fbpx
marketing de conteúdo

Por que usar podcast como estratégia de marketing de conteúdo?

As perspectivas sobre marketing têm mudado constantemente nos últimos anos e a forma de consumir conteúdo não é mais a mesma. Com tantos formatos disponíveis, decidimos responder a pergunta: por que usar podcast como estratégia de marketing de conteúdo?

O esforço em elaborar estratégias de conteúdo para marketing tem sido potencializado, porque impulsionam uma diversidade de resultados, como:

  • Desenvolvem awareness sobre sua marca;
  • São soluções efetivas para marketing digital;
  • Permanecem ao longo do tempo;
  • Educam sua audiência;
  • Fortalecem a relação com os clientes;
  • Geram leads para sua empresa.

Quando o assunto é marketing de conteúdo, muitas pessoas pensam primeiramente em blogs, vídeos, redes sociais e e-books. E por mais que sejam ótimas modalidades, existe um universo muito maior, com diversas vantagens incluídas, para você explorar.

Usar podcast como estratégia de marketing para sua marca ou empresa é uma oportunidade muito vantajosa. Os canais de distribuição não param de crescer, demonstrando que prospects estão consumindo este tipo de conteúdo.

Antes de falarmos especificamente sobre podcast e o novo marketing de conteúdo, vale a pena pensar em como os meios digitais influenciam a relação entre consumidores e marcas.

Vamos lá?

O consumo e a criação de conteúdo digital

As transformações nas relações entre consumidores e marcas potencializadas pelos meios digitais deixam uma coisa clara: todos são criadores de conteúdo.

Essa é uma lógica que todas as empresas precisam entender. A comunicação com consumidores já não é pautada pelo “anúncio” ou pela informação focada em vendas e que não valoriza a resposta do público.

Sua empresa é uma creator como todos os outros usuários de qualquer plataforma!

Com a valorização da experiência do usuário por meio do desenvolvimento de algoritmos do Google e das redes sociais, fica perceptível que o foco das empresas deve ser conteúdo digital de qualidade.

Mas com a velocidade em que as mudanças ocorrem neste meio, uma pergunta é fundamental: como continuar inovando e se mantendo relevante?

E a resposta não é tão complicada: prestando atenção nos novos hábitos de consumo, com outras palavras como e onde as pessoas estão consumindo conteúdos relevantes.

Um novo cenário se estabelece para o marketing de conteúdo. 

Estratégias como blogs, e-books e white papers não vão ficar para trás. Mas não serão a única abordagem e servirão de inspiração para a criação de novos formatos de conteúdo que estão sendo buscados pelos consumidores.

Isso significa explorar diversas possibilidades, como live streaming, gaming, artigos exclusivos e, claro, áudio marketing.

O que nos leva para a relação entre podcast e o marketing de conteúdo!

Podcast como estratégia de marketing de conteúdo

Quem sabe o que é podcast, entende que existem muitos motivos para optar por este formato entre todas as estratégias disponíveis para marketing de conteúdo atualmente.

Primeiro, são aproximadamente 1 milhão de podcasts indexados no Google. Enquanto blogs representam mais de 600 milhões de resultados e canais no YouTube mais de 31 milhões.

Isso significa participar da construção de um modelo, que está crescendo cada vez mais.

Segundo, criar um podcast envolve dialogar com uma audiência muito qualificada e engajada. Você sabia que 98% de ouvintes escutam o episódio até o final?

Terceiro, os baixos custos para começar e a facilidade de criar um podcast fazem deste formato uma aposta certa!

O Spotify tem investido muito neste tipo de conteúdo, deixando ainda mais óbvio o estreitamento entre podcast e o novo marketing de conteúdo.

A principal força dos podcasts está no modo direto e conciso pelo qual as marcas podem agregar valor à sua audiência. 

Na cultura dinâmica e sob demanda que vivemos hoje em dia, a produção deste tipo de conteúdo facilita contar história a qualquer hora e em qualquer lugar. Assim, você estabelece autoridade em seu setor e faz sua marca presente de forma duradoura.

A chave é a comunicação.

Podcasts são uma ótima estratégia para comunicar ideias, produtos e informações para um público nichado, mais qualificado e interessado.

Se você ainda não está convencido, continue a leitura e vamos responder a principal pergunta!

Por que usar podcast como estratégia de marketing de conteúdo?

A resposta é simples: facilidade de consumo; branding; geração de leads; educação do mercado e fortalecimento de uma relação mais rica e profunda com seu público.

Além disso, você pode usar seu podcast para estimular o engajamento da audiência e de prospects fornecendo um e-mail para que respondam diretamente sobre o conteúdo. 

E, assim, montar uma base para outros usos, como divulgar seu podcast com e-mail marketing ou se inspirar nas respostas para pensar em temas para os seus episódios.

Você também pode facilmente integrar seu podcast nas redes sociais de sua marca. E melhorar o alcance de seu blog com conteúdos para quem prefere áudio e com cross media.

Uma das ferramentas que mais chama a atenção é o RSS, que serve para as pessoas se inscreverem, para colocar o podcast no Spotify e em outras plataformas e para que o público receba notificações.

Por fim, se seu desejo é criar uma conexão mais pessoal com seu público, usar seu podcast como estratégia de marketing é ideal, porque formatos em áudio carregam as emoções por trás das palavras.

Seja qual for sua empresa, usar podcast como estratégia de marketing de conteúdo será uma ótima ideia. Inclusive, já falamos aqui até sobre podcast para startups

De maneira resumida, aqui estão alguns prós de produzir um podcast para sua empresa:

  • Engajar uma audiência cativa;
  • Aumentar o awareness de sua empresa/marca;
  • Manter a conexão de seu público com a marca oferecendo conteúdos regulares;
  • Aumentar seu alcance com engajamento e divulgação em redes sociais;
  • Aumentar as chances de ter sua marca encontrada;
  • Melhorar seu SEO com a distribuição por feed RSS.

O melhor é que existem muitos tipos de podcast para usar como estratégia de marketing. 

Então, você pode ter certeza de que encontrará um modelo que melhor representa sua marca e se conecta com seu público.

Começar um podcast não requer muito dinheiro, mas exige dedicação e entusiasmo para desenvolver conteúdos constantemente. Se feito com qualidade, um podcast pode expandir sua esfera de influência para um público altamente engajado, realçando sua marca online.

Ou seja, hoje, podcast e marketing de conteúdo andam lado a lado. E a gente te ajuda a saber como criar um podcast do zero!

Notas finais

Falar sobre podcast e o novo marketing de conteúdo é fundamental! 

O modo como as pessoas estão consumindo conteúdo influencia diretamente no modo com as empresas devem elaborar suas estratégias de marketing.

O estímulo para o awareness de sua marca, a permanência de conteúdos, a geração de leads e o fortalecimento das relações com seus prospects devem ser pontos principais de sua atenção.

Por ser um formato crescendo potencialmente, não há dúvidas do por que usar podcast como estratégia de marketing de conteúdo.

Além de uma competição menos acirrada em comparação a blogs, por exemplo, este tipo de conteúdo permite a conexão com uma audiência engajada e apresenta baixos custos para ser implementado.

E você consegue fortalecer e enriquecer a relação com seu público, além de facilitar o compartilhamento de seus conteúdos e potencializar o alcance de sua marca.

Você já utiliza podcast como estratégia de marketing? Compartilhe sua experiência nos comentários!

E você pode acompanhar as novidades da Feedgurus também pelo nosso Instagram.

Leave a Reply