capas para podcast como fazer

Capas para podcast: o guia completo da Feedgurus

Capas para podcast são as primeiras impressões que os ouvintes terão do seu conteúdo e o que você está querendo dizer.

Ou seja, ela é a primeira coisa que o público vai ver ao buscar por um determinado tema nas plataformas. Logo, é a sua primeira oportunidade de fisgar a atenção das pessoas. 

Não é à toa que as capas para podcast são umas das peças mais importantes para o seu sucesso: 62% dos novos ouvintes estão mais propensos a consumir o conteúdo se eles gostarem da capa.

Por isso, você não pode deixar de conferir esse guia completo da Feedgurus de como criar capas para podcast e garantir uma ótima primeira impressão.

Nele nós vamos falar sobre:

  • passo a passo para criar uma capa capaz de atrair ouvintes;
  • exemplos práticos de como uma capa deve ser;
  • dicas ferramentas gratuitas para criar sua capa.

Boa leitura!

O que é uma arte de capa de podcast?

Sendo prático, a capa de um podcast é uma arte que o podcaster faz o upload na plataforma onde o programa está inserido.

Ela funciona como uma representação visual do programa. Como falamos logo acima, é através dessa arte que os ouvintes terão o primeiro contato com o seu podcast.

No entanto, saiba que existe uma diferença entre a arte da capa do podcast e o logotipo do podcast. É comum as pessoas confundirem esses dois, apesar de possuírem funções ligeiramente diferentes.

Para que é usado um logotipo de podcast?

Um logotipo de podcast é um elemento da marca do seu show. Ele será usado em diversos materiais para representar o programa, inclusive na capa. 

Agora que já passamos pelo básico, vamos começar a adentrar assuntos específicos. Continue lendo e conheça os passos para criar uma capa para o seu podcast.

Passo #1: Antes de colocar a mão na massa, pense no que você quer transmitir

Começar o processo de criar uma capa para podcast pode ser muito empolgante, porém é preciso dar um passo atrás e se fazer algumas perguntas antes.

Por exemplo, “Sobre o que é especificamente o meu podcast?”, “Quem são os meus ouvintes?”, “Qual é o tom do conteúdo?”e “O conteúdo é algo novo para a audiência?”.  

A arte precisa ser desenvolvida com um objetivo em mente para atingir e transmitir exatamente o que precisa.

Afinal, ela servirá para atrair a audiência. Portanto, você precisa entender quem ela é e o que ela quer. Dessa forma, é necessário que você invista em uma identidade visual que se comunique com os ouvintes que você deseja alcançar.

Passo #2: A concorrência é grande, então você precisa se destacar!

Lembra o que falamos lá em cima? A capa do seu podcast é a sua primeira oportunidade de converter um potencial ouvinte em um ouvinte de fato. 

Na hora da pesquisa, o seu podcast será julgado literalmente pela capa. Por isso, ter uma arte atraente é a chave para garantir mais ouvintes.

Estude a concorrência, veja como são as suas capas para podcast dos shows que possuem o mesmo tema que o seu e tire lições dos erros e acertos. 

Passo #3: Esteja atento às especificações para capas de podcast de todas as plataformas

Felizmente, os requisitos para a arte da capa de um podcast são praticamente os mesmos em todas as plataformas. 

Para te ajudar, aqui estão algumas regras:

  • Dimensões da arte da capa do podcast: 3000 x 3000 pixels máximo e 1400 x 1400 pixels mínimo
  • Tipo de arquivo: JPG ou PNG
  • Espaço de cores: RGB 
  • Resolução: 72dpi

Passo #4: Escolha cada elemento da arte com cuidado e com propósito.

Seu podcast já possui uma identidade visual? Ótimo! Agora crie a capa a seguir!

É importante que a imagem da capa para podcast seja agradável visualmente, de fácil leitura e represente a mensagem do podcast.

Sendo mais específico, algumas outras dicas são: procure usar fotos com alta definição, dê preferência a imagens simples com alto contraste, escolha cores complementares que funcionem bem juntas e não abuse dos elementos criativos.

E lembre-se, provavelmente o seu público está usando um dispositivo móvel para buscar o seu podcast. Por isso, verifique se o texto está legível.

Para te auxiliar, que tal alguns exemplos?

5 exemplos de capas para podcast para você se inspirar

A arte do podcast deve incluir o título do podcast e as cores da marca. Você também pode incluir uma imagem que represente o assunto do podcast, entretanto, esse elemento é opcional para a capa principal.

Abaixo, separamos as capas de podcast de alguns dos nossos clientes:

capa para podcast - desobediência produtiva
Desobediência Produtiva com Ivan Moré – Ivan Moré
capa para podcast - resumo ciclístico
Resumo Ciclístico – Feedgurus Originals
capa para podcast - dentro do ringue
Dentro do Ringue – Vindi
capa para podcast - resenha b2b
Resenha B2B – Iugu

Além da capa principal do programa, você também precisa pensar nas artes de capa dos episódios.

Aqui, nós recomendamos que elas sejam numeradas e contenham uma imagem referente ao tema, convidados, ou algo característico daquele episódio.

capa para podcast - innovators tribe
Innovators Tribe – Bossa Box

Agora que você já sabe COMO fazer, chegou a hora de finalmente FAZER a sua capa.

Conheça as ferramentas que podem te ajudar a criar capas para podcasts

Calma, é mais fácil do que parece. Nós vamos apresentar algumas opções que com certeza vão facilitar esse processo para você.

Canva 

O Canva é uma ferramenta tão fácil de mexer que até quem nunca fez nada relacionado a design consegue usá-la, por ser menos complexa.

Ele oferece banco de imagem, templates, elementos, cores e uma grande variedade de ferramentas de edição de imagem para tornar o seu conteúdo o mais único e personalizado possível. 

Além disso, o Canva também oferece uma seção completa para criação de capas de podcast! Para usar basta criar uma conta. Você pode usá-lo de forma gratuita. No entanto, a versão premium oferece algumas funcionalidades e templates a mais.

Bannersnack

Apesar do nome te levar a crer que essa ferramenta serve apenas para criação de banners, o Bannersnack também possibilita a criação de capas para podcast.

Para usar, basta criar uma conta ou utilizar seu Facebook, ou conta Google para isso. 

Após criado o seu acesso, opte por iniciar a criação do zero ou utilizar os modelos já prontos e desenvolva suas artes.

Adobe Spark

Estava sentindo falta de uma ferramenta Adobe? Então, saiba que o Adobe Spark é exatamente o que você procura. 

Essa é uma ferramenta gratuita e fácil de mexer até para quem não tem tanto conhecimento em softwares de edição de imagens.

Essas são apenas algumas ferramentas, se você deseja conhecer mais, temos o conteúdo perfeito para você ler: o nosso post 6 Ferramentas gratuitas para criar capa de podcast.

Notas finais

Se você criar uma excelente arte de capa para podcast, isso ajudará a aumentar sua audiência em uma porcentagem considerável.

Além disso, a maioria das plataformas de áudio também consideram a qualidade das capas para classificar os podcasts. Portanto, uma boa arte aumenta as suas chances de ter uma classificação alta, e consequentemente ser encontrado com mais facilidade.

Então, se você é um novato no universo do conteúdo em áudio, não tem problema em recorrer a ferramentas gratuitas para criar a arte. Porém, à medida que você cresce, nós aconselhamos que você procure ajuda profissional para a melhor qualidade da sua identidade visual.

Por fim, saiba que se você seguir essas dicas, estará no caminho certo para obter uma capa que o público vai adorar.

Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando o nosso blog e assine a nossa newsletter abaixo para não perder os próximos!

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.