Sua marca tem um som próprio que quando as pessoas escutam identificam na hora? Se sim, você já está envolvido com sonic branding.

Embora não seja tão conhecida quanto identidade visual, a identidade sonora é muito importante para grandes e pequenas empresas.

Principalmente, em situações em que a visão não é o principal sentido, como durante podcasts.

Aqui, vamos te mostrar o que é sonic brand, seus pontos positivos, como criar sonic brand para sua marca e onde utilizar.

Boa leitura!

O que é Sonic Brand?

Como dissemos na introdução, Sonic Branding se refere aos sons ou músicas que são relacionadas diretamente a uma marca, um produto ou um serviço.

Ele consiste em uma sequência curta de sons elaborada para fazer com que sua marca seja identificada instantaneamente.

Esse reconhecimento não surge organicamente em consumidores e fãs. Na verdade, é desenvolvida pelas marcas como parte de sua estratégia de identidade.

Assim, você cria uma associação “óbvia” de determinado som com determinada marca. 

E faz com que sua marca seja reconhecida em situações que não contam com elementos visuais. Por isso, muitas pessoas trabalham Sonic Brand para podcast.

Diversas marcas e empresas gigantes já possuem Sonic Brands desenvolvidos, por isso você reconhece o “TuDum” da Netflix (que você consegue ler no ritmo); a música no começo dos filmes da Disney e o iniciar de um Mac da Apple.

O que é Sonic Brand, então? Uma camada a mais na experiência do seu público com a sua marca, que ajuda na conexão emocional e a fixar ainda mais na memória.

Se você ainda não possui uma identidade sonora, talvez seja a hora de criar uma!

Sonic Branding faz sentido para sua marca?

Por mais efetivo que o Sonic Brand seja, nem sempre é apropriado para todas as empresas. Então, antes de saber como criar Sonic Brand, é importante ter certeza de que faz sentido para o seu negócio.

Sonic branding será uma boa estratégia caso:

  • Sua marca use ou apareça em mídias visuais ou sonoras (vídeos para redes sociais, televisão, rádio, etc.);
  • Áudio ou vídeo sejam utilizados para promover sua marca;
  • Sua marca possua um podcast ou você apresente um podcast;
  • Você ou sua marca possuem produtos que seriam complementados por sons originais, como audiobooks;
  • O atendimento ao cliente utiliza música de espera.

É importante lembrar que sonic branding consiste de sons originais que foram desenvolvidos especificamente para sua marca. Optar por músicas ou sons genéricos não é a mesma coisa.

Como criar Sonic Brand?

A verdade é que não é fácil explicar rapidamente como criar sonic brand.

Se você deseja associar sua marca a um som específico, só dela, é necessário trabalhar com produtores musicais ou especialistas em sonic branding. Assim, você pode confiar que o sonic brand fará sentido com a identidade da marca.

E, mais do que isso, que a sua identidade sonora vai se ressaltar entre a grande massa de sons, barulhos e músicas que habitam, principalmente, o universo digital.

Apesar disso, existe uma dica fundamental que podemos adiantar sobre o processo de criação de seu sonic brand.

Antes de qualquer passo, você precisa ter completo entendimento dos valores e objetivos de sua marca. 

Para que a identidade de marca seja traduzida para o meio sonoro, é fundamental que esses valores estejam alinhados com os produtores e especialistas em sonic branding.

Onde utilizar Sonic Brand?

A maneira mais efetiva de utilizar sonic branding é de modo uniforme em todos os canais de marketing.

Marcas perspicazes incluem seus sonic brands em:

  • Músicas de espera, mensagens corporativas por áudio e chatbots;
  • Sites, landing pages, vídeos, webinars e conteúdos de som;
  • Conteúdos de vídeo para redes sociais;
  • Aplicativos e softwares;
  • Propagandas para televisão, rádio e mídias digitais.

Além disso tudo, um espaço muito produtivo para aplicar sua identidade sonora é seu podcast!

Muitas pessoas pesquisam sobre sonic brand para podcast, porque é o tipo de conteúdo que conecta seu público a sua marca de maneira natural.

Podcasts estreitam a relação da audiência com seu negócio, então, nada melhor do que trabalhar o seu sonic branding durante os episódios. É uma estratégia perfeita para fixar o som escolhido à sua marca!

Você pode ler mais sobre como divulgar podcasts e deixar seu Sonic Brand ainda mais presente na memória dos seus consumidores.

Notas Finais

Sonic Brand é uma maneira de trabalhar sons curtos e originais para desenvolver a identidade sonora de sua marca.

Essa estratégia funciona para a maioria das empresas, especialmente atualmente com mais conteúdos de áudio e vídeo.

Para quem está pensando em como criar Sonic Brand, é importante saber que você precisará entrar em contato com produtores musicais ou profissionais especialistas, além de contar com os melhores softwares de edição do mercado.

E é ainda mais fundamental ter os objetivos e valores de sua marca bem definidos para passar para os profissionais envolvidos.

Um bom sonic branding é utilizado de maneira uniforme nos diversos canais de comunicação. E pode ser aproveitado de maneira muito proveitosa caso sua empresa possua um podcast.

Por isso, faça questão de apostar em sonic brand para podcast!

Como sua empresa incorpora a identidade sonora? Você utiliza Sonic Brand em seu podcast? Conte pra gente e tire suas dúvidas nos comentários abaixo. 

E você também pode acompanhar as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!