fbpx
intro e outro

Intro e Outro: como criar abertura e encerramento para podcasts

INTRO e OUTRO são partes fundamentais na hora de estruturar um episódio de podcast. Por isso, decidimos trazer algumas dicas de como criar abertura e encerramento para podcasts.

Basicamente, a Intro é responsável por introduzir seus ouvintes ao conteúdo do episódio. E a Outro é o convite para que eles continuem acompanhando os episódios futuros.

É importante lembrar que cada novo episódio que você solta pode ser o primeiro que alguém está escutando. E você tem poucos minutos para engajar ele e fazer com que fique para o resto do conteúdo.

Além disso, todos os episódios são uma nova chance para converter os ouvintes em assinantes.

Dito isso, é hora de nos aprofundarmos na Intro e Outro para podcasts.

Vamos lá?

INTRO

Uma boa introdução para podcast define o tom do programa e do episódio em si. 

Como dissemos antes, esta será a primeira impressão para diversos ouvintes. E eles provavelmente já possuem uma grande lista de outros conteúdos que pretendem escutar.

Ou seja, convença eles a ficar já nos primeiros 5 minutos. Deixe claro o que eles têm a ganhar e que estão diante de um podcast de alta qualidade.

Por que o seu podcast é interessante? O que ele vai agregar ao ouvinte? Qual o seu diferencial?

Algum motivo levou aquela pessoa a dar play no seu conteúdo, seja para se entreter, aprender ou se informar. Saiba as motivações do seu público para procurar seu podcast.

Para responder essas perguntas e manter tanto seus ouvintes fiéis quanto quem está chegando pela primeira vez engajados, aqui vão alguns tópicos que você pode trazer durante a Intro.

O que não pode faltar na INTRO

Não há uma fórmula para Intro e Outro, você pode (e deve) usar de toda sua criatividade e personalidade nestes momentos. 

Até porque você quer que seu podcast se destaque diante dos outros.

Uma boa forma de já chegar chegando é iniciar o episódio com sua vinheta para podcast, isso vai fazer com que a identidade de seu show fique marcada logo de cara, o famoso Sonic Brand.

Tocada a vinheta, aqui estão alguns pontos que sugerimos não deixar de fora ao fazer sua introdução para podcast:

  • Seu nome: é importante dar um nome a voz que seus ouvintes estão escutando, mas você pode se apresentar como quiser.
  • Nome do podcast: essa informação não é tão óbvia quanto parece, apresentar o podcast em cada episódio é importante para situar o público.
  • Tema do podcast: sobre o que você fala na maioria dos episódios? Todo mundo quer saber disso!
  • Com quem você está falando: especifique o público principal de seu podcast, se ele traz informações para quem trabalha com marketing de conteúdo, é fundamental que as pessoas saibam disso ao chegar.
  • Tema do episódio: aqui você vai definir (brevemente) o que os ouvintes vão encontrar no episódio que acabaram de começar a escutar.

Esses tópicos são importantes, mas mais do que apresentar seu podcast, você precisa convencer as pessoas a ficar.

Por isso, logo nos primeiros minutos já introduza qual é a questão principal do episódio e como ele vai responder.

Se você disse que o tema do podcast é marketing de conteúdo e o do episódio é criação de blog, ofereça algumas perguntas, como “você já teve dúvidas sobre quais plataformas utilizar para seu blog e como dar os primeiros passos?”.

Em seguida, você oferece as respostas: “Neste episódio você vai ficar por dentro das características de cada plataforma e saber tudo o que precisa para tirar seu blog do chão”.

O seu objetivo durante uma introdução para podcast é convencer os ouvintes a escutar o conteúdo completo, no qual você vai conquistar todos eles de vez!

OUTRO

Chegando ao fim do episódio, o encerramento para podcast consiste em fazer com que as boas impressões que os ouvintes tiveram durante a Intro e o episódio permaneçam.

Um final ruim pode ser o suficiente para que muitas pessoas abandonem o podcast e não se tornem inscritos.

Mas fique tranquilo, porque isso é algo simples de fazer, tudo o que você precisa é agradecer ao público pelo tempo que gastaram com seu programa e gerar expectativas para o próximo episódio.

É aqui, também, que você pode aproveitar para fazer algum pedido para os ouvintes, seu Call to Action.

Nos mesmos modelos da Intro, existem certos tópicos que você pode incluir.

O que não pode faltar na OUTRO

Mais uma vez vale lembrar que o seu encerramento para podcast é seu. Isso quer dizer que você deve personalizar e mudar a estrutura da maneira como achar melhor.

O que trazemos a seguir são alguns pontos que podem fazer sua Outro ficar mais efetiva:

  • Agradecimento: cada um dos ouvintes escolheu ficar com você por todo o tempo do episódio.
  • Referências: fale onde as pessoas podem encontrar as referências, os links, os textos, as imagens que te ajudaram a montar o episódio. Se você tem um blog ou site, passe o endereço.
  • Expectativas do próximo episódio: o que seu público vai encontrar no próximo episódio e por que é imperdível?
  • Passe apenas uma plataforma para te encontrar (seu site): não vale a pena passar todos os perfis online, e-mail e Patreon. Indique o seu site e coloque todos esses outros links para serem encontrados lá!
  • CTA (chamada para ação): ao fim do episódio, você pode pedir para que seus ouvintes realizem alguma ação. Mas não vá com muita sede ao pote, é importante trazer apenas um CTA, senão as pessoas vão preferir não fazer nenhum delas.

Quando o assunto é CTA, defina qual vai ser a sua chamada e se atenha a ela. Algumas opções de CTA de encerramento para podcast são:

  • Assinar o podcast;
  • Compartilhar o episódio/podcast;
  • Avaliar o podcast;
  • Se inscrever na lista de e-mail (para gerar leads);
  • Fazer um download;
  • Se inscrever ou adquirir ingressos para um evento;
  • Participar financiamento coletivo, como Patreon.

Para te ajudar, você pode escrever as informações de Intro e Outro em seu roteiro do episódio. Assim, fica mais fácil de você lembrar de tudo.

E, claro, pela última vez no episódio, termine com sua vinheta para podcast!

Notas Finais

INTRO e OUTRO são partes fundamentais de seu podcast. Se o que vai conquistar seus ouvintes é o conteúdo, Intro e Outro vão fazer com que eles cheguem lá!

Uma boa introdução para podcast envolve apresentações (do apresentador, do podcast e do episódio). É nela que você faz o convite e oferece respostas para os anseios da audiência.

Já o encerramento para podcast pode ser muito bem aproveitado para oferecer as referências que você trouxe durante o episódio, uma bela despedida e fazer uma chamada para ação única.

Não existe fórmula mágica para nenhuma das duas etapas, os tópicos que trouxemos vão te ajudar, mas você deve sempre aplicar sua personalidade e criatividade.

Por fim, não se esqueça de usar sua vinheta para podcast tanto no começo quanto no final!

Quais são seus principais desafios em Intro e Outro? Você tem alguma dica para dividir também? Conte pra gente nos comentários.

E você pode acompanhar também as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram.