Você quer começar a produzir o seu show, mas tem dúvidas sobre quais são os principais equipamentos para podcast?

Bom, posso te dizer que você veio ao lugar certo.

Neste artigo, vamos listar quais são os equipamentos para podcast que não podem faltar na hora de começar uma gravação.

E além disso, você também vai terminar a leitura sabendo tudo sobre como gravar e quais são os melhores softwares para gravar podcasts e mais.

Pegue o papel e caneta, pois chegou a hora de dar vida ao seu tão sonhado podcast!

Principais equipamentos para podcast

Antes de mais nada, é muito importante você ter em mente que podcasts de alta qualidade podem ser feitos de maneira simples, por você mesmo, dentro da sua casa.

Existem diferentes formas de gravar um podcast. Por isso, é muito importante que antes de começar a gravação, você tenha clareza sobre qual será o formato, e como você vai gravar os episódios (sozinho, com convidados, em um call, etc).

Assim que você finalizar o planejamento, é chegada a hora da gravação. E para isso, você vai precisar de alguns equipamentos essenciais para podcast!

Microfone

Já que estamos falando de conteúdos em áudio, ter um bom microfone que garanta a qualidade sonora é o primeiro equipamento para gravar o seu podcast.

Nesse sentido, o microfone é quem vai permitir que o que você está gravando seja ouvido de maneira clara pela sua audiência.

Além disso, é muito importante garantir que o local da gravação seja tratado acusticamente, para que a captura das vozes seja feita com a melhor qualidade possível.

Para quem ainda está no início das produções e não quer gastar muito dinheiro com equipamentos para podcast, os microfones USB são a melhor saída.

O principal benefício de microfones nesse estilo é que eles dispensam a necessidade de uma interface de áudio externa. Assim, você pode gravar o áudio direto no seu computador, através de um software de gravação.

Behringer C-1U

A Behringer é uma marca famosa, principalmente, pelo custo benefício dos equipamentos que produz. O Behringer C-1U é um microfone profissional, e mais especificamente é uma versão USB do modelo C1.

Dessa forma, ele é ideal para quem quer captar seus áudios com qualidade e praticidade, sem precisar investir tanto.

Razer Seiren X

A Razer é uma marca muito conhecida entre os gamers. De mouse pads a PCs completos, ela possui uma lista variada de produtos, incluindo equipamentos que podem ser usados em podcasts, como o microfone Seiren X.

Apesar de ser mais caro que o modelo anterior, esse modelo tem uma estrutura mais robusta e um suporte mais confiável. Dessa forma, ele pode ser uma boa opção para quem quer melhorar ainda mais a qualidade da captação.

Blue Yeti

Esse é, simplesmente, o microfone USB considerado por muitos o top 1 do mundo.

Uma vez que a Blue é conhecida mundialmente pelos seus microfones no mundo do áudio profissional, essa não é nenhuma novidade.

O Blue Yeti é extremamente versátil. Assim, uma das funcionalidades mais legais que ele oferece é a de alteração nos modos de captação, em que você escolhe o melhor para gravar.

Um deles, permite que até 4 pessoas gravem ao mesmo tempo! Bacana, hein?

Headsets

Os headsets aparecem como uma alternativa para quem quer um equipamento para podcast com função 2 em 1. Nesse sentido, ao utilizar um headset você passa a ter um fone e um microfone ao mesmo tempo.

A gama de variedade de headsets para gravação de podcasts é imensa, mas decidimos separar duas possibilidades. Assim, fica a seu critério escolher entre um modelo mais próximo ao estilo gamer e um mais usual.

 Logitech G430

Esse é um modelo perfeito para gravação de podcasts, mesmo sendo o modelo de entrada da linha gamer da Logitech.

Quanto às funcionalidades, o G430 tem um isolamento excelente no fone e na captação do microfone. Assim, você não ouve os ruídos externos e também pode cancelar o ruído para o seu convidado não ouvir os sons externos da sua casa.

E ainda, por ser um modelo pensado para quem passa horas a fio jogando, é extremamente confortável!

Logitech H390

Este é um modelo que, para alguns, pode ser um velho conhecido. Mas apesar disso, passou por grandes evoluções no decorrer dos anos.

O H390 também permite a redução de ruídos, assim como o G430. Porém, no quesito isolamento, o modelo acaba ficando um pouco atrás na qualidade.

Dessa forma, usar esse equipamento para gravar o seu podcast pode fazer com que você ouça uma parcela de ruído durante as gravações. A dica, portanto, é que você consiga gravar tudo em um ambiente silencioso e sem interferências externas.

Ferramentas para gravar um podcast

A variedade de plataformas e ferramentas existentes hoje na internet é uma grande vantagem para todo podcaster.

Vamos, então, saber quais são algumas delas.

Google Meet

É uma das ferramentas mais conhecidas atualmente. E apesar do Google Meet ser comumente usado para reuniões remotas de trabalho, é uma excelente opção para gravar o seu podcast.

Uma das principais vantagens do Meet é a função de gravar conversas. Dessa forma, você recebe a gravação do podcast em vídeo direto no Google Drive e seu arquivo está pronto para ser editado posteriormente.

Skype

Plataforma de videoconferência da Microsoft, o Skype é outra ótima opção para a gravação do seu podcast.

Você também pode gravar a conversa integralmente, podendo, inclusive, exportar em formatos como .mp4 e salvar onde quiser.

Zoom

Você sabia que o Zoom se tornou a maior empresa de videoconferências do mundo desde o COVID-19?

A ferramenta é ótima para quem quer gravar o podcast apenas em formato de áudio e já ter o formato ‘pronto’ após a exportação.

Além disso, se optar por exportar também o arquivo em vídeo, pode fazê-lo em HD!

Outras ferramentas para gravar seu podcast

Como dissemos, a gama de possibilidades para fazer a gravação de um podcast é imensa. 

Além dessas três ferramentas principais, indicamos também o Anchor.fm, Cast e Zencastr

O mais importante é que você encontre a ferramenta mais alinhada com os seus objetivos e que você se sinta mais confortável em usar.

Agora que você já gravou seu podcast, chegou a hora de editá-lo. Vamos, então, saber quais são os melhores softwares de edição de podcasts que existem no mercado atualmente!

Softwares de edição de podcasts

A edição é uma etapa fundamental do processo de criação de um podcast. Então, não tem como falar dos principais equipamentos para podcast sem falar dos melhores softwares para editar os episódios.

Audacity

Audacity é um software gratuito e com uma interface simples e intuitiva. Logo, se você ainda não tem tanta experiência com softwares de edição de áudio, o Audacity pode ser perfeito para o seu podcast.

Através de funcionalidades básicas como ajuste de volume, redução de ruídos e adição de efeitos de som básicos, é possível deixar a gravação de um podcast com uma qualidade ótima.

Pro Tools

Podemos dizer que o Pro Tools é uma ferramenta mais indicada para quem já tem um conhecimento maior sobre produção musical e design de áudio.

Frequentemente usada por profissionais da área e produtores, o software é um dos mais poderosos da atualidade.

Assim, com essa ferramenta o céu é o limite! Todas as opções de efeitos, mixagem e funcionalidades são perfeitas para quem quer elevar – e muito – a qualidade do seu podcast!

Notas Finais

Se você chegou até aqui, ficou claro que é possível ter equipamentos para podcast com qualidade, mesmo que você ainda tenha acabado de entrar esse universo – ou não possa investir muito em equipamentos.

Conteúdos de qualidade podem ser criados sem gastar muito, e o podcast pode ser um formato crucial para você evoluir o seu negócio.

No mais, lembre-se de que gravar é apenas uma parte do processo, e que a pós-produção e divulgação também são etapas muito importantes, e que podem levar o seu podcast para outro nível.

Então, chegou a hora de colocar todos os aprendizados em prática e fazer o mundo conhecer o seu podcast.

A sua audiência agradece!

Quer saber mais sobre como gravar seus podcasts online? Confira nosso Ebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *