Muitos podcasters têm dúvidas sobre como escolher trilha sonora para podcast. Existem questões de direitos autorais e desconhecimento sobre onde encontrar músicas, temas e sons.

As trilhas para podcast são opcionais e alguns shows sequer as utilizam. Porém, se você busca por excelência e conteúdo dinâmico, faz total sentido usá-las.

É comum falarmos de identidade visual das marcas, certo? Mas e quanto a identidade sonora? Falamos disso no texto sobre Sonic Branding, com alguns exemplos do porque a lembrança de marca ser tão grande ao ouvirmos um determinado som.

Desenvolver uma identidade através de sons é um passo importante não só para a sua marca, mas para um podcast de alta qualidade. Afinal, é uma mídia sonora, não é mesmo?

Aqui, separamos para você algumas dicas sobre a trilha sonora de podcast que você pode usar e quais as melhores ferramentas para trilha sonora de podcast ao seu dispor.

Vamos lá?

Quais trilhas sonoras para podcast podem ser usadas?

Todo mundo está acostumado a ouvir diversos sons durante um podcast e trilha sonora é um ponto crucial, principalmente na Intro e Outro do seu show.

Na hora de escolher trilhas para seu podcast, é fundamental que você saiba se pode usar as músicas e efeitos sonoros selecionados. 

Nunca se esqueça de fazer essa verificação, principalmente se você pretende ganhar dinheiro com podcast.

Existem 3 alternativas mais comuns para conseguir trilha sonora para podcast com uso livre. 

1. Livre de royalties

Esse tipo de trilha sonora é adquirido por licenciamento. O que significa que você pode usar a música sempre que quiser durante o tempo definido pela licença.

Geralmente, as ferramentas para trilha sonora de podcast disponibilizam uma licença vitalícia, mas desde que você continue com sua assinatura.

Como as obrigações e direitos variam de caso a caso, é importante se manter atento às particularidades de cada plataforma.

2. Creative Commons (CC)

Nos casos de trilhas para podcast adquiridas por Creative Commons também existem particularidades. Mas, no geral, você recebe a licença para usar certas músicas ou efeitos sonoros de graça. Tudo o que você precisa fazer é dar os créditos para o compositor.

Entre as variações de cada licença, algumas apresentam permissões para uso comercial, outras não.

Ou seja, mais uma vez, preste atenção em cada caso.

3. Trilhas de domínio público

Existem diversos motivos para uma música se tornar de domínio público e a legislação varia entre países. Mas, toda trilha sonora nessa condição pode ser utilizada de graça.

Sua única atenção nesse caso deve ser acerca das versões. Algumas vezes uma música já faz parte do domínio público, mas novas versões ainda não.

E você pode encontrar um grande repertório no site oficial.

Nunca use músicas com direitos autorais

Por mais tentador que possa parecer, utilizar músicas com direitos autorais podem fazer seu episódio ser retirado das principais plataformas ou, até mesmo, todo o seu podcast.

Além disso, você pode receber multas.

Nenhuma música vale a pena esse risco e, caso você ache extremamente necessário, procure saber como adquirir a música sem infringir a lei.

Dito isso, vamos falando sobre as melhores ferramentas para encontrar as trilhas para podcast.

Ferramentas para trilha sonora de podcast

Existem dois tipos de trilhas e efeitos sonoros para podcast que você pode obter, aquelas que são gratuitas e aquelas que são pagas.

E vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Onde encontrar trilha sonora de podcast gratuita?

Existem pontos positivos e negativos em optar por trilhas para podcast gratuitas. 

O ponto positivo é óbvio: elas são grátis! Então, se você não tem muito dinheiro para investir neste momento ou ainda está começando a criar seu podcast do zero, é uma ótima alternativa.

O ponto negativo é que muitos outros podcasts podem acabar utilizando sempre as mesmas trilhas, o que não vai te ajudar a se destacar em meio à concorrência.

Aqui estão algumas ferramentas para trilha sonora de podcast gratuita:

  • Biblioteca de áudio do YouTube: são músicas e efeitos sonoros de graça para serem baixados diretamente da plataforma.
  • Coleção de sons do Facebook: sons e efeitos sonoros de graça direto da maior rede social do mundo, tudo o que você precisa é ter um perfil.
  • DigCCMixtr: músicas e efeitos sonoros gratuitos, sendo necessário oferecer créditos aos criadores e não é permitido uso comercial.
  • Incompetech: grande acervo de músicas gratuitas, você só precisa oferecer créditos ao site quando utilizar ou adquirir a licença.

Onde encontrar trilha sonora de podcast paga?

As trilhas para podcast pagas podem ser muito úteis, elas dão um tom mais profissional para o seu show, já que vai se tornar algo mais único, não encontrado em qualquer podcast.

Além disso, permite que você trabalhe com efeitos sonoros e músicas que estão “na boca do povo”, como vem acontecido com o Tik Tok.

Quando o assunto é trilha sonora de podcast paga, você pode optar entre:

  • Licença vitalícia, que você pode usar a mesma track por um longo período de tempo;
  • Assinaturas, que te oferecem acesso a catálogos com muitas opções de tracks;
  • Personalizadas: você pode procurar um estúdio para fazer trilhas originais especialmente para seu podcast.

Aqui estão algumas ferramentas para trilha sonora de podcast paga:

  • Shutterstock: catálogos de tracks de alta qualidade sem direitos autorais para serem usados para sempre com a licença (diversas opções de planos, licenças e pacotes com preços variados, incluindo opção de música individual);
  • Jamendo: coletânea de músicas e tracks livres de royalty e serviço de trilha sonora de podcast personalizada (aproximadamente 40 libras mensais ou custo individual por track);
  • Epidemic Sound: catálogo de tracks e efeitos sonoros constantemente atualizados (plano de um mês gratuito, mas aproximadamente 10 libras mensais no plano individual e 39 libras mensais no plano comercial);
  • Audioblocks: catálogo de músicas, efeitos sonoros e loops, em que você fica livre para baixar quantas trilhas quiser (aproximadamente 15,00 dólares mensais).

Além dessas quatro opções, existem diversas outras disponíveis online.

E se você quer saber ainda mais sobre o assunto, temos um guia completo sobre Design de Som especialmente para você!

Notas Finais

Um componente importante para seu show é a trilha sonora de podcast. Embora alguns criadores optem por não utilizar, é inegável a diferença que efeitos sonoros fazem. 

Ao escolher as trilhas para podcast que você vai usar, é necessário ter certeza de que elas estão livres de direitos autorais. 

Existem diversas ferramentas para trilha sonora de podcast que facilitam o uso de tracks e efeitos sem preocupações com direitos. Algumas delas são gratuitas, o que é um ótimo negócio. E algumas são pagas, oferecendo mais identidade para seu show.

Independentemente de sua escolha, tenha certeza de seu podcast vai ficar ainda mais completo e engajar ainda mais ouvintes com uma boa identidade sonora!

Você já usa trilhas em seu podcast? Qual seu lugar favorito para encontrar novos sons e músicas? Divida sua experiência com a gente nos comentários.

E você também pode acompanhar as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!