Em alta em todo o globo, temos um número crescente de Podcasts surgindo todos os dias e, entre eles, shows independentes que em sua maioria não gozam de recursos financeiros. Para estes, saber monetizar e ganhar dinheiro com seu podcast pode ser a virada de chave para continuar produzindo e ganhar relevância.

Existem ainda os que já são super relevantes, com grande audiência e ouvintes fiéis, mas que ainda não entenderam as melhores formas de gerar receita com seu trabalho e que podem estar desperdiçando uma excelente oportunidade e deixando dinheiro na mesa.

Por outro lado, Podcasts vinculados a marcas que utilizam o Áudio Marketing como estratégia de branding e conteúdo, por mais que visem calcular esse retorno de outra maneira, podem se utilizar de alguns recursos de forma inteligente a fim de tornar o ROI do canal ainda mais otimizado.

“Mas então, como os podcasts ganham dinheiro?”

Hoje vamos falar de algumas estratégias que funcionam muito bem tanto para levantar dinheiro para os que estão começando como para os que desejam aumentar ainda mais sua receita.

Pronto? Vamos lá 😉

1. Distribua seu podcast no YouTube

Pode parecer estranho, mas a maneira mais fácil de você monetizar seu podcast atualmente não vem de nenhum player nativo de áudio, mas sim da maior plataforma de vídeo do mundo: o YouTube.

Se nenhuma plataforma nativa de áudio monetiza seus produtores atualmente, nada mais justo e estratégico do que recorrer ao player que oferece esse suporte. 

O YouTube é fonte de renda para milhares youtubers ao redor do mundo, e podcasters podem tirar uma casquinha publicando seus episódios em formato de vídeo e ativando a monetização do canal.

Além disso, a plataforma de vídeos mais famosa do mundo é um grande aliado para escalar seu podcast, utilizando como estratégia de divulgação e aumento de alcance, como já falamos em outra ocasião.

“Mas as pessoas escutam podcasts no YouTube?”

Sim!

Um dos grandes exemplos que temos atualmente do sucesso de podcast nessa plataforma é o canal do Flow Podcast, que já possui mais de 300 mil inscritos e episódios beirando a 1 milhão de views.

Monetizar podcast no youtube

Além disso, não necessariamente você precisa gravar e editar seus episódios em vídeos, apesar de ser recomendado. Há também a possibilidade de apenas de salvar em arquivo .mp4 e exportar apenas com uma imagem de fundo.

Utilizar o YouTube como estratégia para monetizar e ganhar dinheiro com seu podcast é excelente tanto para os que estão começando agora como para os que querem aumentar seus lucros, aproveitando o grande número de ouvintes.

2. Patrocínios, parcerias e anúncios

Você provavelmente já ouviu um podcast onde, no início, o host menciona que aquele episódio é apresentado por determinada marca, seguido de um breve merchandising sobre.

A relação de Podcasts com anúncios e monetização vem crescendo consideravelmente. Não apenas tem se mostrado um excelente canal para branding e conteúdo, mas também uma oportunidade para os anunciantes.

De acordo com pesquisa da abpod com apoio da CBN, 63,5% dos ouvintes afirmaram já terem adquirido produtos ou serviços anunciados em algum podcast. Além disso, 21,5% confirmaram ter comprado 3 vezes ou mais.

As empresas e seus departamentos de marketing têm começado a enxergar com bons olhos a possibilidade de anunciar seus produtos ou serviços em podcasts por possuírem um público segmentado e com custo mais baixo que outras plataformas. 

O pulo do gato neste tipo de receita é o fato de você não precisar criar ou vender algo. Basta fechar um acordo com o patrocinador, se você achar que faz sentido para você e seu público.

Para ser alvo dessas marcas, é necessário que seu podcast possua uma identidade e um segmento bem definidos, e que não fique abordando diferentes assuntos sem qualquer conexão com o que propõe seu conteúdo.

Isso facilita ao marketing das empresas identificarem seus ouvintes como potenciais consumidores e, então, fazer uma proposta.

Esse tipo de patrocínio e publicidade é uma prática que já é grande nos EUA. Empresas como AdvertiseCast atuam como intermediários entre host e patrocinadores. Prática essa que vêm crescendo aqui no Brasil. Também existem grupos, fóruns e até sites que fazem a ponte.

3. Publicidade em seu site

Pegando carona na dica acima, ainda existe uma segunda possibilidade de você ganhar dinheiro com seu podcast através de anúncios: o site onde você publica seus podcasts.

Já falamos anteriormente na importância de você transcrever seu áudio e fazer blogposts a respeito dos episódios para gerar tráfego e audiência através do SEO. Aqui, podemos aproveitar essas publicações e monetizá-las através do Google AdSense.

Para quem não está familiarizado, AdSense é uma ferramenta do Google que permite você utilizar seu site para expor banners de anúncios.

O importante é caprichar na qualidade do site e principalmente nos textos, para gerar bastante tráfego orgânico e, consequentemente, mais exposição dos anúncios. A equação é: mais visitas = mais dinheiro vindo do AdSense.

Ainda pode explorar o site criando artigos que interesse ao público do seu podcast, com notícias, bastidores e afins. Seja criativo. 😉

4. Marketing de afiliados

Grande parte de vocês já devem ter ouvido falar em programas de afiliados ou até mesmo praticam como fonte de renda em outros canais. Mas pouca gente aproveita seu Podcast como canal de divulgação.

Para quem não sabe como funciona, marketing de afiliados é quando você, através de uma plataforma de produtos digitais, divulga produtos e serviços de outros anunciantes em troca de uma comissão, o que é uma mão na roda para ambas as partes e todos saem ganhando.

Muitas pessoas conseguem tanta renda com essa prática, que basicamente torna marketing de afiliados como única fonte de renda.

Você pode pesquisar por produtos que façam sentido com seu conteúdo e ouvintes e indicá-los durante os episódios, deixando o link na descrição ou no blogpost em seu site, ganhando sua porcentagem em cada venda.

Sempre bom lembrar, tenha o cuidado de selecionar os produtos ou serviços que você realmente acredita ou indique, caso contrário, perderá ouvintes insatisfeitos com a indicação.

5. Programas de doações e financiamento coletivo

Uma das últimas tendências entre os criadores de conteúdo em todo o globo são as campanhas de incentivo através de doações voluntárias de sua audiência, como uma espécie de área para membros.

E claro, essa pode ser uma boa maneira de monetizar e ganhar dinheiro com seu Podcast, que inclusive são conteúdos propícios a receber esse tipo de incentivo.

Essas doações geralmente são feitas através de plataformas de croundfunding, que faz a ponte entre os produtores e os interessados em incentivar o projeto. Dentre as plataformas mais conhecidas está a Patreon, que é bem grande e fácil de usar.

ganhar dinheiro com podcast

A vantagem para esses membros é a possibilidade de receber conteúdos e vantagens exclusivas, como por exemplo, acesso antecipado, episódios bônus, brindes ou qualquer coisa que os tornem especiais.

O grande lance aqui é você construir uma boa relação com seus ouvintes, além claro de ter um bom conteúdo que realmente chame atenção de seu público, a fim de ser “merecedor” desse apoio financeiro por parte do seu ouvinte.

6. Outras formas de monetizar seu podcast

Assim como em outras formas de conteúdo, existem dezenas de outras formas de você ganhar dinheiro com seu Podcast e, para isso, a criatividade pode te levar longe. 

Você ainda pode produzir e vender produtos físicos exclusivos do seu show, como camisas, canecas ou algo que remeta a seu público.

Além disso ainda é possível criar e-books e organizar workshops para ajudar na arrecadação.

Notas Finais

Como você pôde perceber, para você conseguir monetizar e ganhar dinheiro com seu Podcast, você vai precisar gerar tráfego e criar uma audiência. Já listamos aqui os 7 tipos e formatos de podcasts para você executar de acordo com sua audiência, o que pode se ruma mão na roda para aumentar relevância.

O ponto positivo aqui, é que não só é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, como deve ser escalado dessa forma. Pensar em como monetizar seu show antes mesmo de começar, pode ajudar a delinear alguns pontos importantes.

Não podemos esquecer também que o mais importante, especialmente para podcasts vinculados a marcas, ainda é o branding. 

O Podcast é uma excelente plataforma para gerar valor, educar o mercado e criar relacionamento. As vendas que você pode gerar com isso, podem ter um retorno ainda maior do que todas as demais formas de monetização.

Quer saber mais sobre podcasts e como eles podem fazer parte da sua estratégia de marketing? Se inscreva na nossa newsletter. ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *