podcast de entrevista

Como criar um bom podcast de entrevista?

O podcast de entrevista é um formato com grandes oportunidades para quem deseja começar a produzir os seus shows. 

Podcasts vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Eles são um dos formatos preferidos do público no que diz respeito ao consumo de conteúdo. Só no Brasil, a quantidade de ouvintes mensais de podcasts ultrapassa 30 milhões de pessoas.

Otimizar o tempo é a peça-chave da quinta revolução industrial. Por isso, os podcasts são perfeitos para quem quer aproveitar todas as oportunidades de adquirir um pouco mais de conhecimento e se manter por dentro de tudo que acontece por aí.

Os podcasts podem agregar muito valor à comunicação da sua empresa. Por isso, para não perder espaço no mercado, é importante se familiarizar com esse formato de conteúdo. E, claro, começar logo a produção dos seus episódios. 

A seguir, vamos te dar algumas dicas importantes para você criar o seu podcast de entrevistas e dar o pontapé inicial na produção do seu show.

Vamos lá!

Os principais tipos de podcasts

Assim como as demais formas de comunicação, os podcasts são muito variados tanto em temática, quanto em formato: é possível criar episódios em áudio de todos os segmentos!

Depois de definir o seu ouvinte ideal, fica mais fácil entender qual a linguagem utilizar e qual o melhor formato de compartilhar informações. 

E existem diversos formatos, e dentro deles conseguimos encontrar gêneros como narrativas, onde o podcast é completamente roteirizado. Assim, ele conta uma história mais completa que segue uma linha de raciocínio.

Ou ainda os de ficção, onde é possível tanto criar novas histórias como novelas e séries, quanto dar voz a livros e histórias já consolidadas.

E também, é claro, os podcasts de entrevista, onde a história gira em torno dos participantes e de suas experiências. 

Os programas podem ser individuais com comentários ou apresentados em grupo. Além disso, os temas para podcasts vão de meditação à contação de histórias e muitos outros. 

Criando o podcast de entrevista

Sem dúvidas, um dos formatos mais usados é o podcast de entrevista.

Nesse gênero, os episódios são mais dinâmicos e variados, já que os convidados é que movimentam o programa e mais de uma voz está em contato com o público, evitando monólogos monótonos. 

Por meio da entrevista, é possível manter os níveis de engajamento dos ouvintes bem mais altos, já que ela gera a expectativa de quem estará presente no próximo episódio. 

Outro ponto positivo em relação ao engajamento é o público base do entrevistado, que irá acompanhar o seu podcast para ouvir o que ele tem a dizer. 

Além disso, as entrevistas podem ser conduzidas tanto em grupo por membros fixos do programa, como por apenas um entrevistador. O mais importante é sempre trazer novos convidados, com novos conteúdos para apresentar aos ouvintes. 

Qual o tempo de duração ideal para um episódio de podcast de entrevista?

Quando falamos sobre o tempo de duração, é importante considerar tanto a audiência quanto o formato dos episódios. 

Cada tipo de podcast pede por uma duração diferente. 

Segundo a PodPesquisa da AbPod (Associação Brasileira de Podcasts), a média de tempo de duração entre os podcasts brasileiros é de cerca de 1h30min. Essa é uma boa base para quem deseja começar a se aventurar nesse tipo de conteúdo. 

Aqui na Feedgurus, analisamos que os melhores episódios – que têm as melhores métricas de consumo de podcast – têm em média 32 minutos de duração.

No caso da entrevista, é necessário pensar na profundidade dos assuntos debatidos, a quantidade de convidados que estarão no episódio e o número de perguntas que serão feitas. 

Dessa forma, é possível roteirizar bem o episódio, e garantir que você maximize o conteúdo, sem perder de vista como as pessoas consomem os seus episódios.

Quem convidar para as entrevistas?

A escolha dos convidados vai ficar entre o seu gosto pessoal e os interesses da sua audiência. 

É importante convidar pessoas que tenham algo para oferecer aos seus ouvintes, mas que também ofereça assuntos que você deseja ouvir ou debater a respeito. 

