O sucesso de seu podcast depende exclusivamente das estratégias que você executa para mostrá-lo para o mundo. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos o Guia completo de como divulgar podcasts!

O primeiro grande passo vem antes desta etapa: é fazer um bom conteúdo que vai conquistar o interesse dos ouvintes.

Como uma estratégia de lançamento – mas não uma regra – uma boa ideia é ter pelo menos 3 episódios gravados para lançar (ou o equivalente à 2 horas de play time).

Aqui a ideia é fidelizar o seu ouvinte, logo no começo!

Vamos começar a navegar no Guia completo de como divulgar podcasts da Feedgurus.

Vamos lá?

Como promover seu podcast com blog

O blog é a principal ferramenta do marketing de conteúdo, e sem dúvida alguma será a principal aliada para divulgar seu podcast.

O motivo de blog ter tamanha importância é simples: Otimização para os mecanismos de busca (ou SEO).

Afinal de contas, você está aqui lendo esse blog para aprender sobre podcasts, não é mesmo?

Por mais que sejam conteúdos completamente diferentes um do outro, eles podem e devem ser complementares. 

Infelizmente as plataformas de play de podcast não têm uma estratégia muito forte de ranqueamento própria. Por isso, usar os resultados orgânicos do Google é uma excelente estratégia para crescer o seu show.

SEO para podcast

O Google até fez alguns testes, mas atualmente não exibe podcasts como resposta para aquilo que você está procurando. Mas ainda existe uma maneira de você ranquear organicamente seu podcast na plataforma de busca mais famosa do mundo.

A solução de como fazer isso? Conteúdos otimizados para ranqueamento orgânico!

Vídeos cresceram absurdamente (vamos falar sobre isso logo mais) mas conteúdo escrito ainda é o forte do buscador.

Crie um blog para seu podcast e poste artigos/blog posts para cada um dos seus episódios com as principais keywords sobre o tema.

Os posts podem ser complementares ou um resumo do que foi debatido durante episódio, e aqui você pode ficar livre para fazer do seu jeito.

O ideal é focar no bom conteúdo e leitura, aproveitando para divulgar seu podcast – e ranquear no Google!

Transcrição do podcast

Uma solução engenhosa e ao mesmo tempo criativa para alimentar o seu blog é criar uma transcrição completa dos seus episódios.

A transcrição do podcast é o formato textual, palavra por palavra, de tudo o que foi falado durante cada episódio.

Transcrever seus episódios é uma maneira de tornar mais fácil o acesso de pessoas que querem um conteúdo mais rápido ou, simplesmente, preferem textos. Mas além disso, é possível se aproveitar das diversas palavras-chave inseridas nas falas do episódio de maneira natural.

Alimente seu podcast com conteúdos do blog e vice-versa

Se você já possui um blog, uma ideia inicial é transformar alguns de seus blog posts em episódios para podcasts.

Isso não significa ler o seu texto durante o episódio, mas reestruturá-lo de maneira com que possa se tornar um bom episódio para o seu show.

O mesmo pode ser feito no sentido inverso.

Muitas vezes, um assunto do qual você trata no podcast não é finalizado durante o episódio, ou ainda abre espaço para um subtópico. Então, você pode preencher esses espaços com textos em seu blog.

Incorpore o seu podcast embedando o Spotify

É essencial que você sempre coloque um link para seus leitores ouvirem o seu podcast ao fim de um blog post. Elabore sempre temas que se completam e ficará fácil de pensar quais episódios você quer linkar em seus blog posts.

Se você ainda não sabe como embedar o Spotify, a plataforma oferece um tutorial fácil para você conseguir fazer essa linkagem.

Desenvolva uma identidade visual

É fundamental manter a consistência de cores, fontes e elementos visuais entre seu podcast e seu blog.

Porque o blog é um meio visual, você pode incorporar mais elementos de design, mas tenha como inspiração a identidade que desenvolveu para sua capa, por exemplo.

Você quer ser identificado por sua audiência. E o uso de fontes e paletas de cores te auxiliam a alcançar esse objetivo, além de construir a imagem que você terá.

Você também pode elaborar botões e outros tipos de design para incluir em seu blog.

Facilite o compartilhamento em redes sociais

Fazer com que seu podcast seja compartilhado organicamente pelas redes é uma grande estratégia para se tornar mais conhecido.

E o blog pode ser um grande facilitador desse processo, uma vez que se torna mais fácil e prático de compartilhar em redes como Facebook e LinkedIn.

Para aprender ainda mais como usar o blog para divulgar o seu podcast, recomendamos esse post do nosso blog!

Promova seu podcast nas redes sociais

Redes sociais sem dúvida não poderia ficar de fora dessa lista, não é mesmo? Centro de todas as estratégias de promoção atual, social media é uma poderosa aliada para seu podcast.

São nessas plataformas onde as pessoas passam a maior parte do tempo quando estão em seus smartphones ou computadores e consequentemente o melhor lugar para chamar suas atenções. 

Já falamos mais detalhadamente sobre como divulgar podcast nas redes sociais, e agora vamos listar os principais pontos.

Respeite as particularidades de cada rede social

O primeiro ponto e talvez o mais importante é você entender onde está majoritariamente seus ouvintes.

Por exemplo, seu podcast pode ser sobre moda e seu público provavelmente estará no Instagram e Twitter, ou seu show pode ter um formato corporativo e LinkedIn será a plataforma ideal.

O ponto aqui é diferenciar os posts que você faz em cada rede social. Cada uma delas tem suas particularidades e você deve se adaptar a elas.

Isso significa que a maneira como você vai promover seu podcast no Facebook não é a mesma do Twitter, Instagram e muito menos do LinkedIn.

Procure aproveitar ao máximo das plataformas, seja com imagens, vídeos, textos curtos ou mais longos.

O mais importante é usar a criatividade para os diferentes formatos e planejar a sua estratégia pensando nisso!

Abuse da criatividade

Existem diversos formatos para divulgar qualquer coisa nas redes sociais. O que eu recomendo usar o máximo que conseguir, por tanto que não fuja do formato da rede social escolhida.

Você pode e deve usar vídeos, independente se você grava ou não seu podcast nesse formato. 

Caso não grave, você pode, por exemplo, usar o áudio com uma imagem estática de fundo, como a capa do seu podcast. Ou ainda criar um motion.

 Alguns exemplos de criativos bem legais são:

  • Highlighs e curtos trechos de um momento chave do seu episódio;
  • Foto do convidado com uma frase de impacto que ele tenha dito;
  • Trechos legendados;
  • Compartilhamento do blogpost.

Alimente a expectativa do público

Um dos conteúdos mais comuns para divulgar podcast é o lançamento de teasers e curiosidades do próximo episódio.

Pode ser uma breve prévia em vídeo, informações engraçadas em texto ou citações curtas do que será falado.

Cada rede social pede por um estilo.

E a antecedência com a qual você lançará esses posts é você quem decide!

Apoie-se nos convidados

Os convidados que você recebe em seu podcast podem te auxiliar além do conteúdo, mas no próprio alcance de seu show.

Peça para que eles compartilhem o episódio que participaram nas redes sociais. Assim, você pode ser conhecido por um público maior.

Você já ganha um bônus por ter seu podcast indicado por alguém em quem os seguidores já confiam.

Uma boa dica aqui, é já separar um pequeno trecho importante sobre sua participação. Desse jeito ele ficará mais propenso a compartilhar, uma vez que ele é o foco principal.

Crie posts sobre as tendências de seu nicho

Você não precisa fazer publicações apenas sobre seu podcast.

Dialogue com as tendências de seu nicho. Crie posts com notícias, vídeos, ideias ou até mesmo faça threads com novidades ou assuntos que estão em alta.

Outra ideia é promover seu podcast em grupos e fóruns sobre temas próximos ao que você fala geralmente ou tratou em um episódio específico.

Aproveite todos os seus perfis

Você tem mais de um perfil onde divulgar seu podcast. Além do perfil oficial do show, aproveite seu perfil pessoal e o perfil dos seus co-apresentadores.

Com isso, você consegue atrair as pessoas que já te acompanham para seu podcast.

E o inverso também pode ser feito. 

Você pode compartilhar seu perfil pessoal no perfil do podcast. Quem quiser saber mais do que você tem a dizer, pode acompanhar suas redes sociais.

Mas não misture as coisas! O perfil de seu podcast não é o seu perfil, então tente não fugir muito de seu nicho para não alienar seu público.

Sempre meça seus resultados

Uma última dica fundamental para quem vai divulgar podcast em redes sociais é sempre medir os resultados.

É imprescindível que você saiba quais estratégias estão funcionando e quais não estão. 

Você pode aproveitar os dados avançados de análise que algumas plataformas oferecem para que você entenda seus níveis de engajamento.

Fique à vontade também para sempre testar coisas novas, isso traz um bom aprendizado. E para abandonar as redes sociais ou ideias de posts que não trazem resultados.

Como divulgar podcast com e-mail marketing

O e-mail ainda é uma das melhores ferramentas do marketing e sem dúvida será fundamental para sua estratégia com podcasts.

Assim como os podcasts, as mensagens têm grande alcance, mas são pessoais. Com elas, você entrega uma novidade para grande parte de sua audiência como se estivesse falando com cada ouvinte.

Capriche na variedade de conteúdos dos seus e-mails

A frequência de envio de e-mails é você quem escolhe, mas é sempre bom começar aos poucos.

Muitas mensagens podem acarretar em descadastramentos. Mas menos mensagens do que o necessário não fortalecerão sua relação com os ouvintes e você pode ser esquecido.

O principal é que você consiga gerar valor para o seu podcast com e-mail marketing. Então, se não há nada novo ou específico para compartilhar, não envie uma mensagem.

Por outro lado, sempre há coisas novas nas quais você pode apostar. Por isso, separamos algumas dicas de conteúdo para promover seu podcast com email marketing:

  • Lembrete de novos episódios: é uma ótima estratégia para manter seu e-mail marketing ativo. Inclua uma chamada que deixe o ouvinte intrigado para escutar o episódio. E coloque links que funcionem para celular e notebook.
  • Sequência aos episódios: escreva um e-mail que traga atualizações ou dê continuidade aos temas que você abordou recentemente. E aproveite para linkar o episódio para quem ainda não ouviu.
  • Durante as pausas: no período entre temporadas ou episódios, você pode manter a expectativa. Compartilhe temas e assuntos que trabalhará no futuro. Mas cuidado com conteúdos aleatórios, é sobre seu podcast.
  • Ocasiões especiais: celebre com sua audiência! Você pode enviar uma mensagem especial para demonstrar sua relevância, seja ao atingir uma nova marca ou para convidá-los para um evento especial.
  • Exclusividades: ofereça recompensas ao público por terem confiado seus e-mails e tempo a você. Uma oferta exclusiva; um episódio especial por e-mail ou um convite para um grupo ou evento fechado.

Além de todas essas ideias, você pode também trabalhar com mensagens programadas a partir de ações dos ouvintes, como boas-vindas ao se cadastrarem, aniversário do podcast ou celebração de um ano de inscrição.

A partir daí, é só começar a escrever. E, se você tem dúvidas, a gente apresenta mais dicas.

Como desenvolver um bom e-mail marketing de podcast

Escolha um estilo de escrita que seja comum a você para construir o texto de e-mail marketing que irá promover seu podcast.

Evite emails genéricos.

É importante que o e-mail tenha uma conexão grande com o podcast em termos de escrita, linguagem e conteúdo. Portanto, usar seu próprio modo de falar é sempre uma ótima opção.

Dessa maneira, o ouvinte do seu podcast, e agora leitor do seu email marketing, se sentirá muito mais conectado com seu conteúdo e vai identificar na sua mensagem para ele, aquilo que ele já gosta no seu show.

Ferramentas para compartilhar e-mail marketing

Agora que você já sabe o que e como usar e-mail marketing para divulgar seu podcast, é importante conhecer as principais ferramentas para programar e enviar suas mensagens.

Essas ferramentas são basicamente softwares que ajudam no gerenciamento da lista de e-mails cadastrados e na automação dos envios.

Um bom adicional é que, muitas delas, incluem templates com ótimos designs para celular e desktop e ideias de melhoria no desempenho.

Organizamos algumas alternativas:

Recomendo a leitura desse outro texto, caso esteja buscando ainda mais detalhes de como divulgar podcast com e-mail marketing.

Como divulgar podcast com YouTube

Divulgar seu podcast com YouTube é uma ótima estratégia. Além de ser a segunda rede social mais utilizada no mundo, seu algoritmo é muito bem definido e com as tags e palavras-chave certas, você será bem recomendado.

Se você ainda precisa de mais um motivo: SEO. Você consegue aprimorar seu tráfego orgânico com as recomendações do Google baseadas no título e descrição.

Listamos algumas dicas para que você conheça as melhores estratégias de como promover seu podcast com YouTube.

Publique os episódios de seu podcast no YouTube

Uma estratégia prática é publicar seu podcast no YouTube.

Embora alguns criadores simplesmente postem o áudio com uma imagem estática ou gif, nem sempre essa ideia funciona.

Você precisa levar em conta o público da plataforma, que está procurando por vídeos.

Elabore maneiras únicas e convidativas de como seu podcast pode ser aproveitado ao máximo no formato audiovisual.

O que muitos podcasts oferecem é uma edição filmada do podcast para que o público possa ver o apresentador e o convidado. Algo que pode ficar ainda mais dinâmico com o uso de mais de uma câmera.

Publique vídeos curtos

Você também consegue bons resultados para seu podcast no YouTube lançando highlights e prévias, tanto de episódios passados como futuros.

Você pode criar trailers ou vídeos curtos com passagens marcantes para gerar expectativa na audiência e aumentar as chances de seu conteúdo ser compartilhado e conhecido.

Aproveite o SEO do YouTube

Você pode utilizar as principais estratégias do Google na plataforma do YouTube para fazer com que seus vídeos sejam mais facilmente encontrados.

Faça questão de utilizar sua palavra-chave no título do vídeo. Assim, o YouTube disponibilizará seu conteúdo nos resultados de busca.

Utilize essa mesma palavra chave, adicionando algumas variações, na descrição, porque a plataforma quer apresentar os melhores conteúdos sobre o assunto procurado.

Vale também nomear a sua imagem de capa do vídeo com palavras-chave que se destacam.

O uso do SEO é muito útil, porque o Google também inclui opções de vídeo em sua primeira página para encaminhar os usuários.

Faça boas capas de vídeo

Pode não parecer, mas o design das capas é um elemento importante no ranqueamento e alcance de seus vídeos.

Existe uma série de fatores os quais você pode se utilizar para divulgar podcast:

  • Cores complementares;
  • Incluir o seu rosto;
  • Seu logo;
  • Bons títulos (relacionados ao título do vídeo, mas diferentes).

Uma capa atraente é um diferencial para aumentar a audiência de seus vídeos.

Como promover seu podcast com mídia paga

Campanhas de mídia paga são a principal ferramenta do profissional de marketing moderno.

Se você quer acelerar o crescimento de qualquer canal, precisa testar, validar e escalar as plataformas pagas o mais rápido possível.

E com podcasts não é diferente.

Vamos navegar em algumas estratégias para você começar suas campanhas de mídia paga com o pé direito!

Crie segmentações inteligentes

A segmentação é a alma da mídia paga. É preciso encontrar o segmento de uma audiência que tem a maior probabilidade de se interessar pelo seu podcast.

Para isso, vamos começar entendo os seus próprios canais!

Você pode segmentar seus ads com dois objetivos:

  1. Distribuir o seu conteúdo para quem já conhece a sua empresa;
  2. Atrair pessoas similares às que já te conhecem.

Comece explorando os seus canais (como perfil do Instagram, site, e blog) e pensando em segmentações para remarketing ou públicos semelhantes (lookalike). 

Se você vai começar com Google Ads, use o Search Console para encontrar quais palavras-chave levam tráfego para o seu site/blog, e crie grupos de anúncio a partir daí.

Use trechos do seus episódios como criativo

O mundo digital está cheio de anúncios monótonos. Usando os próprios episódios do seu podcast você pode produzir criativos bem mais interessantes!

É comum em podcasts você abrir o show com uma frase marcante do seu convidado. Você pode usar o mesmo trecho para os seus anúncios, acompanhado de uma arte estática com legenda, um motion animado, ou o próprio vídeo do convidado, se possível!

Você pode fazer vários cortes, que chamamos de highlights, tanto seus quanto dos seus convidados, e usá-los como criativos da suas campanhas.

Não invista em todos os canais de uma vez só

Esse é um erro comum: testar todos os canais de uma vez só.

É pouco provável que você vá ter orçamento e analistas disponíveis para testar todos os canais de mídia paga de maneira satisfatória. Por isso, é importante priorizar e estruturar testes!

Comece com o canal que você tem mais familiaridade ou já validou. Depois que acertar a mão nesse canal, crie testes em outros. Quando validar um novo canal, passe para o próximo, e assim por diante!

Crie uma campanha ongoing para crescer seu podcast

É muito comum pensarmos em promover apenas novos episódios do podcast. Mas o segredo do crescimento contínuo do seu show é promovê-lo constantemente.

Por isso, uma boa ideia é criar campanhas de anúncios ongoing, ou seja, que não param nunca!

Reserve uma parte do seu orçamento e use os criativos com melhor performance para atrair novos ouvintes para o seu show. Aqui o ideal é usar públicos semelhantes e explorar novas palavras-chave!

Teste sempre!

Teste é a palavra de ordem quando falamos em mídia paga.

A performance é importante para que os seus gestores entendam a importância do canal. Por isso, estruture bem os seus testes, escolha a métrica-chave que vai indicar sucesso, e acompanhe os números muito de perto!

Além disso, não deixe de testar criativos. Entenda quais temas mais ressoam com a sua audiência, quais os formatos performam melhor, e o que está trazendo mais tração para o seu show. Depois, é só escalar os aprendizados.

Recomendo a leitura desse outro texto se você quer saber com mais detalhes e estratégias mais específicas de como usar mídia paga para promover seu podcast 😉

Como promover seu podcast com a ajuda de outros podcasts

Existem outras estratégias para tornar seu podcast conhecido, como divulgar podcast com a ajuda de outros podcasts!

Por mais estranho que possa parecer, você pode obter ótimos resultados.

Antes, vale a pena dizer que você também pode aproveitar aplicativos que agregam e reproduzem podcasts, assim, você faz seu show presente em espaços específicos para o público que já tem interesse.

Então, vamos lá, aqui estão algumas dicas para você aproveitar outros podcasts na divulgação do seu.

Anuncie em outros podcasts

Os podcasts que falam de temas parecidos (ou iguais) podem se favorecer mutuamente na troca de curtas chamadas promocionais durante os episódios.

Não se preocupe com a concorrência, cada podcast é único e a audiência não vai te abandonar porque encontrou um show parecido. Na verdade, há mais chances de escutarem aos dois.

Caso você prefira, ou seja necessário, você pode optar por pagar pelo anúncio como se fosse qualquer outra marca.

Seja pago ou não, faça questão de escolher um podcast que atrai pessoas com o mesmo interesse de seu público. Caso contrário, não trará resultados. 

Participe de outros podcasts e convide outros apresentadores para o seu

Não são só anúncios que podcasts podem trocar, mas também apresentadores convidados.

Assim como os artistas musicais fazem feats para se promover mutuamente, você pode fazer parte de um episódio de um podcast de seu nicho.

E por ser trabalhoso encontrar convidados, muitos criadores podem ficar contentes com o seu contato para participar. 

Você também pode fazer o contrário e convidar outros apresentadores para um episódio de seu podcast e pedir para que divulguem em suas redes sociais e em seus próprios shows.

Como divulgar podcast com mídias offline

Apesar de muitas pessoas ignorarem essa possibilidade, as mídias offline também podem ser uma boa estratégia para divulgar podcast.

Existem diversas alternativas, você pode produzir panfletos para distribuir em um espaço relacionado ao seu tema ou anunciar em uma revista.

A chave para o sucesso com a mídia offline é conhecer muito bem o seu público e ter atenção ao assuntos de seu nicho.

Além disso, você também pode optar pelo marketing de guerrilha, principalmente se possuir um baixo orçamento.

É definitivamente um diferencial, porque você precisa encontrar estratégias criativas, surpreendentes e não convencionais para atrair a atenção para seu podcast.

E isso pode ser qualquer coisa, seja um flash mob ou uma explosão de confetes. O importante é que seja público e que você saiba associar o acontecimento à sua marca.

Notas finais

Você se empenha em seu conteúdo para ser ouvido, então é importante saber como promover seu podcast.

Antes de começar sua divulgação, faça questão de apresentar pelo menos 3 episódios já disponíveis para que as pessoas possam conhecer melhor o seu podcast.

Existem diversas estratégias e lugares onde divulgar podcast, por isso, analise bem quais serão mais proveitosos para você.

Um blog post e uma transcrição de seus episódios podem ser boa alternativas no formato escrito e que impulsionam SEO.

Mas você também precisa estar presente nas redes sociais, mantendo-se atento às particularidades de cada uma.

Caso busque um crescimento mais veloz, as mídias pagas podem te ajudar com isso, mas sempre faça testes e, principalmente, acompanhe seus resultados.

Você também pode optar pelo YouTube para tornar seu podcast mais presente, a plataforma apresenta um ótimo tráfego e facilidades de SEO. E você tem muitas alternativas de conteúdo para divulgar seu podcast.

Fora tudo isso, existem mais opções que nem sempre são citadas, como aproveitar outros podcasts para divulgar o seu, trocando anúncios ou sendo um convidado em outro show.

E também a utilização de mídia offline que, dependendo do caso e do seu conhecimento sobre o público, pode render bons resultados.

Não há uma receita de como promover seu podcast, é necessário testar suas possibilidades e acompanhar o que surte resultado na audiência, mas essas dicas podem te ajudar a chegar lá mais rápido!

Você acha que deixamos alguma estratégia de fora? Faça sugestões e tire suas dúvidas nos comentários abaixo. E acompanhe as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!