Podcast e Inbound Marketing

Podcast e Inbound Marketing: como eles se relacionam?

Você já percebeu que os podcast estão ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital?

Só aqui no Brasil, esse formato teve um aumento muito significativo em números de audiência. Segundo a Deezer, foram 24% a mais de ouvintes só no início de 2021. 

Esse acontecimento é um marco geral em todas as plataformas de streaming, já que desde 2019 os podcasts vêm se mostrando como uma excelente ferramenta de comunicação com o público.

Esse aumento nas buscas e consumo de conteúdo em áudio acontece principalmente pelo fato de esse formato permitir uma conversa mais leve e direta com o ouvinte. 

Usar um meio tão poderoso em números só pode trazer retorno positivo para as empresas dos mais diversos setores. E para te ajudar a levar essa ferramenta para o seu negócio, vamos te dar algumas dicas nesse texto. 

Confira alguns tópicos que abordaremos aqui: 

  • O que é Inbound Marketing?
  • Como os podcasts se relacionam com o Marketing Digital?
  • Por que usar podcasts como estratégia de inbound marketing?
  • Como transformar ouvintes em clientes?

Boa leitura!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é um conjunto de estratégias que se baseiam na criação de conteúdos para atrair um nicho de público específico. 

A intenção do inbound marketing é conquistar a confiança do cliente em potencial ao mostrar autoridade sobre um assunto, e assim manter em dia a comunicação com a sua audiência. 

E a partir dessa confiança e relação, o cliente pode-se tornar um consumidor dos seus serviços ou produtos.

Além disso, essas estratégias são fundamentais para garantir um relacionamento duradouro com seus parceiros de negócios. 

Em linhas gerais, o inbound marketing atrai os seus prospects até você através do que a sua empresa compartilha organicamente, ou seja, suas postagens em redes sociais, como o instagram ou em um blog do seu negócio, por exemplo. 

Como os podcasts se relacionam com o Marketing Digital?

A correria da rotina e os avanços tecnológicos, fazem com que os ouvintes continuem sempre consumindo o que é de seu interesse sem interromper suas atividades do dia-a-dia. 

Os podcasts têm facilitado a aquisição de conhecimento para o público que não tem tempo hábil para se dedicar a leituras longas, por exemplo. 

Por isso, o podcast tem sido um excelente canal para disponibilizar conteúdo relevante para o seu nicho. Assim, muitas empresas têm investido em estratégias de marketing digital com foco em conteúdo de áudio.

Por que usar podcast como estratégia de inbound marketing?

Um conteúdo de fácil acesso, disponível em diversas plataformas tem tudo a ver com estratégias de inbound marketing, já que ele será usado para atrair pessoas e manter um nível frequente de engajamento com elas. 

Mas, além dos benefícios que já citamos acima, ainda existem alguns outros bons motivos para investir em um podcast como parte da sua estratégia de inbound marketing:

Praticidade

Entender os hábitos do seu consumidor é fundamental para desenvolver um conteúdo que seja atraente para ele. A agilidade no consumo é uma peça chave nesse sentido, e é onde o podcast sai ganhando das demais ferramentas. 

Os programas em áudio podem acompanhar seus ouvintes numa corrida matinal, numa viagem longa de trem ou até mesmo durante as horas de expediente. 

Em dias e rotinas corridas, essa é a melhor opção para não deixar passar nenhuma informação. Além disso, os podcasts têm um baixo consumo de dados de internet, o que os torna ainda mais atrativos. 

Mensurável

Se você já se perguntou como poderia estar ciente de que uma estratégia está funcionando ou não, saiba que os podcasts são excelentes formas de descobrir os dados de consumo do seu conteúdo online.

É possível mensurar o número de ouvintes apenas pelos “plays” que foram dados, a retenção e outras métricas interessantes

Além disso, esses dados ficam disponíveis para o produto de conteúdo com muita facilidade em todas  plataformas de streaming que hospedam os podcasts.

Econômico

O investimento em um podcast é mínimo se comparado a outras estratégias mais robustas como os vídeos para YouTube por exemplo, que exige não só um planejamento de cenário, mas também um gasto mais alto com edição e equipamento.

Para começar um podcast tudo que você precisa é de um microfone e ferramentas básicas de gravação e hospedagem. O mais importante nesse formato é ter um bom roteiro e claro, um bom conteúdo. 

Como transformar ouvintes em clientes?

Os podcasts são uma excelente estratégia de topo de funil, já que eles atraem organicamente uma audiência que já tem interesse em temas semelhantes e que muito provavelmente também consumirá o seu conteúdo. 

Por isso, para transformar os seus ouvintes em clientes, é importante se atentar a algumas coisas: 

Planejamento

Todo o sucesso de um podcast depende do conteúdo, que consequentemente depende de um bom planejamento. Por isso, é importante se dedicar muito à etapa de triagem da audiência e dos possíveis temas que virão a ser abordados no programa. 

O desenvolvimento de conteúdos que vão chamar a atenção da audiência é o primeiro passo para trazer os ouvintes mais para perto e claro, levá-los ao desejo de compra. 

É importante gerar valor em todos os episódios e usar as oportunidades para criar expectativas também sobre o seu produto. Por isso, estude bem o seu público para saber conversar com ele. 

Convidados

Convidar pessoas que são do interesse dos seus ouvintes também é uma ótima estratégia para se aproximar ainda mais deles. 

Fazer boas entrevistas, com conexão entre apresentador e convidado é essencial para chamar a atenção de quem escuta. 

Trazer perguntas relevantes e temas que realmente fazem sentido com o seu produto vão ajudar o seu programa a crescer muito mais rápido. 

CTAs de compra

Inserir os CTAs de compra nos episódios é interessantíssimo para captar leads dentro do seu podcast. 

Com os gatilhos de ação certos, você agrega mais valor à sua marca, conduz seus ouvintes em direção ao tema do episódio, e claro, os leva diretamente ao seu produto. 

Lembre-se sempre que esses ouvintes muito provavelmente estão no topo do funil de vendas, então é necessário ser objetivo, prático e muito criativo na hora de convidá-lo a conhecer o seu produto. 

A partir daí, você pode aliar o podcast às suas estratégias de marketing para que o lead conheça ainda mais o seu serviço e produto e considere consumir o que você oferece. 

Notas Finais

Investir em um podcast como estratégia de inbound marketing pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. É importante ter em mente que esse tipo de conteúdo pode virar o jogo a favor do seu negócio. 

Então, para garantir que tudo seja executado com sucesso, opte sempre por consultar profissionais que realizam esse trabalho de planejamento e divulgação da forma correta para que você tenha bons resultados. 

Para saber tudo sobre podcasts, se inscreva em nossa newsletter e acompanhe sempre o nosso blog.

One thought on “Podcast e Inbound Marketing: como eles se relacionam?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.