fbpx
hospedagem para podcast

Hospedagem para podcast: o que é e quais seus recursos?

Os podcasts não param de crescer no Brasil (e no mundo). E se você está interessado em criar o seu próprio podcast, é fundamental conhecer um pouco mais sobre hospedagem para podcast.

Se você já tem um podcast, esse assunto também é importante, pois existem muitas plataformas focadas em podcast hosting com diferentes vantagens e, às vezes, preços.

É na plataforma para hospedar podcast que você envia e armazena todos os seus episódios e é por meio dele que você distribui seu show.

Aqui nós vamos te apresentar:

  • O que é uma plataforma para hospedar podcast?
  • Quais são os recursos das plataformas de hospedagem de podcast?
  • Como escolher a plataforma de hospedagem certa para o seu podcast?

Vamos lá?

O que é uma plataforma para hospedar podcast?

Uma plataforma de hospedagem de podcast é um espaço para você armazenar e distribuir todos os seus episódios. 

É a partir delas que você distribui o seu show nos diferentes agregadores de podcast, ou seja, pode colocar o podcast no Spotify, por exemplo.

Ou seja, as plataformas de podcast hosting te ajudam a manter o seu podcast atualizado no Spotify, na Apple, no Google e em qualquer outro site no qual você quiser disponibilizar seu show.

Além disso, essas plataformas armazenam também todas as informações do seu podcast e costumam oferecer diversos outros recursos.

Quais são os recursos das plataformas de hospedagem de podcast?

A principal funcionalidade de uma plataforma para hospedar podcast é a geração do feed RSS do seu podcast. É este feed que armazena as informações do seu show e é por meio dele que os agregadores mantém seu podcast atualizado.

Assim, toda vez que você adicionar um novo episódio ou fizer alterações neles, como mudar os títulos, automaticamente as informações são atualizadas em todas as plataformas que seu podcast está disponível.

Além disso, muitas plataformas de hospedagem proporcionam análises e métricas de podcast para você acompanhar seu crescimento. 

E também oferecem uma página ou site para o seu show, no qual os ouvintes podem te encontrar facilmente e fazer o download dos episódios diretamente.

Alguns recursos extras são:

  • Ferramentas de agendamento 
  • Facilitação de publicação
  • Ferramentas para anúncios
  • Ferramentas de compartilhamento 
  • Opções adicionais de distribuição.

Agora que você já sabe o que é uma plataforma para hospedagem de podcast e seus principais recursos, vamos falar sobre como escolher.

Como escolher a plataforma de hospedagem certa para o seu podcast?

Não existe uma regra para determinar qual o melhor podcast hosting para o seu show. 

Para responder essa pergunta, você precisa analisar quais recursos são mais importantes para você, pensar se está disposto a pagar por planos mais completos e identificar com quais interfaces você mais se identifica.

Nós fizemos um texto mais completo, caso você queira conhecer as 5 melhores plataformas de hospedagem de podcast.

Notas finais 

Agora você já sabe que uma plataforma para hospedar podcast é fundamental para o seu show, ela é responsável pelo armazenamento, distribuição e atualização de todos os seus episódios.

Além disso, essas plataformas possuem diversas funcionalidades, como métricas e análises, criação de site e diversos recursos adicionais.

Para escolher a melhor plataforma para o seu podcast leve em consideração o que você precisa, sua facilidade em usar as interfaces e seu orçamento para planos pagos.

Você já usa alguma plataforma de hospedagem de podcast? Compartilhe suas opiniões e tire suas dúvidas nos comentários abaixo. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso LinkedIn!