim, você não precisa roteirizar cada palavra. Porém, ter um roteiro com elementos para guiar a conversa. Aqui está um exemplo de script que você pode usar para seus episódios. 

Modelo de script de podcast

1. Abertura: Um jingle musical breve ou um logo sonoro da sua marca.

2. Introdução: Um monólogo descrevendo seus convidados, caso tenha, seguido do tema do episódio. 

3. Sequência: Isso pode ser feito usando efeitos sonoros ou uma frase de transição inserida normalmente na conversa.

4. Tópico 1: Discuta o primeiro tópico por X minutos.

5. Sequência Vocal: “Vamos seguir e falar sobre…”

6. Tópico 2: Discuta o próximo tópico por mais X minutos.

7. Inserção de anúncio: Caso seu podcast seja patrocinado, este é o momento de inserir uma mensagem patrocinada ou um anúncio. Ele pode ser pré-gravado e inserido na pós-produção (pense no intervalo comercial de rádio) ou você pode falar sobre o patrocinador em um estilo de conversa que não pareça um intervalo comercial.

8. Sequência #2

9. Tópico 3: Discuta esse tópico por X minutos.

10. Considerações finais: Agradeça aos seus ouvintes e convidados e dê uma prévia do que será discutido no próximo programa.

11. Jingle Musical de Encerramento.

Notas Finais

Os exemplos acima são apenas uma introdução sobre como começar a pesquisar assuntos para podcast e como planejar seus episódios. 

Dessa forma, você produzirá episódios e conseguirá abordar os assuntos de maneira mais completa.

Além disso, depois que você estiver com os assuntos para podcast em mãos, existem vários lugares on-line, e off-line, onde você pode se inspirar para escrever o roteiro ou esboço de podcast perfeito.

A dica-chave aqui é sempre deixar a criatividade fluir. A inspiração pode estar onde você menos espera. O importante é você fazer uma excelente pesquisa para criar os seus assuntos para podcast.

Inclusive, aqui no nosso blog você encontra diversos temas e passo a passo para criar o podcast da sua empresa sem erros e alcançar os melhores resultados.

Quer saber mais sobre podcast, receber dicas exclusivas e ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog? Se inscreva na nossa newsletter!

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.