fbpx
descrição para podcast

Como criar uma boa descrição para podcast

Quem é podcaster conhece a importância de saber como criar uma boa descrição para podcast. Por mais que não seja uma das etapas mais criativas, é fundamental!

Isso porque as buscas, sejam em plataformas agregadoras (como Spotify, Apple e Google), sejam em blogs e mecanismos de busca comum, são sempre feitas a partir de texto. 

Uma boa descrição de podcast é fundamental para que você possa ser indexado nos principais buscadores e, assim, seu podcast seja facilmente encontrado.

Aqui, vamos te mostrar como fazer uma ótima descrição para episódios e aprimorar ainda mais o alcance de seu show.

Boa leitura!

Qual a função da descrição para episódios?

Existem 3 principais funções de uma descrição para episódios:

  • Disponibilizar um resumo: tanto para os ouvintes que não escutaram saberem do que se trata quanto para quem já escutou lembrar do que foi falado.
  • Disponibilizar as referências: como você não pode colocar links ao longo do episódio, é na descrição que você vai trazer as fontes das informações, vídeos, imagens, produtos, contato de entrevistados, etc.
  • Conquistar novos ouvintes por meio das pesquisas em mecanismos de busca.

Enquanto as duas primeiras são focadas no público que já está acostumado com seu podcast, a terceira é focada em expandir seu show.

Por isso, não ignore esta última função. Uma descrição de podcast curta demais, que inclua apenas as referências, não vai te ajudar a crescer.

Como fazer uma boa descrição para podcast?

Existe uma estrutura de descrição para podcast que você pode seguir a cada novo episódio. Ela é apenas uma indicação, então, fique livre para adaptar tudo o que achar necessário!

Para que você não se perca, pense sempre em atender 4 tópicos principais em toda descrição:

  • Sinopse do episódio: em texto ou em lista.
  • Referências: todos os links e acessos para o que foi tratado no episódio.
  • Índice de assuntos: coloque a minutagem de cada tópico discutido no episódio, assim, o público pode encontrar mais rápido o que querem ouvir.
  • Blog post do conteúdo: desenvolva uma descrição do episódio em um texto longo, que possa abarcar diferentes pontos do que foi discutido. 

Se você tem dúvidas de como elaborar algum desses tópicos, vamos entrar nos detalhes de cada um a seguir!

Sinopse do episódio

Uma descrição de podcast eficiente começa com uma sinopse do episódio. Escreva poucos parágrafos (ou uma lista) que incluam:

  • O que foi discutido.
  • Quem foi o convidado.
  • Quais dúvidas e dores dos ouvintes podem ser resolvidas.

Seu principal objetivo aqui é convencer de que o conteúdo vai agregar valor para o seu público atual e potencial.

Por isso, seja convidativo, traga os pontos mais relevantes e engajantes de seu episódio.

Referências

É fundamental incluir as referências discutidas em sua descrição para episódios. Assim, os ouvintes podem encontrar todos os links com facilidade.

Ofereça uma lista com referências para:

  • fontes utilizadas por você ao criar o roteiro;
  • sites de anunciantes;
  • Produtos que foram falados;
  • Músicas, séries, reportagens, apps, etc.
  • Links para entrar em contato: site do podcast (é o principal, já que nele estarão suas outras informações), mas pode incluir e-mail, redes sociais, etc.

Mantenha essas referências organizadas e inclua um título antes de cada uma para que a audiência saiba sobre o que se trata.

E, como não são todas plataformas que aceitam HTML, é melhor que você inclua os links completos.

Índice de assuntos

Por mais trabalhoso que seja, incluir um índice de assuntos na descrição para podcast faz toda a diferença para seu público e para o seu show!

Eleja quais são as partes mais marcantes do episódio e adicione a minutagem, caso os ouvintes queiram ir direto ao ponto.

Potenciais ouvintes também podem encontrar algo que estão buscando e começar a ouvir daquele momento. E, se tiverem suas expectativas atendidas, é comum que voltem a escutar os próximos episódios.

Além disso, seu público mais dedicado pode utilizar o índice para escutar novamente as partes que acharam mais relevantes e, inclusive, podem compartilhar com outras pessoas.

Blog post do conteúdo

Já comentamos muito aqui sobre a eficácia de usar blog para divulgar podcast, quando se trata de descrição para episódios, essa estratégia também é fundamental.

A maioria das plataformas agregadoras impõe um limite de palavras ou caracteres para as descrições (nesses casos, aproveite todo o espaço que você tiver), ou seja, um blog permite que você se aprofunde um pouco mais.

No seu blog post do episódio, discorra sobre os assuntos principais, trazendo explicações mais detalhadas sobre eles. 

Inclua diretamente os links de referência ao longo do texto também.

Com essa estratégia, você cumpre 3 metas:

  • Aumentar as chances de ser encontrado por mecanismos de busca, como o Google. Afinal, nem sempre quem está procurando pelos assuntos que você fala, está procurando por um podcast, mas pode acabar ficando muito satisfeito com seu artigo.
  • Estabelecer uma relação mais forte com seu público, já que eles podem sempre contar com seu blog para revisitar os assuntos discutidos e as argumentações.
  • Utilizar outras mídias. Como o podcast não permite que você apresente imagens, vídeos e textos, a descrição de podcast pode se tornar a ferramenta ideal para que sua audiência acesse informações e materiais extras.

Uma descrição em formato de blog post é a melhor maneira de incluir tudo o que você quer oferecer, incluindo as principais palavras-chave.

Vale a pena fazer uma descrição curta para podcast?

Nós já enfatizamos aqui que sua descrição será mais eficaz caso você consiga elaborar um material mais completo. Porém, se você não tem tempo, isso não deve te impedir de fazer o melhor que você pode.

Se este for seu caso, deixe de lado a atenção para os mecanismos de busca e se foque em agregar valor para sua audiência. Então, inclua:

  • Sinopse curta, mas engajante, com os principais pontos discutidos no episódio;
  • As principais referências que podem interessar;
  • Índice com as minutagens mais relevantes do episódio.

O mais importante é que você nunca deixe de apresentar uma descrição de podcast junto aos seus novos episódios com o objetivo de fazer com que as pessoas escutem!

Notas Finais

Existem diversos benefícios em fazer descrição para episódios de podcast, como se aproximar de sua audiência, oferecer as referências que você trabalhou e aumentar suas chances de ser encontrado por meio de mecanismos de busca.

Na hora de montar sua descrição, sempre inclua uma sinopse, os links de referência e um índice com a minutagem dos assuntos.

E, se tiver tempo, uma descrição de podcast em formato de blog post vai fazer toda a diferença!

Como você monta as descrições de seu podcast? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Leave a Reply