fbpx
slack huddles feedgurus

Slack Huddles: Tudo sobre a nova feature do Slack

Desde o lançamento do Clubhouse a maioria das pessoas passou a olhar para áudio (e áudio marketing) com outros olhos.

Apesar da ironia da frase, plataformas de áudio trouxeram uma notícia animadora para a maioria das pessoas trabalhando em home-office atualmente: existe vida fora do Zoom.

E o Slack não ficaria fora dessa.

Segundo o próprio Slack, a proposta é simples: “recriar as discussões espontâneas e informais que você perde no escritório”. Esse é o Slack Huddles, uma sala de áudio ongoing que qualquer pessoa pode entrar e sair a qualquer momento.

A feature ainda está em processo de implantação e até o começo de Agosto todos os clientes de planos pagos terão acesso ao Huddles!

Quer conhecer as principais funcionalidades e como elas vão fazer parte do seu dia a dia?

Vamos lá. 😉

O que é o Slack Huddles?

Pegando emprestado algumas funcionalidades do seu primo concorrente Discord, o Huddles chega com o objetivo de promover conversas rápidas entre colegas de trabalho através de uma “ferramenta de áudio colaborativa”.

Na prática, significa que você pode começar uma sala de áudio em qualquer conversa direta (DM) ou canal, e seus colegas de trabalho podem entrar e sair da sala quando quiserem!

Precisa alinhar um detalhe rápido em 3 minutos? Em vez de marcar um horário pelo Calendar e enviar um Invite, agora você pode pular rapidamente no Huddle.

Interessante, não é?

slack huddles
Slack Huddles cria salas de áudio entre canais e conversas.

Quem pode usar o Slack Huddles?

Atualmente o Huddles está sendo implantado em todas as contas pagas do Slack. Então, se você tem a versão paga, você pode usar! Se ainda não apareceu para você, até Agosto de 2021 todas as contas pagas terão acesso. É só esperar. 😉

Principais funcionalidades do Huddles

Obviamente o que mais importa no Huddles é a capacidade de falar somente por áudio direto com um colega de trabalho ou um grupo de pessoas.

Mas na maioria das vezes, aquele papo de corredor para alinhar um detalhe de um projeto envolve um notebook na mão e alguns slides para ilustrar o problema.

Para isso, você pode compartilhar a sua tela dentro de um Huddle e mostrar o que for necessário para fazer a conversa render.

slack huddles compartilhar tela
Compartilhe sua tela dentro do Slack Huddles.

Além disso, é possível entrar e sair de qualquer Huddle ativo, a qualquer momento, sem precisar pedir permissão de entrada. Se um Huddle está ativo em um grupo, mas uma pessoa não faz parte desse grupo, ela pode ser convidada para esse Huddle, sem ter acesso ao conteúdo do canal.

Excelente para resolver pequenos problemas rapidamente.

E uma feature interessante: é possível ativar a opção de criar legendas em tempo real!

Como criar um Huddle no Slack

Para criar um Huddle no Slack, siga os passos abaixo:

  1. Abra um canal ou DM;
  2. Clique no ícone no ícone de fones de ouvido 🎧 no canto inferior esquerdo da tela;
  3. Quando o Huddle tiver começado, você pode usar o ícone de microfone 🎤 para mutar seu mic, o de tela para compartilhar sua tela 🖥️, e o de adicionar pessoas ➕ para convidar pessoas para o Huddle;
  4. Para ativar as legendas, clique no nome da pessoa falando no canto inferior esquerdo, selecione os 3 pontinhos e selecione “Ativar legendas”.

Para sair do Huddle, simplesmente selecione o ícone de fones de ouvido no canto inferior esquerdo, ou aperte Cmd+Shift+H (Mac) ou Ctrl+Shift+H (Windows/Linux).

Quais são os próximos passos do Slack?

O Slack já possui algumas funcionalidades interessantes. Você pode pular em chamadas de vídeo direto em uma conversa, mandar gifs, criar canais compartilhados com outras empresas, e muito mais.

É possível afirmar que eles não querem ser competidores do Zoom, ou Meet. A mensagem do Slack sempre foi acabar com os e-mails (tanto que compraram o meu programa preferido de emails, o Astro 💔).

Segundo as notícias, os próximos passos do Slack vão ser focados em funcionalidades que ajudam os times a serem menos assíncronos. Ou seja, você pode compartilhar informações e feedbacks sem precisar que seu colega fique online.

Provavelmente nos próximos meses, será possível fazer gravações de áudio, de vídeo, e da sua tela, para compartilhar com o seu time! Uma excelente maneira de dar mais detalhes sobre um feedback (ou se render aos áudios do whatsapp por aqui também 😂).

slack huddles
Gravação de áudio, vídeo, e tela, são funcionalidades futuras do Slack.

E para você, qual é a funcionalidade mais relevante do Slack? Pretende usar o Huddles? Me conte nos comentários!