fbpx
Google Podcasts: tudo o que você precisa saber

Google Podcasts: tudo o que você precisa saber

O Google Podcasts é o agregador e aplicativo especializado em podcasts da Google, que facilita que os ouvintes escutem e organizem seus shows e episódios favoritos. 

Também apresenta funcionalidades que permitem que o público faça streaming de podcasts ou downloads e que sejam recomendados com novos shows que combinam com seus gostos.

Em 2020, Androids continuam sendo o principal smartphone usado em todo o mundo, então ao não colocar seu podcast no google, você pode estar privando milhões de potenciais ouvintes de encontrarem seu conteúdo.

Além disso, por ser uma empresa importante, cada vez mais a atenção dos podcasters tem se voltado a este serviço da Google, por isso, preparamos um texto com tudo o que você precisa saber.

Vamos lá?

Vantagens e desvantagens do Google Podcasts

Vantagens

Um dos principais diferenciais do Google Podcasts é seu design simples e clean. Todos os seus podcasts ficam listados em um widget simples que você facilmente consegue rolar para baixo.

Um widget parecido fica logo abaixo e mostra qualquer show novo, em andamento ou baixado. E, abaixo disso, você encontra todos os episódios recomendados ou as categorias em alta. 

O melhor é que abaixo da tela principal, as únicas coisas que aparecem são o feed de playlists ou os resultados de busca.

O aplicativo em si é simples, bonito e intuitivo. É uma boa quebra com as diversas camadas e abas que muitos aplicativos utilizam para organização.

Outra vantagem do app são alguns recursos que são extremamente úteis para quem é fã de podcast. 

Você tem as opções de controlar a velocidade de reprodução entre 0.5x e 3.0x. Além disso, é possível cortar o silêncio, outro recurso ótimo para acelerar os episódios sem perder nada importante.

Você também tem um botão à sua disposição para voltar 10 segundos e pular para 30 segundos adiante.

Desvantagens

As principais desvantagens do Google Podcasts são alguns recursos que ainda não foram adicionados, como a possibilidade de marcar episódios para que você possa voltar neles sem estar inscrito.

Também ainda não há a possibilidade de criar playlists de podcasts. Ou seja, você não consegue deixar tocando episódios de diferentes shows automaticamente.

Porém, apesar de algumas imperfeições, se levarmos em conta que a empresa é também responsável pelo YouTube, podemos apostar que a parte de descobertas e search vai ficar cada vez melhor, entre outros diversos recursos.

Assim como veremos a seguir com as novidades de 2020 para o Google Podcasts.

Novidades do Google Podcasts

Se no passado, a Google não se envolveu diretamente com podcasts e seus competidores, isso definitivamente mudou.

Por exemplo, o Google Podcasts foi remodelado para ser compatível com o iOS.

Além disso, foi realizada uma mudança no Podcast Portal que se tornou o Gerenciador de Podcasts da Google. Nele, são oferecidas as principais métricas para que os criadores entendem sua audiência e aprimorem ainda mais seu conteúdo, como retenção e dispositivos utilizados. 

É quase um Google Analytics específico para o formato, em que você pode fazer download dos dados e exportar para outros serviços para analisar a performance do podcast.

Além disso, o Google Play Music vai ser cancelado até o final de 2020 para que a empresa se foque apenas em podcasts. E o aplicativo de música principal da empresa será o YouTube Music, ao invés de misturar os dois tipos de conteúdo em um app só.

Com todos esses investimentos, está certo de que colocar seu podcast no google se tornou uma estratégia fundamental. 

Então, separamos um passo a passo para você entender direitinho como ter seu podcast disponível em todas as plataformas do Google.

Como colocar um podcast no Google Podcasts

Como já dissemos no nosso texto sobre como colocar o podcast no Spotify, incluir seu podcast no google é um pouco diferente dos outros agregadores.

Mas, muitas vezes, até mais simples.

1º Passo: Verifique se o seu feed RSS e site do podcast atendem os critérios do Google

Na maioria das vezes, você não precisa adicionar seu podcast no google manualmente, porque o Google Podcasts identifica e indexa diversos shows automaticamente.

Mas, para isso, é importante que você atenda os requisitos:

  • Possuir um site próprio do podcast; 
  • Deixar o site e o feed do podcast disponíveis para o Googlebot; 
  • Possuir um link para o seu site no feed RSS; 
  • Possuir um e-mail verificado; 
  • Possuir ao menos um episódio publicado, no formato mp3 ou m4a.

Se você atende esses requisitos, provavelmente não terá que fazer mais nada. Mas, você pode facilitar ainda mais para que o Google Podcasts encontre seu show com o passo a seguir.

2º passo: Envie a URL de seu feed RSS para o Google

Para agilizar o processo de encontro entre seu podcast e o Google Podcasts, você pode submeter seu feed RSS manualmente.

Isso é muito simples, tudo o que você precisa fazer é colar o link no Podcasts Manager e seguir os 3 passos de verificação, que são muito rápidos.

3º passo: Aguardar a indexação do seu feed RSS pelo Google

Pode levar entre algumas horas e alguns dias para que o Google indexe seu podcast, então não se desespere. 

Se você não vir seu podcast no google em duas semanas, verifique se todos os critérios do primeiro passo foram atendidos.

Às vezes, um pequeno detalhe pode fazer com que você não seja encontrado, por isso, fique tranquilo e leia atentamente as informações do que é necessário.

De qualquer forma, geralmente tudo dá certo e esse processo é muito simples!

Google Podcasts Manager

Mesmo que você decida pular o 2º passo, é importante que você reivindique seu show no Google Podcasts Manager.

E não só porque você terá acesso a diferentes métricas que podem te ajudar, mas óbvio que isso é um ótimo motivo.

Também porque adicionar seu podcast nesta ferramenta faz com que você seja listado não só no Google Podcasts, mas também em pesquisas do Google, no Google Assistant e no Google Home.

Assim, você tem certeza de que seu conteúdo será encontrado facilmente por qualquer um.

Saiba também quais as vantagens, desvantagens e como colocar seu podcast na Apple Podcasts.

Notas finais

Se você é um podcaster, você sabe que fazer com que seu show esteja disponível no maior número de plataformas possíveis é uma estratégia fundamental. Por isso, não ignore o Google Podcasts.

Sendo uma gigante e que tem investido mais recentemente neste mercado, é certo de que a Google vai bater de frente com os principais agregadores e trazer novidades e melhorias constantemente.

Além disso, colocar seu podcast no google é muito fácil e traz diversos benefícios.Seu podcast já está no Google? Conte um pouco sobre sua experiência e tire dúvidas nos comentários. Ah, e fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *