Se você busca aumentar a relevância do seu conteúdo, precisa saber analisar a performance do podcast! É a melhor maneira de melhorar seu show e fazer com que ele cresça cada vez mais em números e qualidade.

Muitos criadores ficam em dúvida sobre o que levar em conta para aprimorar seus podcasts. Saber o número de ouvintes já é um desafio, entender o que engaja ou não é ainda mais e encontrar a solução de problemas específicos parece quase impossível.

Mas não precisa ser assim. A adição de gráficos que representam as métricas dos dados do Spotify Podcasters no Anchor tornou mais fácil entender quais os comportamentos do público após iniciar um novo episódio.

Analisar a performance de seu podcast por meio de métricas é a melhor estratégia para entender quais os assuntos e segmentos de um episódio atraem mais a audiência.

Dessa forma, sua análise ficará muito mais objetiva e será possível fazer alterações em seu conteúdo sabendo mais sobre por que certos comportamentos estão acontecendo.

Cada show vai apresentar seus dados de podcast de uma maneira única, mas é possível entender o funcionamento desses gráficos para que você tenha autonomia para analisar o seu próprio podcast e tomar boas decisões!

Vamos lá?

Como analisar a performance do seu podcast

A melhor maneira de analisar a performance do seu podcast é conhecendo algumas das principais tendências nos gráficos de métricas de performance.

Separamos aqui os principais exemplos para que você possa usar na sua análise.

Quedas de escuta

retenção de podcast

Ao observar os dados de podcast, é possível observar a taxa de retenção de ouvintes ao longo de um episódio específico. 

É comum que apareçam algumas quedas em determinados pontos. E elas, geralmente, estão relacionadas aos pontos em que você está fazendo alguma propaganda ou falando sobre um anunciante.

Utilize a estrutura de seu podcast como mais um elemento de sua análise para facilitar suas observações.

Se você reparar, elas não representam o abandono do episódio por parte do público, porque o gráfico volta ao normal. O que essa curva simboliza é que seus ouvintes provavelmente estavam passando essa parte.

Sobe e desce

avg listen time podcast

A performance do podcast no que se refere à retenção é medida em porcentagens. 

Isso quer dizer que você vai ver o gráfico sempre em relação ao número total de pessoas que em algum momento apertaram play. 

Caso você tenha acabado de criar um podcast ou ainda não possua uma grande base de ouvintes, as nivelações do gráfico vão ficar muito mais demarcadas. Porém, conforme sua audiência crescer, é comum que fique mais suavizado.

Quedas bruscas durante a INTRO ou OUTRO

Analisar a performance do seu podcast é importante, porque pode trazer soluções muito proveitosas para o seu show.

Um dos modos mais simples de entender isso é na INTRO e OUTRO. O gráfico acima, por exemplo, demonstra uma queda na retenção de ouvintes ainda durante os minutos iniciais.

Para solucionar esse problema, você pode comparar a performance do podcast em outras temporadas ou episódios que possuem introduções diferentes.

Pense no que você pode aprender com essa comparação e o que representa a queda na retenção. Uma INTRO mais curta faz com que seu público permaneça mais? Alguma informação não foi passada que em outro caso ajudou a segurar o público?

Não esqueça que a abertura e o encerramento de seu podcast são pontos cruciais para o engajamento.

Grandes quedas repentinas

É possível que você perceba uma queda abrupta na performance do podcast em algum momento do episódio.

Se isso acontecer com você, é necessário conferir se os outros episódios apresentam métricas parecidas ou é um caso único.

Se é um caso isolado, escute mais uma vez o episódio que você disponibilizou e procure entender o motivo. Diversas causas podem gerar uma queda, por isso a importância de analisar os dados de podcast. 

Se a queda é no início, você pode ter começado agora e as pessoas ainda estão apenas testando seu conteúdo, por exemplo. Assim, é provável que isso pare de acontecer conforme você crescer.

Também pode ter ocorrido algum problema de qualidade de som, na hora de gravar ou editar, que resultou no abandono do episódio ou fez com que os ouvintes pulassem essa parte.

Comparando dados de podcast de diferentes episódios

Para analisar a performance do seu podcast, uma das melhores estratégias é observar os dados de episódios similares. Assim, você consegue encontrar as pequenas diferenças que representam as preferências e gostos do seu público.

Para que isso funcione, é necessário que sejam episódios do mesmo podcast e que você mantenha certas constantes para poder analisar. Por exemplo, manter temáticas, assuntos e convidados similares permitem avaliar certos fatores como retenção e total de plays.

Observar as semelhanças e diferenças na performance do podcast entre episódios é um ótimo jeito de saber o que está funcionando e o que não está funcionando para seus ouvintes. E encontrar as respostas sobre o que você precisa mudar.

Quanto mais episódios e métricas você tiver, mais fácil será analisar a performance do seu podcast e os insights e resultados ficarão mais completos. Com isso, você também fica muito mais tranquilo para testar outros conteúdos e formatos!

Notas finais

Analisar a performance do seu podcast é uma passo fundamental se você deseja crescer o seu show e, inclusive, ganhar dinheiro com ele.

Conhecer a maneira como os gráficos se comportam é a melhor estratégia para avaliar com o que o seu público mais engaja e o que mais os afasta dos episódios.

Dessa forma, você utiliza os dados de podcast para tornar o seu show cada vez mais completo.

Você já utiliza métricas para aprimorar seu podcast? Conte pra gente um pouco da sua experiência nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!