Como gravar podcast a distancia

Como gravar podcast à distância em 3 passos

Nos últimos anos, a gravação de podcasts à distância tem sido cada vez mais comum, já que ela possibilita a conexão e formação de diálogos que talvez não pudessem ocorrer presencialmente de forma tão fácil. 

Além disso, em tempos de pandemia, a gravação de conteúdos à distância é essencial para garantir a segurança de todos sem parar a produção. 

Para que a gravação tenha sucesso sendo feita completamente no ambiente virtual, é necessário que alguns requisitos sejam cumpridos. 

Nesse ponto, a organização é crucial para fazer tudo funcionar, por isso é importante montar bons roteiros, avaliar os equipamentos que serão usados para a captação de áudio, softwares e claro, as plataformas de hospedagem. 

Confira agora como fazer a gravação do seu podcast à distância em apenas 3 passos:

1. Escolhendo equipamentos para gravar um podcast à distância com qualidade

Na prática, os equipamentos de gravação são um dos pontos mais importantes para garantir que o seu podcast obtenha sucesso. Uma boa captação de som e um ambiente silencioso já coloca o seu programa na frente de muitos outros. 

Para isso, é essencial escolher bons equipamentos de áudio. As nossas dicas são: bons microfones, fones de ouvido e claro, boas plataformas para edição. 

Microfones

Os microfones fazem toda a diferença na hora de captar o áudio do seu podcast à distância. Por isso, é interessante que não só você, bem como seus entrevistados, tenham acesso a um microfone que funcione bem para podcasts

Se você ainda não tem orçamento para esse tipo de investimento, usar um fone com fio é a melhor alternativa, já que ele capta um som mais próximo, limpo, e com clareza.

Essa dica também vale para os convidados, que muitas vezes não têm um equipamento mais robusto por não darem entrevistas online com muita frequência. 

Além disso, é bom evitar usar o microfone do seu computador, pois a voz pode sair entrecortada e robotizada pela interferência de sons externos ou do próprio hardware da máquina. 

Fones de ouvido

Fazer o monitoramento do áudio é muito importante para garantir que a qualidade do som gravado seja boa, além de facilitar a edição por ouvir com mais precisão. 

Por isso, um bom investimento inicial além do microfone, é um bom fone de ouvido. Caso você ainda não possa investir nos hardwares, procure usar um fone com fio, como comentamos no tópico anterior!

Além disso, evite ouvir seu conteúdo diretamente em amplificadores de som, pois esse áudio pode ser captado pelo microfone e resultar no famoso feedback.

Softwares

Além de encontrar boas plataformas de gravação, é importante que você edite bem o seu programa para que a performance dele seja ainda melhor. Por isso, os softwares de edição são uma ferramenta essencial na hora de trabalhar nos seus episódios. 

Alguns softwares gratuitos que vão te ajudar na hora de editar o seu programa são: 

Audacity

Completamente gratuito, o Audacity oferece tudo para você começar a editar seus episódios. Fácil de usar, o software é cruzado, com ferramentas perfeitas para editores iniciantes e profissionais. 

Anchor.fm

Com o Anchor você pode gravar, editar e hospedar seu podcast. Ele é a ferramenta gratuita ideal para quem está começando e ainda não quer ou pode investir em um software ainda mais robusto. 

Zencastr

O Zencastr e um dos nossos preferidos. Com ele, você terá garantida uma maior estabilidade de áudio. Dessa forma, o resultado final será um áudio com mais qualidade na hora de editar. 

Organize o espaço de gravação

Depois de separar seus equipamentos, é hora de pensar no local em que a gravação será feita. Escolher um ambiente silencioso, agradável e longe de ruídos é essencial para um fazer uma gravação de podcast com qualidade. 

Por isso, antes da gravação real, é interessante que você faça gravações teste nos espaços que você escolheu como possíveis estúdios e escolha aquele que tem a melhor acústica. Uma dica é optar por lugares menores, já que eles têm menos eco.  

Se você ou seus convidados não têm muitas opções de lugares mais silenciosos para gravar, uma boa opção para a gravação são lugares mais cheios, com prateleiras, sofás, livros, araras de roupa entre outros. Esses objetos contribuem para um som macio e mais isolado. 

Além disso, existem placas de espuma que são ótimos isolantes acústicos e você pode fixar nas paredes do cômodo. 

Escolha um bom horário para gravar

Além de escolher bem o seu ambiente, o horário de gravação é outro passo importantíssimo para que a gravação do seu podcast à distância seja bem feita. 

Antes de mais nada, é importante que o horário seja ideal para todos os participantes da conversa, então, entender quais os momentos do dia em que todos estarão disponíveis vai ajudar a planejar a gravação e escolher um horário mais silencioso. 

A madrugada é um horário incrível no quesito silêncio, entretanto, pode não ser tão legal caso você more com outras pessoas ou em apartamentos que tem regras mais rígidas sobre barulho e movimentação noturna. 

O começo da manhã também é um bom horário, principalmente para quem mora em lugares mais movimentados e barulhentos. Começar a gravar antes da cidade acordar é uma ótima ideia para que os ruídos externos não afetem a sua produção. 

Vantagens da gravação de podcast à distância

Com a pandemia, a rotina de todos nós mudou e por sua vez, muitos podcasters sentiram na pele a necessidade de migrar para gravações remotas para não perder sua audiência. 

A principal vantagem da gravação de podcasts à distância nesse período foi o número de ouvintes que teve um boom nos últimos dois anos, já que o ócio da quarentena proporcionou a aquisição de vários novos hábitos.

Apesar de a gravação presencial oferecer uma experiência mais completa (principalmente aos participantes do papo), a migração para as plataformas digitais não precisa ser um problema, muito pelo contrário, pois ela proporciona encontros e interações incríveis com pessoas que talvez não pudessem se encontrar pessoalmente. 

As videochamadas são essenciais para manter viva a essência do podcast: boas conversas e bons conteúdos. 

Bons podcasts gravados à distância

Aqui na Feedgurus, a maioria dos nossos clientes optam pela gravação online. 

E mesmo não estando presentes, os hosts e convidados dos shows conseguem ter excelentes conversas, proporcionando episódios de muita qualidade.

Produzimos podcasts para os mais variados nichos. A seguir, separamos algumas dicas de podcasts aqui da casa para você conferir e se inspirar:

Raccoonversa

O Raccoonversa é um podcast da Raccoon, agência de Marketing Digital. Você pode acompanhar semanalmente diversos debates relevantes sobre empreendedorismo, marketing, tecnologia e negócios com os maiores profissionais do mercado.

Conta Azul CAst

Podcast da Conta Azul com foco em contadores e empreendedores. No Conta Azul CAst, você terá acesso a conteúdos para transformar a sua jornada de conhecimento em contabilidade e empreendedorismo. 

Dentro do Ringue

A Vindi é uma empresa de pagamentos online. E o show Dentro do Ringue é um podcast criado pela empresa com assuntos relacionados diretamente a startups e temas ligados à tecnologia e atualidade.

Notas finais

Agora você já sabe como gravar um podcast à distância em apenas três passos práticos!

Lembre-se, é importante ter um bom equipamento, mas um bom conteúdo e o cuidado na hora de produzir o seu programa é que são as ferramentas essenciais para garantir o sucesso do seu podcast. 

Além disso, não se esqueça de orientar seus convidados a encontrar um espaço reservado e o mais silencioso possível para a gravação, além de uma conexão estável de internet para evitar imprevistos durante a conversa.

Gostou desse post e quer receber mais conteúdos como esse? Se inscreva na nossa newsletter e acompanhe o nosso blog. 😉

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.