Marketing digital com podcast

Marketing digital com podcast: confira como usar na sua estratégia  

Marketing digital com podcast é uma ótima estratégia para o crescimento da sua empresa. 

O podcast funciona como um contador de histórias, com uma enorme diversidade de temas e vários vieses de pensamento disponíveis em qualquer hora do dia. 

Além disso, também é um excelente canal para as empresas se posicionarem, formar uma audiência qualificada e ainda ser a porta de entrada de novos clientes.  Por isso, estão sendo tão usados na estratégia de marketing digital.

Nesse artigo vamos te contar um pouco mais sobre as possibilidades e alternativas que esse novo formato de mídia tem a oferecer, como ele vem ganhando um espaço cada vez maior no meio digital e como fazer marketing digital com podcast. 

Confira os tópicos que abordaremos nesse texto:

  • O que é um podcast?
  • Vale a pena investir em um podcast? 
  • Como fazer marketing digital com podcast?
  • A minha empresa precisa ter um podcast?

Boa leitura!

O que é um podcast?

Um podcast é, antes de mais nada, um meio de comunicação em formato de áudio, como uma rádio. 

A diferença é que os podcasts são divididos em episódios que são disponibilizados para o público digitalmente através das plataformas de streaming, como o Google Podcast, Spotify, Apple Podcasts ou até nos próprios sites das empresas. 

os conteúdos desses episódios variam entre política, serviços, entretenimento, questões sociais e muitos outros, que são debatidos em diversos formatos como entrevistas, gravações individuais e bate-papos.

Qual a diferença entre um podcast e uma rádio?

A principal diferença entre um podcast e uma rádio está no alcance e na disponibilidade. Além da distribuição em streaming, disponível para a pessoa ouvir e pausar a qualquer momento.

Com o advento do podcast, as pessoas não precisam aguardar um horário determinado para ouvir um programa. Além disso, podem ouvir enquanto realizam outras atividades, pausar e retornar a escuta a qualquer momento. 

Vale a pena investir em um podcast? 

No Brasil, estima-se que de 120 milhões de internautas, 40% já ouviram podcast. Ou seja, mais de 50 milhões

dados marketing com podcast
Folha Piauí

Isso faz com que essa possibilidade seja imperdível para os produtores de conteúdo. 

Esse aumento crescente de audiência é um excelente indicador para a inserção dos podcasts na estratégia de marketing digital da sua empresa. 

Até porque, com as rotinas cada vez mais hiper estimuladas, as pessoas não têm mais tempo de consumir conteúdos densos como textos longos, livros, artigos e afins. 

Se antes era mais comum optar por um artigo do que uma revista, hoje, um áudio é a ferramenta certa de consumir conteúdo

Por isso, quanto mais curto, confiável e objetivo o podcast, mais valor ele tem, já que além de estar disponível a qualquer momento nas plataformas de streaming, esse conteúdo pode ser um passatempo ou um informativo durante os momentos de lazer, trabalho, atividades físicas e afins.

Outra vantagem de usar o podcast como estratégia é o seu baixo custo de produção, pois com um microfone com uma boa captação de áudio, você já consegue entregar um bom trabalho. Além de poder divulgar produtos e serviços que podem ser mais uma forma de lucrar. 

Mas como o podcast pode ser uma boa estratégia de marketing? A seguir, falaremos mais sobre marketing digital com podcast.

Vale a pena fazer marketing digital com podcast?

É inegável que o mercado exige conteúdos mais diversificados e nas maneiras que eles são apresentados, ainda mais quando se tem uma forma tão rápida e prática de fazer isso.

Por isso, o marketing digital com podcast é uma excelente estratégia, pois pode ampliar o alcance do seu conteúdo. Ele também gera uma aproximação maior com seus consumidores, é versátil, não se limita em apenas um formato, gera interatividade e influência no mercado, além de fortalecer a identidade da marca.

Vale destacar que o Spotify for Brands revelou que mais de 81% dos ouvintes de podcast já procuraram produtos e serviços e indicaram as marcas para alguém após o anúncio em algum episódio. 

Ou seja, não só obteve resultados, bem como um crescimento notório no consumo das marcas que apostaram nessa modalidade de mídia.

Como fazer marketing digital com podcast?

Um podcast pode ser um instrumento fantástico para chamar atenção do seu público para que ele enxergue o seu produto de uma forma completamente diferente. 

Um programa de áudio marketing pode representar um maior reconhecimento da sua marca, geração de leads organicamente e também, é claro, construir uma relação ainda mais sólida com clientes. 

Confira agora alguns motivos para a sua empresa apostar no marketing digital com podcast:

Confiança e construção de relações

Nessa rápida necessidade que temos de consumir, surge também a necessidade de falar sobre os mais variados assuntos e é por isso que vemos tantas marcas tão engajadas nas redes sociais, pois os consumidores estão muito mais exigentes e  não querem saber somente sobre produtos. 

Seus clientes querem entender o que a sua marca faz, o que ela defende e os motivos de ela estar no mercado. 

Por isso, o podcast é uma boa ferramenta, pois através dela você pode tanto comunicar o que é necessário, quanto estabelecer laços de confiança e ainda oferecer um conteúdo de qualidade para a sua audiência. 

Através do seu programa, você cria uma excelente relação com os seus clientes, e possibilita uma interação direta com a marca, além de tirar possíveis dúvidas.

Relacionamento e educação de mercado

Um bom relacionamento com os clientes é essencial para a manutenção da base. É importante que os prospects saibam que podem confiar no produto e claro, na empresa. 

Boas conversas rendem sempre um alinhamento interessante de expectativas e cria conexões. Uma empresa que compartilha informações sobre o mercado, previsões e inovação, traz dicas de investimento, entre outros temas, tem muito mais chances de manter a taxa de churn baixa. 

E que lugar seria mais adequado para dividir essas informações do que um programa de áudio específico sobre os assuntos que os clientes têm interesse?

Além disso, educar a audiência é essencial para trazer novos leads organicamente para a base de clientes.  

Reconhecimento da marca

Ser uma empresa referência é um desejo de todos, mas nem todos conseguem, pois não veem a necessidade em se mostrar transparentes com sua audiência ou abertos para o novo. 

Com a possibilidade de um podcast isso pode ser diferente. As pessoas não irão apenas consumir um serviço ou produto da empresa. Elas irão consumir o seu conteúdo, as suas ideias, e isso proporciona uma maior familiarização com a audiência. 

Essa facilidade em se comunicar proporciona somente benefícios e gera um maior alcance de marca entre as pessoas, já que quando um bom conteúdo sempre é compartilhado. 

Notas finais

Agora você já sabe o quão benéfico pode ser a sua empresa adotar a estratégia de marketing digital com podcast, certo?

Lembre-se que avaliar o seu público e o mercado antes de tomar a decisão de começar um podcast é de extrema importância. Assim, você já começa o seu show ciente do terreno que estará pisando. 

E não se esqueça de buscar profissionais que poderão te ajudar nesse novo projeto. Para ver bons resultados surgindo, é necessário ter especialistas no seu time para te ajudar. 

Nós da Feedgurus podemos ajudar você nesse processo, pois planejamos, produzimos e promovemos o seu podcast. Tudo isso com inteligência e dados para fazer a sua empresa crescer ainda mais. E claro, gerar muito mais engajamento com seus clientes.Para falar com a gente, é só clicar aqui.

One thought on “Marketing digital com podcast: confira como usar na sua estratégia  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.