Como produzir podcast do zero

Você está prestes a aprender como produzir podcast, mesmo que nunca tenha feito nada como isso antes. E não se assuste! Esse conteúdo foi feito exatamente para quem não faz ideia de como começar.

Ou seja, nós sabemos que podcasting pode ser totalmente confuso no início, mas vamos torná-lo fácil para você com esse passo a passo. Dessa forma, você conseguirá criar um programa de sucesso do zero, conquistar seu público e aumentar as suas oportunidades de negócio.

E, acredite, você não precisa ter muita habilidade técnica, nem muito dinheiro para aprender a fazer um podcast e começar agora mesmo. 

Dessa forma, neste post iremos te ensinar como produzir podcast através de um passo a passo simples:

  • Como escolher um tema para o podcast;
  • Dicas para definir o formato;
  • Criando uma marca para o podcast;
  • Opções de equipamentos (dos mais caros aos mais baratos);
  • Qual o nosso software para gravação e edição favorito;
  • Tudo o que nunca te contaram sobre hospedagem de podcast;
  • Principais estratégias de marketing para divulgação.

Por isso, se você entende o valor da criação de conteúdo (por exemplo, blogs) para o seu negócio e marca, então você entende o valor de ter um podcast para gerar valor.

Afinal, a audiência dos podcasts cresceu significativamente nos últimos anos. E a hora de criar um podcast de sucesso é agora.

Aproveite o conteúdo para isso. Boa leitura! 😉 

O que é podcast?

Se você está iniciando na jornada de como produzir podcast, é importante entender o que de fato é um podcast.

Bem, podcast é uma série de áudio episódica que pode ser transmitida, baixada e reproduzida – semelhante aos audiolivros. 

Ou seja, os episódios podem ter periodicidade semanal, quinzenal, diária, mensal ou qualquer outra que você definir. 

O tema também só depende de você. Pode ser sobre filmes, esportes, notícias, negócios, educacionais etc. Já o formato pode variar de informativo, a humorístico ou até mesmo totalmente fictícios. Você é quem manda!

Eles geralmente estão disponíveis em plataformas de streaming como Spotify, Apple Podcasts, Deezer e muito mais. Eles estão em toda parte!

Além disso, podcasting se diferencia do rádio por disponibilizar o conteúdo pelo streaming. Ou seja, a pessoa pode ouvir e pausar a qualquer momento, para voltar a consumir em outra ocasião. Além dele ser um aliado em diversos momentos. A pessoa pode assistir a um episódio realizando outras atividades e na hora que desejar.

A razão nº 1 pela qual você precisa iniciar um programa de podcast

Na Internet, hoje tudo se resume a ganhar confiança e não há melhor maneira de ganhar a confiança das pessoas do que com sua voz — o verdadeiro você.

Por isso, como podcaster, você vai transmitir sua mensagem para milhares, talvez até milhões de pessoas. Mas para o ouvinte, é só você e eles.

Podcasting é a melhor maneira de escalar a intimidade.

Uma das melhores oportunidades que o podcast oferece é a conexão íntima que você constrói com seu público 

Ou seja, esses ouvintes passarão um longo período com você, ouvindo sua voz e recebendo suas mensagens. Por isso, você acaba fazendo parte do dia a dia dele. Atualmente, essa quantidade de atenção é algo muito raro. E é exatamente o que todos desejam ter.  

Além disso, alguns outros benefícios que você precisa conhecer antes de entrarmos no assunto principal, como produzir podcast, são:

  • Você não precisa ser um criador de conteúdo já estabelecido com milhões de seguidores, ter um canal no Youtube com audiência, ou um perfil no Tiktok para se tornar um podcaster de sucesso; 
  • Criar um programa de podcast é uma excelente forma de construir uma audiência do zero e se posicionar como uma autoridade em seu setor;
  • Podcast é um ótimo formato para se aproximar da sua audiência, por ser um conteúdo fácil de consumir. As pessoas podem ouvir podcasts em movimento, no carro, na academia e até no trabalho.

Por isso, aproveite a oportunidade que esse formato oferece para começar a produzir o seu podcast hoje mesmo.

A seguir, falaremos de fato sobre como produzir podcast do zero.

Como produzir podcast do zero 

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens, vamos ao que interessa: como produzir podcast? 

Aqui está um guia completo com 7 passos para iniciar sua jornada como podcaster.

Passo 1: Escolha um tema para seu podcast

A primeira coisa que você precisa fazer para iniciar seu podcast é identificar um tema

Dica Importante: Teste o tema do podcast escrevendo pelo menos 20 tópicos de episódios.

Dessa forma, com os tópicos em mãos, você previne um grande problema no futuro! Afinal, se você está pensando em produzir podcast, provavelmente seu objetivo é ter um programa longo.

Logo, se você não conseguir pensar em pelo menos 20 episódios antes mesmo de começar, em breve esgotará todas as ideias e seu programa não irá para frente.

Por isso, não deixe de ganhar tempo na escolha dos temas antes de começar a rodar o seu show.

Passo 2: Decida qual será formato

Com o tema em mãos, parta para a próxima fase de Como Produzir Podcast: Como você vai estruturar o formato do seu podcast

Aqui estão algumas ideias:

  • Entrevistas: Geralmente esse formato possui um único host que entrevista convidados que se encaixam em um tema específico; 
  • Não-ficção roteirizada: Normalmente, esses podcasts têm um único tema para toda a temporada. Como uma série de televisão;
  • Notícia: Esses programas focam em fornecer notícias em um formato bem didático e prático;
  • Educacional: Esses podcasts buscam gerar valor para  audiência ensinando algo extremamente relevante para ela;
  • Ficção roteirizada: Esses podcasts são semelhantes às radionovelas de antigamente. São roteirizados e altamente produzidos. 

Todos estes formatos têm potencial para gerarem ótimos podcasts. 

Além disso, outros fatores que você deve definir nesta etapa são: duração dos episódios e com que frequência irá postar.

A duração do episódio depende de quanto tempo você precisa para dar valor ao seu público. Não pode ser pequeno demais para evitar entregar menos do que deveria e, também não deve ser grande demais para não ocupar muito tempo do ouvinte. 

Outro fator que você deve levar em consideração é a frequência: consistência é a chave. Os ouvintes não querem um podcast imprevisível. O público gosta de saber quando irá escutar o próximo episódio.

Portanto, defina um cronograma de publicação que seja fácil de manter. 

Passo 3: Crie sua marca

Que tal falarmos sobre o desenvolvimento de sua marca de podcast? 

Afinal, a marca é a primeira impressão que os novos ouvintes têm do seu podcast. Anote todas as dicas que vamos te dar! 

Dê um nome ao seu podcast

Não subestime o poder de um nome! Bons nomes devem ser fáceis de decorar e resumir o programa.

Por isso, separamos algumas diretrizes para escolher um excelente nome de podcast:

  1. Utilize quatro palavras ou menos;
  2. Mantenha-o sucinto e intrigante;
  3. Evite as palavras “O” e “Podcast”;
  4. Facilite a escrita e a pronúncia; 
  5. Escolha um nome que você goste de dizer em voz alta;
  6. Certifique-se de que não é de outra marca.

Escolha sua categoria

Existem muitas categorias de podcast para escolher: notícias, entretenimento, finanças e muito mais. 

Os ouvintes costumam navegar por essas categorias para encontrar novos programas, por isso é essencial escolher uma categoria que represente com precisão seu podcast.

Descrição

O processo de como produzir podcast é sério, assim como dar a devida atenção a descrição do seu programa. Afinal, é essa descrição que ajudará os possíveis novos ouvintes a darem o play. 

Dica importante: Apesar de cada plataforma de podcast ter um limite de caracteres diferente, considere entre 400 e 600 o ponto ideal. 

