O facebook apresenta as ferramentas que você precisa para segmentar seu público-alvo de maneira eficiente. Mas como fazer o melhor com isso é a pergunta, por isso, separamos 3 passos para divulgar podcasts com Facebook Ads.

Todo podcast tem um objetivo principal: conquistar mais ouvintes. Afinal, quem quer gastar seu tempo criando um ótimo conteúdo que ninguém vai escutar?

Por outro lado, a verdade é que a maioria dos podcasters gasta muito mais tempo elaborando, gravando e editando os episódios do que distribuindo. O que significa, muitas vezes, publicar e não alcançar os resultados esperados.

Como assegurar que mais pessoas ouçam seu podcast? Existem diferentes maneiras de divulgar. Mas, aqui, vamos nos focar em anunciar podcast no facebook de uma forma poderosa que atinja as pessoas certas.

Vamos lá?

Por que usar o facebook ads para podcast?

Não há melhor maneira de anunciar seu conteúdo do que com o facebook ads. Isso porque, quando você escolhe o Facebook, você é capaz de indicar o seu podcast para a pessoa EXATA que você deseja alcançar.

Por exemplo, se você tem um podcast que voltado para um público de jovens interessados em audiovisual coreano, mas que moram no Brasil, você pode criar um anúncio específico para eles.

E você pode ir além, você pode segmentar sua divulgação para pessoas que utilizam o sistema iOS, caso queira promover o show no Apple Podcasts, ou que utilizam o Android, caso esteja mirando no Google Podcasts.

Outras alternativas é utilizar a segmentação para divulgar podcasts com facebook e se comunicar diretamente com pessoas que já demonstraram interesse no formato ou apenas aquelas que estão conectadas no WiFi e, provavelmente, podem baixar o episódio mais facilmente.

Essas possibilidades são o grande diferencial do facebook ads para podcast. Mas, separamos as dicas em 3 passos principais para que você entenda cada uma das etapas.

1º passo: Crie conteúdos menores a partir dos episódios

O primeiro passo envolve aquilo que você precisa preparar para usar seu facebook ads para podcast: reaproveitar seus episódios em novos formatos.

Fazer com que alguém escute o seu podcast completo no Facebook vai ser praticamente impossível, então, é importante cortar e criar um mini conteúdo. 

E, assim como funciona a divulgação de podcast no YouTube, se você filma suas gravações, isso será mais fácil. Por isso, indicamos fortemente que você comece a produzir vídeos de suas gravações, porque eles abrirão muitas portas.

Tente fazer dois ou três vídeos curtos com o conteúdo de cada episódio. E inclua legendas!

Você poderá utilizar todos eles para divulgar seu podcast em diferentes redes sociais e o resultado será muito mais engajante do que escrever “ouça o novo episódio do podcast”.

2º passo: Publique seus conteúdos menores e promova com o Facebook Ads

Uma vez que você tenha seu conteúdo para divulgar seu podcast no facebook, publique!

De cara, é mais interessante que você publique como um post orgânico, que vai gerar certo engajamento antes de ser transformado em um anúncio.

Seu objetivo, no começo, é fazer com que o seu conteúdo de divulgação seja valioso por si só. O propósito do texto do post é fazer com que as pessoas assistam ao vídeo. E o propósito do vídeo é fazer com que as pessoas cliquem no link para ouvir o podcast completo.

O link que você vai utilizar na publicação é uma escolha sua. Mas, aconselhamos que ele direcione as pessoas para o seu site ou blog do podcast, assim, elas podem escolher em qual plataforma preferem escutar.

Depois de postar, espere 24 horas para que ele seja distribuído ao mundo. Então, faça com que a velocidade aumente com facebook ads para podcast.

E como fazer isso?

Crie a campanha

Agora que você postou um vídeo com um link do seu show é hora de divulgar podcast no facebook. Para isso, vá até “anúncios” no menu e, depois, clique em “criar anúncio”.

Escolha sua meta

A próxima página vai pedir para que você escolha uma meta para seu anúncio.

O que você faz aqui é dizer para a plataforma o que você pretende conquistar com sua divulgação. 

Para anunciar seu podcast no facebook, a melhor opção é “obter mais visitantes para o site”, já que você quer que eles visitem o seu blog. Pode ser que apareça para você a opção “tráfego”, ela funciona também muito bem.

divulgar podcast facebook ads

Configure o seu anúncio

Essa é a etapa mais importante para divulgar podcasts com facebook, porque é aqui que você decide quem é seu público e como você quer que seu anúncio seja distribuído.

Quem você escolhe na segmentação depende de quem é seu público-alvo. Mas com o Facebook você pode ser super específico. Escolha entre uma variedade de dados demográficos, interesses e comportamentos.

Depois disso, você precisa escolher os canais (placements). O facebook vai colocar “automático”, mas você mudar isso em “edit placements”.

É neste espaço que você segmenta quais sistemas operacionais você deseja atingir e se quer que o anúncio apareça apenas para pessoas conectadas no WiFi.

Escolha seu facebook ad para podcast

Seguindo adiante, você será direcionado para a página de criação do seu anúncio. Por sorte, você já fez isso quando publicou o post organicamente.

Assim, opte por utilizar um post existente e selecione aquele que você preparou. Você não vai poder editar, porque ele já está no seu feed, então é só confirmar.

Pronto! Sua postagem começará a ser distribuída para o público que você selecionou e começará a cumprir a meta.

3º passo: Segmentação

Um dos passos mais importantes para qualquer estratégia de facebook ads é a segmentação. Ela pode fazer seu anúncio performar super bem ou ser um completo desastre.

O mais importante aqui é você entender seu podcast como estratégia topo de funil, ou seja, quanto mais pessoas com o minimo de interesse pelo seu conteúdo clicarem para ouvir seu podcast melhor. 

Até aqui, você publicou seu vídeo organicamente, mas não são todas as pessoas que assistem ao seu vídeo que irão escutar o podcast na hora. Eles podem estar ocupados, fazendo outra coisa, etc.

Isso significa que você precisa desenvolver uma estratégia para trazer eles de volta.

Para isso, crie um retargeting ad segmentado para quem assiste aos vídeos, mas não clica nos links. Se eles assistiram aos vídeos, provavelmente têm interesse, e você quer oferecer uma nova oportunidade para que eles escutem o episódio completo.

Abaixo explicamos como você pode usar o facebook ads para podcast em um anúncio de retarget.

Crie a audiência do seu retarget

Para usar a estratégia de retarget para quem assistiu aos vídeos, primeiro você precisa criar o que é chamado de Facebook custom audience.

É aqui em que você fala para o facebook quem você quer atingir com seus anúncios de retarget. Nesse caso, crie um público personalizado com base nas pessoas que assistiram ao seu vídeo de podcast.

Para isso, clique, na ordem, em:

  • Business Manager
  • Audiences
  • Choose a content type

Depois disso, você precisa selecionar quanto tempo de vídeo assistido te interessa. Você pode segmentar pessoas que assistiram somente 3 segundos até 95% dele. Mas, para ser mais efetivo, pense em no mínimo 40%.

Depois de escolher o vídeo e o tempo que a pessoa passou assistindo, clique em confirmar.

divulgar podcast no facebook

Crie outra campanha segmentada para o mesmo público

Essa estratégia vai fazer com que anunciar podcast no facebook seja muito mais objetivo e satisfatório.

Uma vez que você já criou uma audiência personalizada, você pode criar um novo anúncio direcionado para ela.

O processo é o mesmo do 1º passo, a única diferença é que ao invés de segmentar em termos de interesse, você vai optar pela audiência que você mesmo desenvolveu.

Você não precisa (nem deve) gastar muito, já que seu público para o anúncio deve ser menor. E você sempre pode aumentar caso as visualizações aumentem muito.

É isso! Uma maneira infalível de anunciar podcast no facebook. 

Crie públicos semelhantes

O pulo do gato de qualquer anúncio no facebook é criar um público semelhante aqueles que já consomem seu conteúdo. 

O modo mais fácil de fazer isso é criar um público personalizado de remarketing, ou seja, pessoas que acessaram seus conteúdos, seu blog, sua página do podcast e etc.

Depois disso, basta você criar uma lista de público semelhante a este, e o facebook irá, por meio de inteligência artificial, procurar perfis que têm hábitos parecidos com aqueles que já consomem seu conteúdo de alguma forma.

Essa estratégia é uma mão na roda se você deseja expandir seu podcast e atingir pessoas que ainda não ouviram falar de você, mas que compartilham dos mesmos gostos.

criar publico semelhante para podcast

Notas Finais

Existem muitas maneiras divertidas e exclusivas de promover um podcast, mas divulgar podcast no facebook é essencial, porque você pode ser muito específico tanto em relação ao público quanto à mensagem.

Não é à toa que muitas pessoas utilizam facebook ads para podcast, suas ferramentas e opções de segmentação são ideais para quem trabalha com este formato de conteúdo.

E é tudo muito simples de fazer já que você pode utilizar posts que você lançou inicialmente de maneira orgânica!

Você utiliza o facebook na divulgação de seu podcast? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram.