perguntas para podcast

As melhores perguntas para usar no seu podcast de entrevista

Ter boas perguntas para podcast é indispensável para uma entrevista memorável! 

Não é à toa que temos grandes entrevistadores brasileiros que viralizam nas redes sociais até mesmo agora depois que os seus programas já saíram do ar. 

Gigantes como Jô Soares, Marília Gabriela e Serginho Groismann têm muito em comum.

Cada um tem um jeito peculiar de conduzir suas entrevistas e dar um toque especial nas conversas. 

Mas o que todos fazem perfeitamente? Excelentes perguntas.

Se você quer tornar seu podcast de entrevista algo memorável, é necessário ir além das receitas prontas e buscar aquilo que torna o seu programa diferente dos demais. 

No texto a seguir você vai descobrir o passo a passo para produzir um podcast incrível fazendo as perguntas certas para os seus convidados. Vem com a gente!

Como criar boas perguntas para podcast

Antes de mais nada, é importante pensar que uma entrevista precisa ter 3 perguntas base para que seja bem conduzida. Ela precisa ter um caminho a seguir com início, meio e fim bem definidos. 

Essas perguntas são:

  • Qual a sua história? O que você tem para contar sobre ela?
  • O que te motivou a fazer o que faz e continua motivando?
  • Quais as suas expectativas para o futuro nesta área?

Mantendo essas perguntas em mente, vamos te dar algumas dicas para aplicá-las de forma menos mecânica e humanizar completamente a sua entrevista.

Passo a passo para uma boa entrevista

Um bom podcast de entrevista possuem entrevistas vão muito além de perguntas roteirizadas. Realizar um bom trabalho nesse tipo de programa é preparar um bom roteiro, ter empatia com o convidado, ouvir atentamente suas histórias e criar uma conexão real.

Ter uma boa apresentação, um desenvolvimento interessante e inteligente e uma finalização dinâmica e divertida são questões essenciais para manter a audiência sempre constante. 

Confira agora um passo a passo de como fazer a sua entrevista render com muito mais qualidade:

Monte um bom roteiro

A primeira iniciativa para fazer uma boa entrevista e montar um bom roteiro de perguntas para podcast é a de estudar o seu entrevistado.

Através desse pequeno passo você vai entender melhor sobre o que ele faz e o porquê de ele fazer. Isso vai te dar mais confiança para buscar boas respostas desde o começo da conversa. 

Deixe o convidado mais confortável durante a entrevista

Você precisa encontrar a melhor forma de receber seu convidado e deixá-lo mais confortável nessa primeira fase da entrevista. 

Olha só alguns exemplos de como fazer isso: 

·        Oi, Pessoal! Hoje estamos aqui com o Pedro e desde já queremos agradecer por ter aceitado nosso convite para dividir com a gente um pouco da sua experiência com Marketing Digital. Mas queremos saber como tudo começou, então conta um pouco de você para os nossos ouvintes, Pedro.

·        Hoje aqui no Podcast X temos a presença do Pedro, que é especialista em Marketing Digital e dará algumas dicas para nós, não é Pedro?! Mas antes, a gente quer ouvir um pouco mais sobre você e o que te fez escolher esse segmento de trabalho.

Apresentar seu convidado ao público é indispensável, mas permitir que ele se apresente da forma que ele mesmo se vê torna a entrevista muito mais interessante. E isso dá uma pitada a mais de proximidade entre ele e os seus ouvintes.

Além disso, a partir dessa primeira apresentação podem surgir ganchos indispensáveis para perguntas que vão fazer a entrevista fluir muito melhor. 

Conduza a entrevista com sagacidade e animação

Lembre-se que estamos falando sobre algo memorável e para chamar atenção entre os demais podcasts por aí. Por isso, nada melhor do que criar um conteúdo de qualidade usando o ponto de virada da vida do seu convidado. 

Fazer perguntas sobre a forma como o seu entrevistado repensou seu caminho para chegar onde chegou vai surpreender positivamente sua audiência. 

Alguns exemplos simples para fazer isso de forma dinâmica e fluida são:

·         Pedro, você contou pra gente sobre a sua infância e como foi duro se dedicar aos estudos, mas qual foi a chave de virada para que você entrasse para esse meio do marketing?

·         Pedro, você tem uma facilidade muito grande de se comunicar. Sempre foi assim? De que forma você acha que isso contribuiu para que você chegasse até aqui?

Depois de ouvir e responder a essas perguntas, seu entrevistado provavelmente vai se sentir mais confortável com o ambiente. 

Certamente a emoção tomou conta da conversa e ele está caminhando entre memórias que o lembram de como chegou ao sucesso. 

Desenvolva a conversa com fluidez

Depois de apresentar o seu convidado e permitir que ele compartilhe um pouco mais da sua história, as perguntas podem seguir um novo caminho, agora mais pontual e objetivo.

É hora de deixar o bate-papo mais fluido com perguntas mais pontuais e precisas. É indispensável respeitar o limite do outro, mas você precisa de um bom resultado e por isso não pode deixar o assunto morrer. Por exemplo:

·         Pedro, quando você entrou no mercado do Marketing Digital, quais eram as suas expectativas? E quais foram as suas maiores decepções?

Com perguntas como essa, o seu entrevistado vai refletir melhor sobre o assunto e claro, influenciar os ouvintes a tomar ou não tomar decisões. 

Essa é uma das melhores formas de tornar a conversa mais real, já que o entrevistado é um especialista na área.

Faça uma finalização divertida e dinâmica

A finalização da entrevista é essencial para manter o seu ouvinte interessado e claro, fazer com que ele queira ouvir seu próximo episódio. Por isso, criar uma dinâmica divertida vai tirar a ideia de cansaço e manter um bom astral até o último minuto. 

Uma boa ideia é usar a entrevista ping pong, uma técnica muito usada por grandes apresentadores para motivar os ouvintes e os seus entrevistados. Aqui, as perguntas podem ser palavras soltas e o que elas fazem a pessoa se lembrar de imediato. 

Além disso, brincadeiras como “se eu fosse um personagem eu seria…” e coisas do tipo, bem como mensagens motivacionais podem funcionar muito bem! 

As perguntas para podcast que não podem faltar no seu episódio

Levar referências para a conversa vai deixar o papo ainda mais interessante, já que os ouvintes podem se reconhecer nelas e se identificar melhor com o seu convidado. Algumas perguntas para podcast que você pode fazer são:

  • Quais seus livros preferidos sobre o assunto?
  • Quais podcasts você escuta sobre o tema?
  • O que você assiste para se inspirar?

Além disso, questões mais específicas sobre a área vão fazer toda a diferença, caso a sua entrevista seja mais voltada para a técnica. Por exemplo:

  • Como era o mercado quando você entrou? O que mudou nele?
  • Quais as dicas que você gostaria de ter recebido quando começou?
  • Como manter a performance e produtividade sempre em alta? 

Conclusão

Agora você já sabe que uma boa entrevista começa ainda no convite. 

E que no mundo dos podcasts, é importante dar atenção a cada detalhe sobre o seu convidado para que ele se sinta confortável e a conexão seja genuína, transformando a entrevista em uma conversa impossível de não querer acompanhar. 

Então, essa é a hora de colocar em prática o aprendizado gravando seus episódios com as nossas dicas e se destacar entre os demais!
Se gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe o nosso blog!

3 thoughts on “As melhores perguntas para usar no seu podcast de entrevista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.