Como gravar um podcast com o Skype

Como gravar um podcast com o Skype: O Guia da Feedgurus

Gravar um podcast usando o Skype é uma excelente alternativa para quem quer começar nesse formato de entretenimento e ainda não pode investir muito em ferramentas.

É importante dizer, que o processo de gravação de um episódio vai muito além de se sentar na frente de um microfone e começar a falar, por isso, é importante saber construir um conteúdo consistente, para vender o seu produto da forma certa e claro, atrair uma audiência interessante e fixa. 

E por falar em construção, nesse artigo você vai encontrar dicas incríveis sobre como produzir, gravar e editar um podcast usando o Skype, além de outras ideias para transformar esse conteúdo em uma ferramenta de marketing para atrair clientes para a sua base. 

Continue lendo e aproveite!

O que é um podcast?

Os podcasts são programas de áudio distribuídos pela RSS (Really Simple Syndication), órgão que distribui informações em tempo real pela internet como se fosse um programa de rádio.

A RSS também permite o download e as notificações sobre o conteúdo nas plataformas de streaming. 

Esses programas podem ter temas e formatos variados, desde entrevistas até contação de histórias, podendo alcançar diversos públicos, o que faz deles uma ferramenta importantíssima para as empresas. 

Além disso, a sensação que se tem ao ouvir um podcast é bastante nostálgica, pois traz de volta a experiência do rádio. 

Com os podcasts, é possível acompanhar entrevistas com especialistas e artistas do nosso interesse, só que com a possibilidade de ouvir várias vezes o mesmo conteúdo pelo celular ou computador. 

Só aqui no Brasil, o número de ouvintes de podcasts já ultrapassa os Estados Unidos e Reino Unido, o que sugere uma alta na recepção desse tipo de programa em áudio.

Portanto, essa é uma oportunidade para os produtores de conteúdo, já que a qualidade e a variedade de temas é uma exigência cada vez maior entre o público.

Qual a importância desse conteúdo para as empresas?

Para uma empresa, a melhor forma de atrair clientes é ter meios diversos que comuniquem sua marca e posicionamento. 

Assim, usar os podcasts pode ser uma ótima forma de construir um relacionamento mais consistente com o seu cliente. Além de ser uma excelente estratégia de marketing, os podcasts também melhoram o desempenho da marca no meio digital.

A construção de um podcast com destaque movimenta a empresa e aumenta o engajamento dos usuários com ela nas redes.

Essas plataformas de áudio geram bons números de tráfego e claro, proporcionando aos ouvintes a aprendizagem sobre o produto e funcionalidades, sendo uma ótima forma de convertê-los em clientes.

Como gravar um podcast?

Existem várias formas de gravar um podcast. Em geral, esses programas são produzidos por meio de diálogos presenciais que proporcionam mais dinamismo na entrevista. 

Quando nesse formato presencial, os podcasts costumam disponibilizar também as entrevistas em vídeo em canais do YouTube, principalmente quando as conversas são gravadas ao vivo. 

Esse formato, no entanto, requer uma sala sem ruídos e um bom gravador (que pode ser do celular ou estruturas mais robustas como microfones profissionais). 

É importante ressaltar que o que faz um bom conteúdo não é o material disponível para a produção, mas sim uma boa preparação em termos de roteiro e desenvoltura na entrevista.

Se você já preparou o conteúdo, está em um lugar sem sons externos e seu celular já está com bateria e memória suficientes, já pode começar!

Uma dica importante é ter uma ideia do tempo de duração da gravação antes de começar, já que isso vai ajudar tanto na hora da edição, quanto na preparação do material.  

Uma outra forma de gravação é através das conversas remotas. Em tempos de pandemia, foi e é essencial se reinventar, por isso, fazer um bate-papo com os convidados por aplicativos de chamada é uma boa forma de continuar gerando conteúdo mesmo à distância. 

Com tantos softwares de gravação disponíveis para usar no celular ou no computador é muito mais fácil gravar uma entrevista legal com os convidados do outro lado da tela.  

Como gravar podcast com o Skype?

Com certeza você já ouviu falar ou já usou o Skype, mas você sabia que ele pode ser uma excelente ferramenta para que você possa gravar seus podcasts? 

O Skype não serve apenas para fazer videochamadas. Ele também funciona muito bem como gravador. 

Confira algumas dicas sobre como gravar o seu podcast usando esse app:

Como gravar um podcast via chamada no Skype?

Na prática, o passo a passo para a gravação é muito simples e prático. É só abrir o Skype no seu computador na hora da conversa (com um ou mais convidados) e clicar na opção “…” no canto inferior da tela. 

Ao clicar nessa opção, você pode clicar em “iniciar gravação”. A plataforma vai informar aos participantes da chamada que ela está sendo gravada, mas também é interessante avisar a todos antes de começar. 

Quando concluir a conversa e quiser encerrar, basta clicar em “…” e escolher a opção “parar gravação”. Após alguns segundos, a conversa será disponibilizada no chat para download. 

Você terá a opção de escolher “salvar em downloads” ou “salvar como…” e assim você obterá o download disponível em seu computador. Quando a gravação for encerrada, você receberá um arquivo em MP4 (vídeo + áudio), já que o Skype vai gravar tanto a tela quanto o áudio. 

Se quiser gravar apenas o áudio, você pode solicitar aos participantes que desliguem as câmeras (o que pode até mesmo melhorar a conexão e a concentração de todos no áudio).

É importante dizer que o Skype grava apenas em uma faixa. Então, para que você consiga gravar várias vozes em diferentes faixas de áudio, é necessário o uso de outras ferramentas..

As gravações ficam disponíveis no Skype durante 30 dias, então sempre se certifique que você baixou e salvou o arquivo para não perder seu material. 

Como editar um podcast

A parte da edição do seu podcast é a mais importante, e talvez a mais trabalhosa, mas existem alguns macetes e dicas que podem te ajudar muito com esse processo. 

Confira algumas dicas importantes sobre como editar um podcast

Ouvir e organizar os arquivos

Antes de começar a edição é importante separar todos os arquivos. Caso você trabalhe com mais de um faixa, o ideal é agrupá-las em uma só pasta, ouvir uma a uma e nomeá-las pela ordem que serão usadas. 

Desse jeito você constrói um padrão e torna mais fácil as futuras edições de episódios do seu podcast.

Fazer anotações

Faça anotações enquanto ouve as faixas gravadas pela primeira vez. Assim você facilita a edição, já que sabe onde inserir efeitos sonoros na finalização do episódio, onde adicionar propagandas caso seja necessário ou até mesmo fazer introduções e entrecortar as falas. 

Salve o arquivo

Quem nunca passou por aquele processo de elaborar um projeto e acabar acontecendo uma falta de conexão com a internet, um problema no computador ou uma queda de energia repentina e perdeu todo o trabalho já feito? 

Para evitar esse tipo de imprevisto é essencial salvar o seu progresso em cada etapa da edição. Sempre que fizer qualquer alteração na sua edição salve o projeto. 

Priorize a qualidade do áudio

O som é o principal produto do seu podcast, por isso se preocupe com sua qualidade  desde a gravação para produzir um programa com áudio contínuo, sem oscilações no volume, mau contato ou falhas. 

Inserir efeitos sonoros harmoniosos também pode fazer toda a diferença na experiência do ouvinte.

Escute a versão final

A última dica é óbvia, mas sempre necessária: revisar o produto final pode evitar erros graves! 

Observar o que foi dito e como foi dito é essencial para que não haja problemas futuros depois que o seu programa já tiver ido ao ar. 

Outras plataformas alternativas para gravar um podcast

Além da gravação via Skype, também é possível gravar seu podcast através de outras ferramentas gratuitas e tão simples quanto esse app. Confira algumas delas:

Google Meet

Principalmente durante a pandemia, o Google Meet tem sido uma ferramenta essencial para a comunicação. Sua facilidade de uso e acesso torna a plataforma uma ótima opção de gravação de podcast remoto. 

Além disso, o Meet tem uma função de gravação onde o administrador consegue gravar toda a reunião e recebê-la diretamente no GDrive ao exportar o áudio.

Zoom

O Zoom é uma plataforma de videochamadas que, assim como o Google Meet permite a gravação da call diretamente no aplicativo. 

No fim da sua chamada, você recebe o arquivo em HD. Além disso, o Zoom permite fazer ligações tanto em vídeo quanto em ligações de áudio. 

Zencastr.com

O Zencastr.com é uma ferramenta incrível para gravar seus episódios com qualidade de estúdio mesmo em casa. 

Com ele você grava o vídeo da sua chamada em HD e pode fazer edições ao vivo, enquanto a conversa está acontecendo, podendo adicionar músicas e efeitos sonoros com muita facilidade. 

Riverside.fm

O Riverside.fm também funciona como um estúdio online que grava seu conteúdo em 4k e garante uma qualidade de áudio mais alta para a sua chamada. 

Além disso, essa plataforma oferece um editor extremamente fácil de usar, com funcionalidades como escolher quem aparece na tela na hora da conversa e até mudar o background de quem estava na chamada. 

Onde hospedar um podcast?

Além das demais questões como a edição e a gravação, é importante saber como publicar e hospedar seu podcast, para isso, existem algumas plataformas pensadas especialmente para podcasts. 

Algumas das plataformas de hospedagem e edição de podcasts mais famosas e de fácil utilização e com ótimos recursos são:

Anchor.fm

Essa plataforma também é feita para podcasters, nela é possível gravar online, editar e publicar com muita facilidade. Ela centraliza todas as ações em um lugar só.

Buzzsprout

O Buzzsprout tem tudo que você precisa para colocar o seu podcast no ar gratuitamente sem se preocupar com questões burocráticas de hospedagem. 

Além disso, essa plataforma oferece conteúdos gratuitos para podcasters e dicas para programas iniciantes obterem mais sucesso desde o lançamento. 

Blubrry

Com a proposta de garantir uma hospedagem ainda mais fácil, o Blubrry oferece os dados perfeitos para medir a audiência do seu programa e usá-los como estratégia para crescer na podsfera. 

O Blubrry também oferece uma página gratuita do WordPress pronta para receber o seu conteúdo.   

Conclusão

Agora que você já sabe como gravar um podcast através do Skype, que tal começar a construir o seu e fazer dele mais uma ferramenta de marketing de relacionamento para a sua empresa?
Continue acompanhando o nosso blog para receber conteúdos exclusivos e novidades quentinhas sobre o mundo dos podcasts.

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.