fbpx
As principais métricas de podcast para ficar de olho

As principais métricas de podcast para ficar de olho

Se você tem o desejo de crescer seu podcast, nada melhor do que usar dados a seu favor. Por isso, separamos as principais métricas de podcast para você entender o que querem dizer e qual sua importância.

Com essas informações, você pode analisar o seu show e entender o que está funcionando e o que você pode melhorar, quais as tendências entre os seus ouvintes, tanto em relação a como eles consomem seu conteúdo quanto aos assuntos que mais engajam.

Entender quais os principais dados para podcast vai fazer com que você possa levar seu show para o próximo nível rumo a um podcast de alta qualidade!

Vamos lá?

Followers e Tamanho Estimado da Audiência

Começando pelos dados para podcast mais comuns, a quantidade de ouvintes é um ponto importante para os criadores.

Para isso, existem duas principais métricas.

Followers

O seu número de followers é basicamente o número de pessoas inscritas em seu podcast. Ou seja, aquelas que acharam seu podcast interessante a ponto de clicar no botão “follow” ou “subscribe”.

O principal motivo para prestar atenção neste valor é que ele é o grande indicativo do quanto seu podcast vem crescendo e pode ser fundamental para fechar algumas parcerias e ganhar dinheiro com podcast.

Porém, nem todas as pessoas que escutam seu show estão necessariamente inscritas. Por isso, utilize também as métricas de podcast que indicam o tamanho estimado da audiência.

Tamanho Estimado da Audiência

Quando seu interesse for analisar o desempenho do podcast em relação ao número de ouvintes, utilize o tamanho estimado da audiência que indica o número médio de reproduções dos seus episódios.

Essa média se pauta em certo período de tempo, geralmente, trinta dias após a publicação de um novo episódio.

Como o público costuma consumir podcasts em diferentes plataformas, o cálculo da audiência fica mais complexo, e esse tipo de dado pode ser um ótimo indicador sobre qual o número de ouvintes de seu podcast.

Por ser uma média, o número vai variar dependendo da frequência com a qual você publica novos episódios. E é uma ótima ferramenta para analisar o desempenho do podcast ao longo do tempo.

Dados para podcast sobre a audiência

Como já é tradicional nas análises de audiência, você pode utilizar dados demográficos para conhecer melhor o seu público.

Diversas plataformas oferecem informações como sexo, gênero, idade e geolocalização dos ouvintes. 

Esses dados podem ser muito úteis quando você estiver pensando em novos conteúdos, quais anúncios trazer durante o episódio ou em fazer eventos ao vivo.

Porém, não se limite a isso, conhecer sua audiência vai muito além de dados demográficos, mantenha um contato constante em redes sociais ou e-mail.

Total de Plays

O total de plays de seu podcast calcula o número completo de vezes que todos os seus episódios foram escutados ou baixados.

Isso significa a combinação de plays dados em todas as plataformas nas quais seu show está disponível.

As métricas de podcast mais novos podem variar, mas nada que faça muita diferença. No Anchor, por exemplo, eles só começam a aparecer a partir de 5 plays.

Retenção

Retenção de podcast é a porcentagem de pessoas que escutaram seu episódio até um determinado tempo em relação àqueles que deram play. 

Ela mede quantos por cento dos ouvintes que deram play chegaram a certo ponto, por exemplo, 50% do episódio.

É uma das métricas de podcast mais utilizadas e é extremamente útil para fazer modificações que aprimorem o engajamento de seu podcast.

Average Listen Time

O average listen time calcula qual foi a média de tempo que o ouvinte ficou em seu episódio e é um dos principais dados para podcast.

É parecido com a métrica de retenção, mas nesse caso ele te da a média em relação a quanto cada ouvinte passou escutando seu episódio antes de sair. 

Essa métrica fica ainda mais útil se combinada com os gráficos para analisar o desempenho do podcast, que podem indicar problemas ao gravar o episódio ou em determinadas conteúdos.

Melhores episódios

Observar seus melhores episódios pode fazer bastante diferença. A maioria das ferramentas de top episodes permite que você saiba quais são seus episódios mais escutados dentro do período de tempo que você escolher.

Eles são determinados pelo número de plays, então, não deixe de verificar as outras métricas de podcast.

Com essas informações, você pode verificar se um convidado fez muito sucesso ou um assunto específico gera mais interesses, por exemplo.

Tags e keywords

Tags e Keyword podem ser extremamente úteis para o seu planejamento do podcast e análise de performance.

Fique sempre atento as tags e keywords de seus episódios mais bem sucedidos. 

E não deixe de conferir esses dados em relação aos seus concorrentes, quais palavras-chave eles mais utilizam, quais as tags dos principais episódios, etc.

E não se esqueça de verificar essas informações tanto no título quanto na descrição. Elas podem te ajudar a escolher temas para os seus episódios e no planejamento de uma nova temporada de podcast.

Agora que você já conhece as principais métricas, que tal saber melhor como analisar a performance do seu podcast.

Notas Finais

Mostramos aqui quais os principais dados para podcast que você pode utilizar para melhor ainda mais o seu show.

Existem aquelas que se focam nos ouvintes, em episódios específicos ou na totalidade do podcast, ou seja, você tem sempre diversas perspectivas para observar.

E combinar as métricas de podcast é a melhor estratégia para analisar o desempenho do podcast como um todo, aprimorar seu conteúdo e engajar ainda mais pessoas.

Você quer saber mais sobre outros dados para podcast? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *