Antes de apostar no formato que está mais em alta atualmente, é fundamental entender como podcasts agregam valor ao marketing. Fazer por fazer não vai necessariamente te render muitos resultados, mas sabendo por que e como adotar essa tática vai.

O networking permanece presente após a pandemia, mas está diferente.

Quando os encontros ao vivo começaram a se dissipar em 2020, conferências virtuais se tornaram o “novo normal”. Porém, é mais difícil encontrar espaços informais para conversar e trocar ideias.

Mais do que essas conferências, formatos de áudio online decolaram, seja em podcasts, webinars, videocasts ou, até mesmo, em novas plataformas e redes online como o Clubhouse.

Dito isso, vamos lá: por que criar e como podcasts agregam valor ao marketing?

Por que os podcasts de empresas estão crescendo?

Estamos constantemente cercados de conteúdos para preencher o espaço deixado pela perda dos eventos ao vivo.

Marcas que não possuíam outras maneiras de se conectar com seus clientes e prospects estão percebendo as oportunidades de crescer seus negócios com podcasts oficiais de suas empresas.

Os podcasts são um formato acessível para a comunicação com a sua base (e para fazer ela crescer). 

Eles oferecem uma oportunidade para trabalhar as pessoas por trás dos nomes que ficavam escondidos em blog posts ou conteúdos de redes sociais e proporcionam acesso a outras autoridades da sua área.

Além disso, podcasts agregam valor à sua marca quando feitos corretamente. E é nisso que você deve se focar.

Devo criar um podcast para minha empresa?

Se você está pensando em criar um podcast apenas porque outras empresas também estão adotando essa estratégia, já é hora de parar e pensar. 

Podcasts são realmente uma maneira fácil de realizar um tipo de evento e se comunicar amplamente com sua base, mas nem tudo são flores. 

Você pode lançar seu podcast, mas as pessoas não vão vir a não ser que você dê algo em troca do tempo delas. Fazer um show que vale a pena ser escutado necessita de tempo, orçamento (embora não seja caro), disciplina e conexões.

Por isso, separamos aqui 5 perguntas que vão te ajudar a decidir se um podcast agrega valor ao marketing de sua empresa.

Onde um podcast se encaixa na minha estratégia?

Como tudo o que você faz, a estratégia deve vir antes da execução. Um podcast é uma tática, não uma estratégia. 

Se o seu objetivo é conquistar e manter mais clientes, uma das estratégias para atingir isso é desenvolver credibilidade e se tornar uma referência no assunto para seu público.

Neste caso, um podcast é uma das táticas para executar essa estratégia.

Isso envolve também pensar na disposição de recursos. Esta é a melhor maneira de usar o seu tempo e receber o maior benefício? Essa é uma pergunta diária para líderes de negócios. Tem alguma outra coisa que pode ser produzida que vai agregar mais valor e retorno? 

Como podcasts agregam valor a minha estratégia?

Esta é outra consideração importantíssima. Seu show precisa se destacar com insights e conclusões que irão resolver questões de sua audiência e ajudar o seu público a tomar melhores decisões.

O que você pode oferecer que vale 30 minutos (ou mais) do tempo de quem está te escutando? É a mesma pergunta que você deve fazer ao elaborar diferentes estratégias: por que as pessoas vão se importar com isso?

Você precisa responder a estas perguntas com o máximo de honestidade possível. 

Há muitos conteúdos circulando online. Você realmente consegue agregar valor para sua audiência? Por um momento, deixe de ser o grande defensor da sua marca e pense bem na resposta.

Isso não serve para te desestimular, muito pelo contrário, é para que você tenha certeza do que está fazendo.

Na maioria dos casos, uma propaganda velada dos seus produtos não agrega valor ao seu marketing. A tradicional compensação B2B funciona aqui: ofereça educação agora para que você esteja na ponta da língua quando precisarem de você mais tarde.

Tenho uma estratégia de marketing de conteúdo para planejar o podcast?

Qualquer um consegue lançar um episódio. Mas, para conseguir o máximo de benefícios, é importante pensar em por que usar podcast como estratégia de marketing e como ele se encaixa com suas outras estratégias.

Você precisa de um planejamento que vincule os episódios às iniciativas da sua empresa, como coordenar um programa ao lançamento de um produto, tópico de conferência ou problema do mercado.

Muitos podcasts acabam falhando pela falta de planejamento sobre os passos necessários para ganhar tração e atingir certo objetivo.

Tenho os recursos necessários para dedicar ao podcast?

Você vai precisar mais do que uma sala no Zoom e uma webcam para produzir um show que possa competir pela audiência e receber atenção. 

Não é necessário montar um estúdio profissional, mas existem alguns equipamentos para gravar podcast que podem fazer a diferença. Principalmente, um microfone adequado.

Mais do que isso, é necessário ter dedicação e disciplina. Você deve criar um tempo para o show, não só encontrar uma brecha entre outras prioridades. 

A produção de conteúdo precisa de empenho e deve ser encarada como uma prioridade, por isso, muitas empresas recorrem à ajuda de outras empresas especializadas.

Consigo trazer convidados de qualidade?

Seu show vai depender muito também das pessoas que você traz para falar. Por isso, é fundamental pensar em como encontrar convidados para o podcast. 

Siga as mesmas regras para determinar os convidados que você usaria para preencher um painel ou seminário presencial.

Representantes de marcas, já acostumados com painéis de discussão e cujos nomes são reconhecidos, podem ser boas escolhas.

Mas para o podcast agregar valor ao marketing de sua empresa, o mais importante é trazer especialistas que apresentem o conhecimento específico de que seu público precisa, mesmo que sejam menos reconhecidos.

Você não precisa de uma lista com centenas de candidatos, apenas aqueles com credibilidade. Inclusive, seus fornecedores, especialistas internos e clientes de sucesso também são convidados excelentes.

Notas Finais

Todas as decisões que tomamos são capazes de agregar valor ou subtrair valor de nossas empresas. Por isso, uma estratégia de podcast não deve ser uma opção repentina.

Antes de qualquer coisa, tente entender se essa estratégia é a coisa certa a fazer. Provavelmente, sim, mas é necessário ter um bom argumento desenvolvido.

Dedicação e planejamento são fundamentais para o sucesso de seu show, então, não decida começar um podcast apenas porque “outros estão fazendo”.

Seu principal objetivo é agregar valor ao seu negócio proporcionando valor para sua audiência por meio de informações e conteúdos.

Quer receber mais conteúdos como esse? Se inscreva na nossa newsletter. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *