Áudio marketing e podcasts já são uma realidade nas estratégias de conteúdo das grandes marcas atuais. Formatos criativos, qualidade na gravação e conteúdo bacanas estão surgindo por todos os lados. Mas você sabe como divulgar o seu podcast?

Marketing de conteúdo é como o mar: podemos entender seu comportamento e conhecer o sentido natural das correntezas, mas nunca se sabe quando virá uma onda mais forte. 

A maior parte dos profissionais de marketing dedicam a maior parte do seu tempo na produção de conteúdo. Eles sabem exatamente o quê fazer e como fazer… Até a próxima onda de inovações no marketing.

Conteúdos em áudio e podcasts chegaram com tudo em 2019 e 2020, com a promessa de se consolidar ainda mais nos anos seguintes. Mas a grande questão ainda é sobre divulgação.

Como ter mais ouvintes? Quais os melhores canais de divulgação? Como ter mais relevância? Qual a melhor forma de distribuição?

Já listamos aqui as principais maneiras de você monetizar o seu Podcast.

Hoje vamos apresentar para você uma lista com 7 estratégias para divulgar seu Podcast de maneira orgânica e aumentar sua audiência. E o melhor, você pode começar a executar agora mesmo.

Preparado? Vamos lá! 😉

1. Solte 3 episódios em seu lançamento

Você com certeza já ouviu aquele ditado: a primeira impressão é a que fica!

Sabe aquelas séries que dizem que é preciso assistir pelo menos 3 episódios para pegar o ritmo? Se a Netflix lançasse apenas o 1º episódio na semana, a maior parte das séries sequer teriam suas sequências.

Isso se reflete da mesma maneira com podcasts.

Você pode produzir um episódio fantástico e as pessoas adorarem seu conteúdo. Se parar por aí, você gastará tempo e terá um retrabalho reativando o ouvinte na semana seguinte pelo simples fato de que não deu tempo de fidelizá-lo.

Mais episódios traçam uma melhor ideia sobre seu conteúdo e, se o ouvinte gostar, ele já pode pular para o segundo, terceiro (quanto mais melhor) e estabelecer um vínculo com seu podcast, além de aumentar seu tempo de play, que é super importante para o crescimento.

Além disso, com apenas um episódio, o ouvinte que não teve uma boa primeira impressão tem a chance de pular para o próximo episódio na hora. E ele pode não estar disposto a te dar uma segunda chance na semana seguinte.

2. Transcreva o áudio

SEO ainda é uma poderosa arma quando se trata de distribuição orgânica de conteúdo. Portanto, blog posts para divulgar cada episódio do seu Podcast sem dúvida são uma boa opção

Infelizmente ainda não existe SEO de áudio (apesar do Google já colocar alguns podcasts nos resultados de busca). 

Podcasts nos resultados de busca do Google

Aqui você tem duas opções: você pode transcrever o áudio inteiro, o que pode ser um trabalho árduo dependendo do tamanho do seu podcast, ou transcrever apenas os highlights, trechos selecionados e transcritos de maneira inteligente.

Além disso, com blog posts você ainda pode adicionar formulários e links de capturas de leads ou que direcionam a um outro episódio que possa interessar ao leitor.

3. Incentive a avaliação do seu Podcast

Um dos fatores mais significativos nos algoritmos do iTunes para seu Podcast decolar nas primeiras duas semanas é a taxa de downloads/plays e avaliações positivas.

Você tem 8 semanas a partir do lançamento do seu podcast para fixá-lo na categoria de novidades do iTunes, e as 2 primeiras semanas são especialmente importantes para isso.

Se você já possui seu podcast a mais tempo que isso, não se preocupe. Foque em boas avaliações e gradativamente ele passará a ser mais recomendado.

Existem algumas maneiras para incentivar essa onda de boas avaliações:

  • Realize sorteios;
  • Use seu Instagram, faça swipe up diário no stories;
  • Envie newsletter;
  • Peça para colaboradores e amigos para compartilhar;
  • Compartilhe seu blog posts sobre os episódios;

4. Promova o seu podcast no Youtube

O YouTube pode ser um grande aliado na divulgação do seu Podcast, se você souber explorar os seus pontos fortes. 

Os benefícios são devido ao fácil compartilhamento em redes sociais, legendas ocultas com transcrições automáticas e é claro, o fator mais importante: o SEO. 

O Google entende a importância dos vídeos como resposta àquilo que procuram e não economiza na recomendação. Dados mostram que os algoritmos do Google valorizam vídeos tanto ou mais do que os conteúdos em textos em suas pesquisas.

Para usar o YouTube como estratégia, nós deparamos com três opções: 

  • Converter o áudio em um vídeo, adaptando as imagens ao fundo;
  • Gravar os Podcasts em vídeo e reproduzi-los na íntegra;
  • Reproduzir highlights e pequenos trechos que levam para a plataforma de áudio.

O mais legal aqui é que você pode usar tanto uma como todas as estratégias ao mesmo tempo. Você pode soltar o episódio completo no mesmo dia das plataformas de áudio e trechos estratégicos, curtos, com títulos e copy criativos, nos dias e semanas seguintes.

5. Use e abuse das mídias sociais

Quem não é visto não é lembrado.

Por mais óbvio que possa parecer, todos os dias vejo dezenas de marcas que não utilizam suas redes sociais de maneira adequada ou o suficiente.

Não tenha medo de estar exagerando. É para compartilhar mesmo! Use todos os canais disponíveis, gere interesse e seja criativo.

Você pode criar micro conteúdos compartilháveis e específicos de cada episódio para cada plataforma. Fixe seu tweet no topo de seu perfil, faça sorteios, swipe up no Instagram, crie um destaque e compartilhe o blogpost com o link pro iTunes no facebook. Apareça!

Atualmente o Facebook está se tornando uma plataforma de relevância cultural e conexões, e grupos são ótimas fontes de informação. Procure grupos que abordem os temas similares e mostre como seu Podcast contribui para os integrantes daquela comunidade.

6. Convide e seja convidado

Talvez a estratégia mais antiga de divulgação. Políticos fazem caravana pelo país, atores vão a programas de entrevistas divulgarem seus novos filmes e youtubers se reúnem para gravar especial.

Convidar alguém que já tenha certa relevância para seu podcast pode ser bom por 2 motivos. 

O primeiro é que aquele episódio terá sua relevância devido ao convidado. O segundo é que ele pode ajudar a divulgar, compartilhando a participação no seu podcast.

O mesmo pode ocorrer no sentido inverso. Seja convidado (ou entre contato e se convide, sem forçar a barra) para participar de outros podcasts e aproveite para fazer aquele merchan. 😉

Facilite o compartilhamento dos convidados. Nomeie seu podcast com “entrevista com…” para um possível SEO. Públique fotos, trechos, vídeos, tudo que for possível. 

7. Tenha um calendário de publicações

Esteja sempre presente! Crie um calendário regrado de publicações e não deixe de cumprir os deadlines, nunca.

A melhor maneira de molestar os algoritmos da maioria das plataformas digitais é ter conteúdos constantes publicados. Até porque, não interessa para a plataforma aquele produtor de conteúdo que publica novos conteúdos de formas irregulares.

O negócio de todas as plataformas digitais é reter a atenção dos visitantes. A melhor forma de fazer isso é incentivar quem publica conteúdo relevante com frequência, recomendando com muito mais facilidade.

Esteja presente também em todas as plataformas disponíveis. A melhor maneira de fazer isso é publicar no Anchor e distribuir para todas as plataformas possíveis. As pessoas utilizam apenas uma plataforma, seja ela Spotify, Deezer, iTunes ou qualquer que seja. Esteja em todas.

Notas Finais

Deu para perceber que SEO e mídias digitais estão no centro de todas as estratégias. E não poderia ser diferente. 

O pulo do gato é saber usar da melhor maneira possível todas as ferramentas que você tem a sua disposição.

Além disso que falamos acima, ainda é possível fazer mídia paga e Ads para atrair novos visitantes. 

Em breve Spotify vai começar com mídia paga segmentada e no formato de áudio no Brasil. Essa pode ser uma estratégia bem eficiente para divulgar o seu podcast para os ouvintes. Aguarde para mais novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *