podcasts de negócio

Podcasts de negócio: 3 melhores e como começar o seu

Os podcasts de negócio são uma ótima oportunidade para a sua empresa ter um canal a mais de marketing e aquisição de novos clientes.

O melhor de tudo é que essa forma de conteúdo não apenas ajuda você a obter leads mais qualificados, como também ajuda a propagar a cultura da empresa e a aumentar o nível de produtividade. E com a vantagem de não precisar se preocupar com grandes gastos.

Ou seja, é uma ótima estratégia de growth hacking.

Por isso, nesse post você vai:

  • entender o que é um podcast de negócio;
  • entender porque ele é vantajoso para a sua empresa;
  • conhecer as etapas para produzi-lo;
  • ficar por dentro dos melhores podcasts de negócios que existem atualmente.

Vamos começar? Boa leitura! 🙂

O que é um podcast de negócios? 

Podcasts de negócio, ou podcasts corporativos, nada mais são do que um tipo de conteúdo estratégico de marketing para uma empresa. 

E, como qualquer outro podcast, eles precisam ter um tema principal. Porém, o assunto discutido no programa, seja com convidados ou com um especialista, deve estar relacionado ao negócio. 

Essa prática vai permitir que a marca se aproxime da sua audiência organicamente, através de interesses em comum. Inclusive, essa é exatamente a diferença para um podcast convencional. 

O podcast convencional não tem necessariamente como objetivo criar proximidade ou um relacionamento com a audiência que consome um tipo de produto ou serviço. 

Isso porque, mesmo que o host seja o porta-voz de um nicho de mercado, geralmente ele não está ali para atrair clientes. 

Por que sua empresa precisa de um podcast corporativo?

Há muitas razões para o seu negócio ter um podcast: é barato, fácil de fazer e melhor ainda, fácil de consumir. 

E acredite, isso não é tudo! Além desses, há muitos outros. Confira alguns dos motivos pelos quais é importante ter um podcast de negócio:

O custo-benefício vale a pena

Como falamos, produzir um podcast não vai demandar grande parte do seu orçamento. Diferentemente do custo de produção de um vídeo, eles são relativamente baratos de serem produzidos.

O seu maior investimento precisa ser em equipamentos de qualidade. Só assim é possível garantir uma boa qualidade do som.

Seu conteúdo pode ser consumido em qualquer lugar, em qualquer ocasião e a qualquer hora

Podcasts são muito flexíveis. Afinal, os ouvintes podem ouvi-los quando e onde quiserem. E o melhor, eles podem escutar realizando outras tarefas. 

Seu conteúdo pode ser ouvido enquanto o seu público trabalha, dirige, toma banho, treina na academia, faz comida etc. 

Não é à toa que o número de pessoas que escutam podcasts aumentou muito. Eles são muito fáceis de serem incluídos na rotina! 

Geralmente ouvintes são mais engajados que seguidores 

Um ouvinte de podcast é apaixonado por esse tipo de conteúdo. Ou seja, com um podcast de negócio você garante que está atingindo um público mais qualificado do que com outros tipos. 

Uma estatística interessante sobre podcast de negócio é que 80% do público que escuta e gosta de consumir esse tipo de podcast, gosta também de consumi-lo por mais tempo do que o normal.

Por isso, um podcast corporativo é uma ótima estratégia para divulgar sua marca para um nicho específico. E também estabelecer um relacionamento mais próximo com ele.

Conheça quais são as etapas para criar seu podcast de negócios

Agora que você já sabe que essa é uma ótima estratégia para o seu negócio, vamos conferir as etapas necessárias para criar o seu programa?

Etapa 1: Tenha certeza de que conhece bem a sua audiência

Como qualquer outro tipo de conteúdo, um podcast de negócios é feito para atingir um certo público.

Portanto, é crucial que você determine as respostas para as três perguntas abaixo:

  • Quem são os clientes mais dedicados?
  • Qual problema eu soluciono para eles?
  • Que tipo de conteúdo seria interessante para eles?

Só assim você saberá o que e para quem produzir.

Etapa 2: Defina o formato e estilo do seu podcast

Você pode escolher qualquer formato ou estilo que achar necessário. O que deve orientar a sua escolha é o tempo que deseja investir na criação do programa e a clareza com que as ideias possam ser expostas.

A maioria dos programas corporativos segue esses formatos:

  • Educacional: Onde o host disserta sobre um tema; 
  • Entrevistas: Onde há um convidado em cada episódio e um tema específico é discutido através de perguntas.

Etapa 3: Determine um cronograma de publicação

É importante ter um cronograma de postagem regular. Dessa forma, seus ouvintes saberão quando esperar por um novo episódio.

O ideal é que os episódios sejam sempre publicados no mesmo dia e horário para garantir uma boa frequência e, consequentemente, engajar ouvintes fiéis ao seu show. 

Etapa 4: Crie um conteúdo realmente valioso e atrativo

Quando se trata de capturar atenção de uma audiência, o que faz a diferença é a qualidade da informação que o seu podcast de negócios vai entregar. 

Existem 4 principais regras para programas corporativos: ensinar, educar, aconselhar e não vender. 

A venda vai desanimar o seu público. Afinal, o seu programa deve mostrar a sua base de clientes, o seu conhecimento e o valor que sua empresa está disposta a dar, sem pedir nada em troca.

Que tal mostrar como e porquê você faz tão bem e entende do serviço que oferece e, dessa forma, mostrar para os seus ouvintes que é um especialista no seu negócio?

Etapa 5: Garanta uma boa qualidade

Seus ouvintes merecem e esperam ter uma experiência extraordinária com o seu programa.

Portanto, garanta que todos os episódios tenham uma introdução cativante e áudio de alta qualidade.

Os 3 melhores podcasts de negócios para você se inspirar

Para te ajudar nessa missão, aqui estão 3 podcasts de negócio que você não pode deixar de conhecer.

Desobediência Produtiva, do Ivan Moré

O podcast do Ivan Moré, criador da metodologia Desobediência Produtiva, aposta em entrevistas. 

O host, traz profissionais bem-sucedidos de diversas áreas para o programa. Nele, discutem sobre temas atuais sob a ótica da inovação, criatividade e da fuga do lugar comum.

PodNinja, do GetNinjas

O GetNinjas é um aplicativo que conecta clientes a profissionais de todo país, em mais de 500 categorias de serviços diferentes, ou seja, seu público é bem abrangente.

Por isso, o podcast traz convidados especiais toda semana para falar sobre temas conectados à empreendedorismo, tecnologia e mercado de serviços. 

Casts for Closers, do Meetime 

A principal missão do podcast do Meetime é educar o Brasil em Inside Sales, com um conteúdo denso, relevante e prático.

Ou seja, é um podcast perfeito para quem quer dominar o assunto e colocar suas metas no bolso.

Notas Finais

Como vimos, podcasts para negócios representam uma grande oportunidade para construir uma relação de confiança com o público. Algo que não é fácil de estabelecer, especialmente online. 

Porém, lembre-se que para entregar qualidade e cativar a audiência, é muito importante ter uma boa equipe ao seu redor que o ajudará a editar o áudio, adicionar música, cortar partes desnecessárias, garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente e promover o podcast assim que for publicado.

Afinal, só um bom conteúdo é capaz de expandir a confiança na sua marca, o que consequentemente ajuda a aumentar o número de conversões e novos clientes.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e assine a nossa newsletter abaixo para não perder os próximos!

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.