Você possui um podcast, cria excelentes conteúdos e gera awareness para sua marca. Mas como saber se você está na direção certa? Como qualquer projeto de marketing a resposta é: KPIs para podcast. Entenda os principais indicadores de sucesso do seu show.

Se você usa o podcast como estratégia de marketing de conteúdo, essas métricas podem ser uma chave para o seu sucesso.

Porém, existem tantos KPIs para podcast que alguns criadores ficam confusos sobre o que deve ser mensurado e como analisar esses dados.

Aqui, traremos para você as principais métricas, como eles podem ser úteis e quais os resultados que apontam para que você saiba como crescer seu podcast.

Mas, antes de tudo, vale a pena saber brevemente sobre por que essas informações são importantes.

Vamos lá?

Qual a importância das métricas para podcast? 

Métricas para podcast são importantes, pois auxiliam os criadores a melhorar seus podcasts com parâmetros de dados e não apenas em suposições.

A cultura atual da maioria das empresas é orientada por dados. E você também pode (e deve) ser data-driven com podcasts.

Esses indicadores auxiliam os podcasters a monitorar diferentes aspectos de seus shows. E podem servir para divulgar podcast para as audiências certas, entender quais conteúdos estão sendo engajantes e quais os próximos passos que podem trazer melhores resultados.

Analise todos os KPIs para podcast juntos

KPI (Key Performance Indicator) significa Indicadores Chave de Performance. Ou seja, é uma medida quantificável usada para avaliar o sucesso de uma organização, funcionário, etc. no cumprimento dos objetivos de desempenho.

No seu caso, é utilizada para avaliar o seu próprio podcast.

Mas antes de falarmos sobre os principais KPIs para podcast, você precisa estar ciente de que ficar obcecado por uma única métrica não é a melhor abordagem. O mais importante é olhar para o todo ao revisar seu painel analítico. 

A performance das métricas como um todo é o que vai indicar o desempenho de seu podcast.

KPIs sobre performance do podcast

Número de downloads únicos

Usar simplesmente o número total de downloads, no caso de um podcast, não é uma métrica muito exata sobre qual o tamanho de sua audiência. 

O número de downloads únicos é o KPI sobre performance mais preciso. E ele é mais parecido com o tamanho real do público do seu podcast.

Para que você obtenha os melhores resultados, suas estatísticas devem identificar e agregar unidades, por exemplo:

  • Se o mesmo episódio é baixado 10 vezes por 6 usuários no mesmo endereço de IP, ele deve contar como 6 usuários e 6 downloads;
  • Os endereços IP que baixam ou reproduzem excessivamente seu podcast em uma taxa inviável devem ser colocados na lista de bloqueados.
  • Os endereços IP de alta densidade (empresas, hotéis, etc.) devem ser colocados na lista de permissões.
  • Ocasiões em que a pessoa ouve o episódio aos poucos (da play, da pause e da play de novo) devem ser contados como um download só, mesmo que o ouvinte muda de espaço, como da casa para o trabalho.

Downloads por episódio

Uma das métricas para podcast mais utilizadas para entender como os episódios estão performando. 

Rapidamente, você percebe que alguns episódios são mais baixados do que outros. Tente analisar e dissecar a fórmula do que faz os seus episódios serem mais engajamento para sua audiência.

Aproveite também para revisitar esse KPI de tempos em tempos. Com o avançar de seu podcast, é possível que o número de downloads aumente conforme as pessoas acessarem seu episódio, e ele for descoberto por novos ouvintes.

Número de downloads de mês a mês

Meça a mudança no número de ouvintes de mês a mês para determinar o quão rápido seu podcast está crescendo. 

Naturalmente, novos podcasts verão os números cresceram de maneira mais veloz que, eventualmente, deve se nivelar. Mas fique atento a isso para perceber se não está perdendo ouvintes a longo prazo.

Número de inscritos

Quem está preocupado em como crescer podcast com KPIs, precisa ficar atento ao número de inscritos.

Porém, esse não é um número fácil de obter. É complexo para as plataformas de hospedagem de podcast determinarem como os usuários se comportam em seus aplicativos de podcast.

Por outro lado, o crescimento constante de novos inscritos é parte fundamental para o Apple Podcast Algorithm, por exemplo, colocar um podcast em uma posição mais alta em suas classificações. 

A melhor estimativa do número de assinantes que as hospedagens de podcast estão fornecendo é, na verdade, uma contagem dos clientes únicos que baixam seu feed em um dia.

Número de inscritos mês a mês

Se você utilizar os números fornecidos pela plataforma de hospedagem de seu podcast, você precisará medir as mudanças no número de inscritos de mês a mês.

Assim, você terá uma percepção mais completa da velocidade com a qual sua base está crescendo.

KPI sobre geografia da audiência

Conhecer sua audiência é fundamental, porque indica quais conteúdos serão mais relevantes para eles. Além disso, você pode ter mais certeza sobre quais patrocinadores e anúncios trazer durante seu show.

Localização de inscritos e ouvintes

Muitas plataformas que apresentam as principais métricas de podcast incluem a localização de seus ouvintes e inscritos.

Utilize essas informações para engajar sua audiência e encontrar novas oportunidades para divulgar seu podcast. Esses dados podem, inclusive, ajudar você a marcar eventos presenciais.

KPIs sobre comportamento do conteúdo e dos ouvintes

Entre os KPIs para podcast, esta categoria é uma das mais importantes, porque conhecer o comportamento de seus ouvintes é crucial para o crescimento do seu show.

Sempre que começar um novo episódio, é importante que você tenha uma persona ouvinte elaborada. Conforme seu número de ouvintes crescer, vai ser mais fácil verificar se você está atraindo as pessoas com quem quer se conectar.

Utilizando os KPIs para podcast abaixo, você pode tomar decisões mais certeiras sobre o futuro de seu show.

Total de Plays

Uma das métricas mais importantes para todo podcaster é o número de plays seu show reúne. Em outras palavras, é a métrica que diz quantas pessoas ouviram seu episódio.

Aqui é possível você separar por episódio, temporada, mês, ano, ou até mesmo verificar quantos plays totais o seu podcast possui. Assim é fácil de identificar os melhores episódios para depois entender porque performaram tão bem e como pode replicar.

Além disso, é possível fazer projeções de crescimento para os próximos períodos determinados ou testes e façam sentido com sua estratégia.

Melhores episódios

Acompanhar os conteúdos que melhor performaram te diz exatamente o que engaja sua audiência. 

Ou seja, se foi um conteúdo que pode ser atualizado, faça isso regularmente. Se certos convidados renderam mais, convide eles novamente ou traga novas pessoas parecidas. 

Fonte dos plays

Entenda como seu podcast é escutado. Conhecer a fonte dos plays significa saber se onde vieram os ouvintes, por onde eles te ouviram.

Rastreie os plays diretos, os plays por meio de players incorporáveis e os plays por meio de seu feed. Compreender o comportamento do usuário ajudará no foco para suas estratégias de crescimento.

Além disso, procure identificar, dentre esses plays, quais são recorrentes e quais são novos. Assim, você consegue mensurar a recorrência de ouvintes e o quão atrativo é o seu show para novos ouvintes.

Dispositivos e aplicativos

Geralmente, a maioria dos provedores de métricas oferece informações sobre os dispositivos e aplicativos que sua audiência utilizou para ouvir seu podcast.

Sabendo quais são os principais apps para seu público, você pode checar como seu podcast aparece por lá e explorar oportunidades para engajar com seus ouvintes e aumentar ainda mais sua audiência.

E ter os dados dos dispositivos mais populares pode te ajudar a entender a condição financeira de seus ouvintes.

Retenção de ouvintes

Quando o assunto é como crescer podcast, a retenção de ouvintes é mais um tópico fundamental.

Rastrear quantos ouvintes retornam para o seu podcast e para o seu site traz muitas informações sobre o engajamento da audiência.

Se sua retenção é baixa, você pode implantar técnicas e estratégias para aumentar o envolvimento do usuário e melhorar a retenção.

KPIs sobre engajamento

Se engajamento é uma palavra de ordem neste formato de conteúdo, não poderiam faltar os KPIs para podcast sobre ela.

Atingir um alto nível de engajamento é crucial, ele permite que você se conecte muito melhor com sua audiência. E, com o tempo, você terá maior facilidade para converter seus ouvintes em clientes realmente satisfeitos. 

O melhor é que muitos elementos auxiliam no engajamento do público e você pode planejar seus episódios para ir além e melhorar ainda mais essas métricas de podcast.

Para mensurar mais precisamente o engajamento, é importante ter um site para o seu podcast e utilizar o Google Analytics.

Visitas ao seu site

Idealmente, quando você lança um novo episódio, isso deveria aumentar o tráfego para o seu site.

Somado a isso, para ter certeza de que este tráfego está vindo do seu podcast, é importante que você prepare um link de redirecionamento específico para contabilizar. E, para que os links sejam únicos, mencione ele apenas durante os episódios.

Backlinks

Você sempre quer que pessoas sejam linkadas de volta ao seu site já que você não tem como rastrear os links que direcionam diretamente para seu podcast.

Algumas vezes, as pessoas criam links para o seu programa no site de hospedagem de podcast. E é importante que você saiba que esses links não constroem sua reputação.

Taxa de bounce

As métricas para podcast que medem a taxa de bounce informam qual a porcentagem da sua audiência abandonou seu site depois de visitar apenas uma página.

Idealmente, seu objetivo é que o público clique em diferentes campos de seu site, assim, é indicado ao Google que o site possui muitos conteúdos valiosos. 

Para estimular os usuários, promova outros posts dentro de seu site.

Tempo passado no site

Outro KPI para podcast que você não deve ignorar é o tempo que os usuários passam em seu site durante uma visita completa.

Se você construir um site usando uma combinação de episódios incorporados e transcrição, a métrica de tempo de estadia no site pode ser muito alta, caso as pessoas escutem os episódios pelo navegador.

E se você quiser mais dicas sobre o assunto, confira nosso texto sobre como analisar a performance do podcast!

Notas finais

Para desenvolver um show de alta qualidade, não deixe de pensar nas métricas para podcast. Elas indicam direções que você pode tomar para elevar o nível do seu conteúdo e engajar mais os ouvintes.

Para te ajudar com isso, verifique os diversos KPIs para podcast. Existem aqueles que facilitam a observação da performance, da audiência, do comportamento dos ouvintes e engajamento.

Se você está pensando sobre como crescer seu podcast, dados podem ser a principal estratégia.

Quais KPIs você mais utiliza para analisar seu podcast? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!