Estratégia para vendas

Estratégias para vendas com podcast: conheça esse canal de aquisição

Já sabemos que o podcast é uma tendência que veio para ficar e que já faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como usar essa ferramenta como estratégia para vendas e captação de novos clientes.

Com o boom dos podcasts no mundo inteiro, o mercado já entendeu que essa forma de comunicação é excelente e gera um contato interessantíssimo com o público. 

O Brasil tem números muito altos quando o assunto é o consumo de podcasts, e por conta disso, empresas como o Bradesco, a Mastercard e a Natura já se valem desse mecanismo para alavancar as vendas. 

A sua empresa já está olhando para os podcasts como ferramenta de vendas? Neste artigo trataremos de alguns tópicos que vão te ajudar a usar esse método no seu negócio. Confira:

  • O que é um podcast?
  • Para que serve um podcast?
  • Como usar um podcast como estratégia de vendas?
  • Como fazer um podcast?

Boa leitura!

O que é um podcast?

O podcast é uma forma de transmitir informações, assim como a televisão, as redes sociais, os jornais, e os programas de rádio. 

Apesar de serem programas distribuídos em formato de áudio, os podcasts são criados sob demanda e podem ser consumidos livremente, ou seja, estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar!

Para que serve um podcast?

O podcast é um meio de comunicação multifacetado que permite a uma pessoa ou empresa que apresente seus produtos e conteúdos. 

Ele se encaixa perfeitamente como uma estratégia para vendas e marketing por ser ágil e possibilitar diálogos mais amplos e que conversem com um número maior de ouvintes. 

Além disso, ele tem se firmado como peça fundamental na hora de disseminar informações e acontecimentos do Brasil e do mundo. 

Um bom exemplo é o podcast “O Assunto”, produzido pelo G1 e apresentado por Renata Lo Prete, que discute tópicos em alta na política, economia e diversos outros assuntos. 

Como usar um podcast como estratégia para vendas?

Além de ser um formato que entretém e informa, o podcast também é um excelente aliado na aquisição de novos clientes. O podcast é uma ferramenta de baixo custo de produção, e também é fundamental para a publicidade e engajamento da marca. 

Captação de leads

O podcast tem um formato mais pessoal e informal, o que ajuda a conquistar mais clientes. 

Apesar de não assinar as newsletters diretamente no caso de conteúdos publicados em plataformas de streaming, seus ouvintes sempre vão querer consumir mais do seu conteúdo, seja favoritando seu canal ou até mesmo indo até o seu site ou blog.

Facilitar esse relacionamento cliente/empresa é fundamental na captação de leads. Uma boa estratégia nesse sentido é fazer a divulgação dos conteúdos no site durante o programa, por exemplo. 

Segmentação

Por existirem diversas temáticas diferentes, é muito mais fácil selecionar um conteúdo que atinja em cheio os interesses do seu nicho. 

As pessoas tendem a pesquisar por temas que agreguem valor às suas vidas, por isso, se a sua marca encontrar o tipo de produção e conteúdo ideais, os clientes chegarão organicamente até você. 

Autoridade

Quem apresenta um podcast precisa estudar e dominar o assunto sobre o qual vai discutir ou mediar uma discussão. 

Ter um especialista à frente do programa faz com que o público confie no conteúdo e consequentemente, na marca por trás dele, e é isso que traz muito mais credibilidade para a sua empresa e o seu produto. 

Ranqueamento de SEO

Quanto mais estratégias multimídia estiverem disponíveis em nome da sua marca, melhor a posição dela no Google. 

Além das ferramentas já utilizadas pelo marketing em geral, nada melhor para o seu tráfego orgânico do que subir os números de Time on Page, ou seja, o tempo que seus visitantes permanecem na página. 

Os podcasts, principalmente quando indexados ao seu site ou blog são interessantíssimos nesse sentido, já que fazem com o que seus leitores e clientes fiquem mais tempo conectados. 

Quanto melhor seu ranqueamento, mais conhecida se torna sua marca, e claro, melhor o seu ROI

Como fazer um podcast?

A construção de um podcast é mais simples do que você pensa. De modo geral, ela envolve um bom planejamento, equipamentos de gravação à mão e um software de edição e hospedagem. 

É importante pensar que um podcast da sua empresa está levando o nome da sua marca, e por isso, é fundamental prezar pela qualidade do conteúdo. Por isso a importância de dar uma atenção especial à gravação, por exemplo. 

Quanto aos tipos de programa, é possível escolher o que melhor conversa com o perfil dos seus ouvintes e claro, com a sua estratégia de marketing

Alguns dos formatos mais famosos são a entrevista e a contação de histórias. Confira na prática algumas dicas para começar o seu podcast:

Tema

O primeiro passo é definir qual o tema do seu projeto. Pois através dele se define quem é a sua audiência e quais as estratégias necessárias para alcançá-lo.  

Nessa etapa é importante considerar assuntos que se relacionem com a missão, visão e valores da marca. 

Conteúdo

Um podcast de sucesso precisa de um roteiro inovador e um bom conteúdo. Algumas dicas para tornar essa estratégia uma boa ferramenta de vendas na sua empresa são:

  • Planejamento de conteúdo;
  • Definir e desenvolver os assuntos a serem tratados;
  • Estudar bem os argumentos;
  • Adicionar informações e dados sempre atuais e de fontes seguras.

Equipamentos

Os equipamentos são de longe o maior investimento para um podcast. Definir a infraestrutura também é definir, de certa forma, o alcance do seu conteúdo, já que quanto melhor a qualidade do áudio, maior a chance de fidelizar a audiência. 

Escolher bons fones e microfones é um ponto crucial, aliado ao espaço de gravação, que precisa ser um ambiente sem ruídos e com pouco ou nenhum eco para garantir um som limpo. 

Edição

Depois de desenvolver o conteúdo e selecionar os equipamentos e seu espaço de gravação, é hora de editar o áudio e para isso, algumas ferramentas podem te ajudar. 

Existem muitas plataformas gratuitas para edição de podcasts que permitem retirar possíveis ruídos, analisar as pausas e falas e inserir trilha sonora. 

Publicação e Divulgação

Depois de construir todo o programa, é hora da publicação. Você pode hospedar seu podcast em diversos sites e plataformas de streaming diferentes, seja de forma paga ou gratuita. 

O mais importante é entender qual a melhor dinâmica para o seu conteúdo e como o seu público mais consome programas de áudio. É importante sempre escolher um software que deixe os dados visíveis e que seja de fácil manipulação. 

Na hora da divulgação, é interessante considerar quais as redes sociais que vão ser utilizadas para chamar a atenção do público de acordo com o que sua marca já usa. 

Entender bem sobre a sua audiência é o que vai tornar o seu podcast um sucesso.

Notas finais

Buscar melhores meios de prospecção é uma das maiores preocupações de todas as marcas. Ganhar espaço no mercado depende muito da forma que uma empresa se conecta com seus clientes. 

Por isso falamos tanto sobre a importância de conhecer os hábitos e a jornada de compra de quem consome o seu produto. Encontrar os clientes certos e usar o tom de voz certo no lugar certo é o que faz a fidelização acontecer. 

Por isso os podcasts são tão interessantes como estratégia de vendas, já que o mundo consome cada vez mais e mais rápido. Deixar oportunidades como essa passarem, pode significar grandes perdas em relação aos seus concorrentes.

Se curtiu esse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para saber todas as novidades sobre o mercado dos podcasts. 

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.