como lancar um podcast

Como lançar um podcast: 8 passos para o sucesso

Agora que o planejamento do seu podcast está pronto é hora de colocar o seu show na rua. Mas aí vem a dúvida: como lançar um podcast?

É bem provável que você encontre algumas fórmulas prontas para lançar o seu podcast. 

Mas hoje vamos compartilhar algumas dicas que replicamos com nossos clientes, e que são chave para o sucesso do lançamento de um novo podcast.

É importante ressaltar que estamos partindo do pressuposto que você já tem os seus episódios gravados, capa do podcast pronta, e que o seu show já está cadastrado no Spotify e nas outras plataformas de streaming!

Com tudo isso no jeito, vamos ao que interessa.

1. Escolha seus principais canais de divulgação

O primeiro passo é escolher os seus principais canais de divulgação para o podcast.

A ideia aqui é focar nos canais que são fortes dentro do seu negócio. Se você tem uma excelente lista de emails, monte uma estratégia bem focada em emails. Se o Instagram é o seu forte, idem.

Um erro comum é tentar focar em vários canais ao mesmo tempo. Geralmente, isso pulveriza os esforços e reduz o impacto do lançamento.

Se quiser saber mais sobre como promover podcasts, confira nosso Guia de Como Promover Podcasts.

CTA Ebook Como Promover Podcasts

2. Tenha mais de um episódio pronto para lançar

Essa é uma boa dica: tenha mais de um episódio pronto para lançar. Aqui, temos dois lados:

1. Lance mais de um episódio! Foque em maximizar os plays e o tempo de reprodução logo na largada. É uma boa maneira de fidelizar a sua audiência e garantir que ela volte para os próximos episódios;

2. Tenha episódios prontos para as semanas subsequentes. Frequência é chave para o sucesso de podcasts! Não fique na mão caso convidados cancelem gravações, ou algum outro imprevisto aconteça.

3. Envie kits de divulgação para os seus convidados

Contar com seus convidados para aumentar o alcance do seu podcast é uma excelente estratégia.

Para isso, crie kits de divulgação com os principais links, informações, e cortes para facilitar o compartilhamento. Você já tem os materiais necessários. É só organizar em um email e enviar!

Bem fácil, não é mesmo?

4. Envie mensagens diretamente para pessoas-chave do mercado (e futuros convidados)

Para criar o primeiro impacto com um novo podcast, você precisa do maior alcance possível!

Muitas vezes, por ser um podcast novo, pode levar um tempo até o podcast chegue em pessoas-chave do mercado. Por isso, entre em contato direto com essas pessoas!

Como lançar um podcast envolve alinhar diferentes partes do todo, crie uma estratégia que faça sentido, com uma mensagem que gere impacto positivo.

Além disso, essas mesmas pessoas podem ser bons convidados para o show no futuro.

5. Reaproveite o podcast em outros formatos

Os famosos “cortes” de podcast ficaram famosos no Youtube. Mas eles são apenas a ponta do iceberg.

É possível reaproveitar os episódios do podcast em vários formatos. Você pode escrever blog posts sobre cada episódio, transcrever o áudio, criar cards para o Instagram, postar uma versão em vídeo no Youtube, e, claro, criar cortes que podem ser usados nas ações de promoção dos episódios.

6. Foque todos os canais e ações da sua empresa para o lançamento

Sabemos que é difícil parar tudo e focar em uma coisa só, com tanto conteúdo para compartilhar!

Mas considerando que é um novo canal, e esse é o seu lançamento, negociar um “modo 100% podcast” temporário é uma excelente estratégia para criar o impacto do lançamento do podcast.

Aqui vale tudo. Site, redes sociais, email, até alinhar com o time de vendas para que os vendedores comentem sobre o podcast as ligações de venda é válido!

7. Organize o seu calendário de ações pensando em 7 dias

Falamos muito sobre a “cauda-longa” em podcasts (uma ideia herdada do marketing de conteúdo em blogs).

Por isso, é importante pensar além do dia do lançamento. Idealmente, tenha tudo milimetricamente calculado para os primeiros 7 dias de vida do seu show.

Crie um calendário de ações, e espalhe essas ações ao longo da primeira semana, até o próximo episódio. Pense em como um lançar um podcast ao longo de vários dias, e não apenas pontualmente.

Assim, você consegue “emendar” a primeira semana de esforços com o próximo episódio, e se manter fresco na mente da sua audiência.

8. Defina as métricas de sucesso

Por último – mas não menos importante – defina as métricas de podcast que vão indicar sucesso para o lançamento!

Na maioria das vezes, optar por definir objetivos de downloads (ou plays/streams) não é uma boa ideia. Nós preferimos estabelecer métricas de consumo na largada – como Tempo médio de Reprodução e Taxa de Retenção.

Assim, você consegue entender melhor como as pessoas estão consumindo os episódios. Com esse aprendizado, otimizar temas, convidados, e formato.

E com o lançamento e os números iniciais, ter uma ideia mais clara de número de downloads, potencial de crescimento, e muito mais. E aí sim criar metas para os próximos episódios.

Nossa sugestão é utilizar a nossa plataforma de Podcast Analytics logo na largada. Lá você consegue acompanhar plays nas primeiras 48h, 7 dias, além de comparar suas médias de retenção, tempo de reprodução, e muito mais.

CTA Ebook Métricas de Podcast

Notas Finais

Espero que suas dúvidas sobre como lançar podcasts tenham sido sanadas!

O mais importante aqui é entender que não existem regras. Aqui temos uma estrutura fácil de replicar e que teve impacto positivo em todos os lançamentos que fizemos até hoje.

Mas o melhor é que existem muitas outras táticas que podem ser testadas, validadas, e replicadas!

Use essas ideias com base, e lance o seu podcast com sucesso!

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.