Além disso, lembre-se também que as plataformas de podcasts possuem motores de busca. Logo, é imprescindível incluir palavras-chave relevantes para que as pessoas possam encontrar seu programa ao pesquisar novos podcasts.

Por exemplo, se o seu podcast é sobre educação financeira, fale sobre isso na descrição.

Arte de capa

Como sua primeira impressão, sua arte de capa precisa ser bonita, se destacar e comunicar visualmente seu assunto. 

Aqui está tudo o que você precisa saber para criar uma capa para o seu podcast. 

Passo 4: Escolha um equipamento adequado

O próximo passo neste guia sobre como produzir podcast é provavelmente o que mais está te preocupando. Vamos discutir as ferramentas que você precisa para começar? 

Como você está no início, provavelmente não quer investir um valor alto em equipamento, e tudo bem. Mas, é preciso ter em mente que se o seu podcast não soar bem, ninguém vai ouvir por muito tempo. 

Portanto, ter o equipamento de podcast certo não é bom de se ter, é obrigatório

Você pode iniciar um podcast com apenas um smarthphone? Sim! 

Como os smartphones têm microfones, eles têm tudo o que você precisa para gravar áudio. Entretanto, o áudio pode não ter a melhor qualidade possível ou ser tão claro ou tão profissional quanto você gostaria.

Porém, existem vários aplicativos que você pode baixar que transformarão seu celular em um gravador de áudio de podcast:

Se você está disposto a investir um pouco mais, aqui nós temos uma lista completa de equipamentos que vão tornar suas gravações ainda mais profissionais.

Passo 5: Tenha um bom software para gravação e edição

Se gravar é uma dificuldade sua, nós podemos te ajudar nisso também! Aqui detalhamos todas as etapas de como gravar um podcast, desde o planejamento, até a edição, para você saber tudo o que precisa para iniciar.

Por isso, chegou a hora de escolher qual software de edição de som combina mais com o seu objetivo e necessidade.

Anchor.fm 

O Anchor é um aplicativo de criação e também uma plataforma de hospedagem dedicada exclusivamente à podcasts. 

Esse software é uma ótima escolha para pessoas inexperientes que querem uma plataforma completa. Porém, suas funcionalidades são limitadas para quem já tem mais experiência. 

GarageBand 

O GarageBand vem com todos os MacBooks e é bom o suficiente para a maioria das suas necessidades de edição de áudio. Ele permite gravar o áudio do microfone do podcast e salvá-lo como MP3.

Zencastr 

Zencastr é um aplicativo de gravação e edição popular de podcasts, e também o nosso preferido

Esse software de áudio é mais estável e com mais qualidade do mercado. Além disso, com ele é possível gravar episódios de qualidade premium sem ruídos de fundo e som nítido e possui diversos recursos úteis.

Passo 6: Decida sobre a hospedagem de podcast

Algo pouco conhecido para iniciantes é o fato de que podcasts não são enviados diretamente para plataformas como Apple Podcasts e Spotify. É necessário ter um software de hospedagem separado para seus arquivos de áudio.

Por isso, algumas plataformas em que você pode fazer isso são o próprio Anchor, Buzzprout, Transistor e PodBean.

Por exemplo, se o seu conteúdo estiver hospedado no Buzzsprout, você poderá enviar seu podcast para todos os principais diretórios diretamente do seu painel. É simples assim.

Passo 7: Divulgue seu podcast

Parabéns, você chegou no último passo de como produzir podcast! 

Chegamos na fase de divulgação, e aqui você vai precisar de um esforço extra, já que construir uma estratégia de marketing para o lançamento e divulgação dos episódios é fundamental.

Dica Importante: No dia de estreia do seu podcast, publique pelo menos três episódios de uma vez. Assim, você consegue fisgar a atenção do seu público e o deixar com gostinho de quero mais.

Além disso, outro motivo para se fazer isso é para ser notado pelas plataformas, como Apple Podcast e Spotify.

Se você lançar o programa com apenas um episódio, provavelmente não obterá os números de plays suficientes para entrar em listas. E fazer parte dessas listas te dá destaque e mais ouvintes chegaram organicamente para você.

Algumas outras ideias simples de marketing que podem te ajudar 

É importante que você peça para as pessoas ouvirem, assinarem e interagirem com o seu conteúdo.

Então, ao anunciar o seu podcast incentive seus assinantes a deixarem uma avaliação. Ter avaliações (e assinantes) no primeiro dia pode ajudá-lo a ser notado pelas plataformas também, aumentando suas chances de aparecer.

Outra dica legal de divulgação do podcast em redes sociais é usar pequenos trechos dos episódios em formato de vídeo para atrair seus seguidores. Peça para os seus amigos, familiares e conhecidos fazerem o mesmo.

Além disso, você também pode divulgar seu podcast através de um blog com os melhores momentos e transcrição de seus episódios para melhorar seu SEO e ser encontrado através de uma busca no Google.

Um episódio vai ter convidado? Aproveite o público dele para divulgar seu programa. E faça você mesmo o inverso, seja o convidado no programa de outra pessoa e divulgue o seu. 

Notas Finais

Chegamos ao final da jornada de como produzir podcast. Agora que você já sabe a teoria, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar.

Por isso, você pode criar um podcast de sucesso hoje mesmo! Nós já te explicamos como…

Mas aqui vai uma dica extra: comece coletando informações de podcasts que já estão fazendo o que você deseja fazer. Anote tudo o que achar necessário, formato, frequência de episódios, duração, estratégias de marketing etc. 

Se você já tem um microfone externo, ou até mesmo o seu smartphone, grave um pequeno episódio. Nele, apresente você e a ideia do seu programa.

Crie uma intimidade com o microfone, faça isso para se sentir à vontade para falar por um longo período. Depois, ouça a si mesmo. 

Você não precisa fazer upload de nenhum desses áudios, ou de um episódio na correria, mas é bom para praticar e se familiarizar com o processo.

Agora que você já sabe tudo que um iniciante precisa saber, é importante se aprofundar um pouco mais. Então, continue acompanhando o nosso blog e assine a nossa newsletter abaixo para não perder os próximos conteúdos!

A Era dos Podcasts: entenda o sucesso do formato

Podcasts estão em alta! E você provavelmente já sabe disso, certo? Aliás, esse crescimento começou antes de 2020. Porém, foi em 2021 que o formato explodiu. 

Hoje, 41% da população norte-americana com mais de 12 anos são ouvintes mensais de podcasts. Inclusive, só este ano, a indústria de podcast deve gerar por volta de US$ 1 bilhão em receita publicitária pela primeira vez. Impressionante, não é mesmo?

Não é à toa que os serviços de streaming de podcast estão disputando a melhor posição no mercado, competindo por direitos de exclusividade e por ouvintes que só se tornarão mais lucrativos à medida que os podcasts continuarem ganhando força.

Read more A Era dos Podcasts: entenda o sucesso do formato

20 estatísticas de podcast: a lista definitiva para 2022

A indústria de áudio cresceu significativamente ao longo dos anos. Não é à toa que as  estatísticas de podcast são impressionantes!

No ponto de vista do consumidor, o podcast é conveniente porque pode ser consumido realizando outras tarefas. 

Já no ponto de vista do criador, o podcast oferece a oportunidade de criar uma audiência fiel que pode ser convertida em clientes. Ou seja, uma oportunidade de crescer um negócio e ganhar dinheiro.

Read more 20 estatísticas de podcast: a lista definitiva para 2022

Como gravar podcast: o guia completo da Feedgurus

Como gravar podcast?“. Se você está se fazendo essa pergunta é porque chegou a hora: você está prestes a iniciar a jornada no universo do conteúdo em áudio. 

Felizmente, você não precisa ser um profissional, ter o melhor equipamento do mundo ou dinheiro para começar a gravar episódios.

Neste guia, vamos detalhar todas as etapas de como gravar um podcast, desde o planejamento, até a edição, para que você saiba tudo o que precisa para iniciar. 

Read more Como gravar podcast: o guia completo da Feedgurus

Podcasts de negócio: 3 melhores e como começar o seu

Os podcasts de negócio são uma ótima oportunidade para a sua empresa ter um canal a mais de marketing e aquisição de novos clientes.

O melhor de tudo é que essa forma de conteúdo não apenas ajuda você a obter leads mais qualificados, como também ajuda a propagar a cultura da empresa e a aumentar o nível de produtividade. E com a vantagem de não precisar se preocupar com grandes gastos.

Ou seja, é uma ótima estratégia de growth hacking.

Read more Podcasts de negócio: 3 melhores e como começar o seu

Capas para podcast: o guia completo da Feedgurus

Capas para podcast são as primeiras impressões que os ouvintes terão do seu conteúdo e o que você está querendo dizer.

Ou seja, ela é a primeira coisa que o público vai ver ao buscar por um determinado tema nas plataformas. Logo, é a sua primeira oportunidade de fisgar a atenção das pessoas. 

Não é à toa que as capas para podcast são umas das peças mais importantes para o seu sucesso: 62% dos novos ouvintes estão mais propensos a consumir o conteúdo se eles gostarem da capa.

Read more Capas para podcast: o guia completo da Feedgurus

Captação de áudio para podcast: 3 dicas para uma gravação de qualidade

O podcast é a mais nova ferramenta de mídia que os brasileiros adotaram em sua rotina. Através dele é possível se informar, aprender e ainda se distrair da correria do dia a dia.

Hoje o Brasil é o 3º maior consumidor de podcast no mundo e o 5º maior produtor de conteúdo dessa ferramenta.

Mas se engana quem acha que o podcast só surgiu agora. Eles existem desde meados dos anos 2.000, com o intuito de ser um novo formato dos programas de áudio. Porém, com o isolamento social em 2020, esse formato de mídia se tornou um sucesso. 

Read more Captação de áudio para podcast: 3 dicas para uma gravação de qualidade

Podcast para Edtechs: como e porque investir nesse formato

As edtechs são startups que usam ferramentas tecnológicas para criar novas soluções na área de educação completamente online.

Ainda que sejam empresas de um segmento relativamente recente, elas vêm ganhando um reconhecimento significativo no mercado.

Só em 2013, 108 edtechs foram abertas no Brasil e hoje (2022), esse número já bateu mais de 566 edtechs abertas e operando no país.

Read more Podcast para Edtechs: como e porque investir nesse formato

Podcast para Fintechs: por que investir nesse canal?

As fintechs são startups que buscam revolucionar o mercado financeiro usando tecnologias inovadoras. 

Apesar de terem chegado a pouco tempo no Brasil, já contamos com 1.264 fintechs atuando no mercado financeiro.

Com fácil adesão por seus processos menos burocráticos e tecnologias avançadas, essas ferramentas conquistam ainda mais brasileiros diariamente.

No ano de 2017 foi feita uma pesquisa pela MindMiners, em que apenas 27% dos respondentes usavam fintechs. Já em 2019 esse número foi para 55%. E esses números só estão crescendo.

Read more Podcast para Fintechs: por que investir nesse canal?

Estratégias para vendas com podcast: conheça esse canal de aquisição

Já sabemos que o podcast é uma tendência que veio para ficar e que já faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como usar essa ferramenta como estratégia para vendas e captação de novos clientes.

Com o boom dos podcasts no mundo inteiro, o mercado já entendeu que essa forma de comunicação é excelente e gera um contato interessantíssimo com o público. 

O Brasil tem números muito altos quando o assunto é o consumo de podcasts, e por conta disso, empresas como o Bradesco, a Mastercard e a Natura já se valem desse mecanismo para alavancar as vendas. 

Read more Estratégias para vendas com podcast: conheça esse canal de aquisição