fbpx
ideia para podcast

Como escolher temas para os seus episódios

O conteúdo é o principal motor para o sucesso do seu programa. Portanto, entender como escolher temas para os seus episódios pode ser peça chave para o crescimento do seu podcast.

Por mais que você conheça as melhores estratégias para divulgar seu podcast, você precisa se certificar de que está criando um conteúdo que vá chamar a atenção de seus ouvintes e fazer com que voltem para ouvir o próximo.

É normal que criadores encontrem bloqueios criativos durante esse processo de escolha de novos episódios. Mas vamos tornar tudo isso bem mais fácil.

Aqui, separamos algumas dicas para facilitar sua inspiração para os novos conteúdos dos futuros episódios de seu podcast.

Vamos lá?

Saiba qual o objetivo de seu podcast

Para escolher temas para os seus episódios, você precisa ter clareza no porquê você está fazendo seu podcast.

Você pode usar seu show para expressar sua criatividade, apoiar uma causa ou como estratégia de branding, geração de leads e maior relevância para sua marca ou negócio.

Identifique suas motivações e se mantenha vinculado a elas.

Um podcast requer uma abordagem estratégica para que você atinja o sucesso, então, mantenha sempre em mente seus objetivos.

Entender a importância e o papel do podcast dentro da sua estratégia de marketing, ou o principal motivo dele existir será muito útil sempre que você estiver pensando em como escolher temas para episódios e de que maneira você vai se comunicar.

Busque por assuntos tendências

Uma ótima forma de gerar assuntos para podcast é buscar por tendências e pensar em uma maneira de inserir as mais relevantes no tema principal de seu programa.

E você pode fazer isso de diversos modos!

Analise sua concorrência

Você começar este processo observando como outros podcasts do mesmo nicho que o seu falam sobre certos temas e criar uma lista de concorrentes.

Então, reflita: o que eles estão fazendo? Você consegue apresentar uma perspectiva diferente? Como você pode agregar mais valor para os ouvintes?

Uma lista detalhada e completa pode trazer muitas inspirações interessantes e úteis.

E não se preocupe com a concorrência, sempre há um modo de inovar dentro dos mesmos assuntos.

Observe outros formatos e plataformas

Vale a pena ir além do campo de podcasts para saber mais sobre seu nicho e investigar outras mídias.

Você pode pesquisar certos tópicos que pretende trabalhar em seu podcast e analisar quais formas de conteúdos estão sendo produzidas em blogs, vídeos, televisão e onde mais conseguir pensar.

E isso inclui observar como esses temas estão performando em diferentes plataformas, no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Em resumo, sua meta é aprender que tipo de conteúdo e quais os assuntos que estão sendo consumidos em diversas plataformas.

Pesquise por tendências por meio de palavras-chave

Ao encontrar tópicos e temas que podem servir para seu podcast, direcione sua pesquisa de maneira mais estreita.

Quais são os tópicos relacionados? 

Você pode encontrar essa resposta por meio de diversas ferramentas que ajudam a encontrar palavras-chave sobre temas e assuntos.

Para isso, pense em uma palavra-chave principal para seu(s) episódio(s) e busque, por exemplo, no Ubersuggest, que oferece palavras-chave relacionadas e os níveis de indexação.

Você também pode checar o Google Trends para saber o que está sendo pesquisado e os termos mais populares.

Esta ferramenta apresenta gráficos para que você possa acompanhar o volume de buscas de certa palavra-chave no Google ao longo do tempo, sendo possível segmentar sua pesquisa por localidade, tempo, categorias e, até mesmo, se você quer notícias, vídeos, imagens ou compras.

Além delas, você pode usar o Buzzsumo, o SEMRush ou o Ahrefs.

Com a ajuda dessas ferramentas, você saberá quais termos relacionado a sua(s) palavra(s)-chave estão sendo buscados e encontrar os melhores momentos para fazer uso delas em seus episódios.

E conhecendo esses tópicos, você pode pensar: existe espaço para criar novos conteúdos sobre eles? Existem opções de abordagem que são inovadoras e pouco trabalhadas por outros podcasts?

Entenda quem são seus ouvintes

Para pensar em como escolher temas para episódios, você precisa conhecer quem são seus ouvintes e quais as preferências e preocupações de sua audiência.

Isso será um ótimo catalisador para gerar assuntos para seu podcast.

Mas identificar seu público vai muito além dos dados simples de gênero, idade ou profissão. 

Tente ser específico, você pode se perguntar:

  • Quem são eles?
  • Ao que mais eles escutam?
  • Quais são seus interesses?
  • Quais são suas referências de especialistas?

Nem sempre isso é fácil de descobrir, mas você pode criar enquetes, analisar alguns perfis do Facebook e o que mais conseguir pensar.

Tendo isso em vista, tente encontrar maneiras pelas quais você pode solucionar problemas ou questões de seus ouvintes.

Essas questões podem ser dicas sobre um assunto, conhecimento mais aprofundado sobre um tema, escutar opiniões de determinados especialistas, ficar sabendo de novidades.

E, então, você pode fazer uma lista com os possíveis episódios que poderiam atender a essas demandas.

Conforme você lança seus episódios, você vai entendendo cada vez mais de que maneiras você consegue desenvolver os temas e assuntos para agradar aos ouvintes.

Mas você também pode encontrar essas respostas de outra maneira, falando diretamente com seu público.

Faça pesquisa com seus ouvintes recorrentes sobre temas que eles gostariam de ouvir a respeito

Outra maneira de escolher temas para episódios é dialogando diretamente com a sua audiência.

Seu público pode ter diferentes razões para acompanharem seu podcast, mas a maioria deles ficará interessada em participar da elaboração dos temas de episódios.

Então, pergunte nas redes sociais em que você tem maior engajamento quais são as dúvidas e opiniões de seus ouvintes. Mesmo que você obtenha poucas respostas, elas podem representar muitas outras pessoas.

Caso ache produtivo, você pode fazer um episódio ao vivo pelo YouTube ou Facebook e discutir temas com seus ouvintes.

Você também pode se manter atento aos comentários nas plataformas e, melhor ainda, em seu blog.

Boas ideias de temas e assuntos podem estar bem diante de você e você não está percebendo.

Como os blog posts são uma ótima maneira para o público comunicar suas opiniões, provavelmente existem sugestões e perguntas esperando por você. E, possivelmente, algum dos comentários poderá render um assunto para seu podcast.

E você também pode fazer essa análise observando os blogs de podcasts concorrentes. Responda às perguntas que não estão sendo respondidas por outros criadores de conteúdos.

Reaproveite episódios de sucesso

Você pode aproveitar temas que já trabalhou e falar mais sobre eles em novos formatos ou a partir de diferentes abordagens, perspectivas ou convidados.

Para saber como gerar assuntos para podcast reutilizando episódios de sucesso, observe os dados dos episódios que foram mais relevantes e procure entender o porquê.

Alguns desses dados são: total de plays, taxa de retenção, average listen time (a média de minutos que os ouvintes consumiram seu conteúdo), além de métricas de social media como curtidas e compartilhamentos.

Quais temas tiveram maior engajamento? O que eles têm em comum? De que maneira você construiu os episódios?

Ao identificar estes episódios, pense em como escolher temas para episódios futuros sem que fiquem repetitivos.

Evite conteúdos iguais!

Você precisa elaborar estratégias para agregar mais valor à sua audiência, logo, pense no que não foi dito, o que mais você pode falar sobre esse assunto, quais perspectivas não foram abordadas e como você pode preencher essas lacunas.

Você pode usar exemplos de formatos como inspiração para elaborar um novo ângulo. Assim, você pensa, o que posso aproveitar desse tema para que ele se enquadre em determinado formato.

Trouxemos aqui alguns exemplos de formatos que você pode explorar:

  • Resenhas: fale sobre uma série, livro ou produto que se relacione com um tema que gerou muito engajamento.
  • Ofereça dicas: traga sugestões mais diretas.
  • Fale sobre sua experiência pessoal: comente como foi ou é para você lidar com determinado assunto.
  • Perguntas e respostas: você pode oferecer mais curiosidades.
  • Novos convidados: disponibilize novas perspectivas sobre questões que interessaram seus ouvintes.

O que mais importa aqui é sua criatividade!

Notas finais

Uma parte fundamental de realizar um podcast é como escolher temas para episódios.

O seu conteúdo é a alma de seu show, então, ele merece muita dedicação.

Para encontrar inspiração de como gerar assuntos para podcast, primeiramente pense em quais são seus objetivos e conheça quem são seus ouvintes.

Você pode descobrir novas possibilidades de conteúdo ao investigar as tendências de seu nicho, seja pela análise da concorrência e de outras mídias ou na busca por palavras-chave relacionadas.

Além disso, vale a pena perguntar para seu público temas e assuntos pelos quais eles se interessam, além de manter o olho nos comentários de seu blog.

E você sempre pode reaproveitar episódios de sucesso por um novo ângulo, novo formato ou com novas perspectivas.

Criatividade é o ponto crucial para o sucesso de seu podcast e isso tem tudo a ver com a escolha de assuntos e temas dos seus episódios.

Como você escolhe temas para os seus episódios? Faça sugestões e tire suas dúvidas nos comentários abaixo.