A conexão com os convidados é fundamental tanto para que os ouvintes gostem de ouvir os episódios, quanto para que novos convidados queiram participar do programa. 

Por isso, busque sempre pessoas dentro que você admira e crê que tenham potencial de desenvolver bons papos e oferecer conteúdo de qualidade. 

Pesquise sobre o seu convidado

Para que essa conexão com seus convidados seja genuína, é essencial conhecer a fundo o trabalho dessa pessoa, seus interesses e opiniões. 

Ou seja, para realizar perguntas bem direcionadas, não deixe de conhecer o seu convidado. 

Pesquise o máximo possível sobre os seus entrevistados antes de começar a escrever o seu roteiro. Assista entrevistas, palestras, e leia materiais produzidos por ele/ela.

Dessa forma, você encontrará muito mais facilidade em abordar os temas durante a conversa, com fatos relevantes e interessantes. 

Prepare as perguntas com antecedência

As perguntas são a alma da entrevista. Saber o que perguntar para tornar o conteúdo da conversa interessante é essencial para quem quer trabalhar nesse formato. 

Por isso, é importante preparar as perguntas, além de estudá-las e revisá-las algum tempo antes da gravação. 

Dessa forma, você entenderá se a sua audiência gostaria de saber sobre esses assuntos e se eles fazem sentido com o que o convidado costuma dizer.

Assim você evita também constrangimentos e situações desnecessárias. 

Além disso, escrever perguntas extras vai te deixar preparado para imprevistos e até te ajudar a gerar mais conteúdo caso o papo continue fluindo. 

Perguntas essenciais para o seu podcast de entrevista

Mas o que perguntar afinal? Como tornar essa entrevista mais interessante? 

Falar sobre o começo da trajetória do convidado é uma ótima forma de dar início à conversa.

Pergunte sempre sobre os desafios da carreira, como eles foram superados e as dicas que ele gostaria de ter recebido lá atrás quando começou. 

Apresentá-lo dessa maneira é fazer com que todos conheçam a essência do trabalho dele e queiram ouvi-lo falar sobre o tema principal.

Essas perguntas quebram o gelo inicial e podem ajudar a desenvolver conversas mais profundas sobre outros temas, já que os seus ouvintes se sentirão mais próximos do seu convidado. 

3 perguntas que não podem faltar na sua entrevista

Para que a sua entrevista funcione bem, ela precisa ter início, meio e fim bem definidos. Por isso, com algumas perguntas guia vão direcionar melhor tanto o seu convidado, quanto você na hora da gravação. 

As 3 perguntas que não podem faltar na sua entrevista são:

  • Qual a história do convidado? O que ele tem para contar sobre ela?
  • O que motivou o seu convidado a fazer o que ele faz e continua motivando?
  • Quais as expectativas dele para o futuro nesta área?

Assim, com as perguntas base em mãos, é possível desenvolver um roteiro muito mais sólido.

E assim, ter uma conversa que faça sentido com o que o seu programa deseja apresentar aos ouvintes.

Produção, gravação e edição de podcast

Quando falamos sobre a produção, gravação e edição de um podcast, precisamos pensar em todos os detalhes desde o planejamento dos episódios, até o tempo de edição antes de ir ao ar. 

Para tornar esse processo mais ágil, alguns softwares podem ajudar na produção dos episódios, desde a gravação à hospedagem do seu podcast

O Anchor, por exemplo, é um aplicativo que permite a gravação e a publicação dos episódios de forma totalmente gratuita. 

Além disso, você coloca seu podcast no ar em várias plataformas ao mesmo tempo, evitando o transtorno de fazer upload em cada uma delas por vez.  

Conclusão

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a popularidade dos podcasts de entrevistas e como eles são importantes para o compartilhamento de conteúdo nos dias de hoje, já pode começar a criar o seu programa!

Aproveite nossas dicas e ideias para podcast e comece agora mesmo a criar os seus episódios para deixar a sua marca no mundo das entrevistas em áudio. 

E se gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe o nosso blog

3 thoughts on “Como criar um bom podcast de entrevista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.