fbpx
O que é Feed RSS de podcast

O que é Feed RSS de podcast

Se você já considerou criar um podcast, você provavelmente já ouviu falar sobre o feed RSS. Mas talvez você tenha se perguntado o que é um feed RSS de podcast exatamente?

Para responder todas as suas dúvidas sobre esses feeds, nós preparamos um texto direto ao ponto que vai te explicar:

  • O que é feed RSS;
  • Como gerar um feed RSS;
  • Para que serve um feed RSS de podcast.

Então, se você está atrás das respostas para alguma dessas questões, continue lendo.

Vamos lá?

O que é feed RSS

Um feed RSS de podcast é o meio para distribuir seu show facilmente. É o que permite que o público se inscreva em seu podcast e escute seu show sem ter que visitar o site exato onde ele está localizado.

O feed RSS também atualiza os inscritos sobre novos episódios para que eles não tenham que procurar.

O que a sigla RSS significa?

RSS significa “Rich Site Syndication” ou “Really Simple Syndication”. Mas, de forma simples, o feed RSS é um script ao qual as pessoas se inscrevem para receberem atualizações de conteúdo online.

Ou seja, o que é feed RSS? É um formato XML que especifica as informações e itens contidos em um podcast ou blog. Ou seja, o feed RSS de podcast contém todas as informações básicas necessárias, como títulos de cada episódio, duração, descrições, etc.

Tudo isso contido em um arquivo de texto gerado pelo feed RSS.

Como gerar um feed RSS

A plataforma de hospedagem de seu podcast vai providenciar o feed RSS quando você realizar o cadastro. Assim, conforme você for lançando novos episódios, eles serão automaticamente adicionados no feed.

Na sua conta do serviço de hospedagem, você terá acesso ao feed RSSpara que possa copiar e colar em seu site e diversos outros espaços.

Também é possível criar o seu feed RSS manualmente com um aplicativo autônomo ou qualquer editor de texto/código. Mas deixar que seu feed seja criado automaticamente para você é geralmente a melhor ideia.

Independentemente de como você criar seu feed RSS, garanta que você seja o proprietário dele. 

Se você não é o dono do seu feed RSS de podcast, você não é o dono do conteúdo ou do público, o que é um problema, especialmente se você quiser trocar de provedor de serviços eventualmente.

Para que serve um feed RSS de podcast

Um feed RSS serve basicamente para que você possa incluir seu show em diferentes agregadores. Geralmente, você submete o feed e algumas informações extras.

Ou seja, se você quer colocar seu podcast no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou qualquer outro agregador, é necessário possuir um feed RSS.

Esses agregadores utilizam o feed para que seus usuários possam encontrar, ouvir e se inscrever em novos podcasts. 

E utilize também seu feed RSS em seu site, assim, é mais um local pelo qual seu público potencial pode ouvir e se inscrever em seu show.

Notas Finais

Agora você já sabe o que é feed RSS e como aproveitar esse recurso da melhor maneira, ele contém todas as informações básicas sobre o seu show e é atualizado automaticamente.

Uma vez que você estiver em posse do feed RSS, você pode incluir seu podcast na maioria dos agregadores e em seu site.

Assim, você tem certeza de que seu podcast será facilmente encontrado e acessado.

E lembre-se de que, ao criar o feed RSS, você deve se certificar de que você é o dono.

Você ainda tem dúvidas? Faça suas perguntas e sugestões nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *