Você provavelmente já sabe que existem diversos sites, softwares e programas para gravar podcast que podem deixar o processo de fazer o seu show ainda mais prático, mas você sabe quais os melhores?

Claro que você pode gravar seus episódios onde quiser, mas aproveitar ferramentas que já são elaboradas para este formato podem facilitar seu trabalho e poupar muitas horas de pós-produção.

Separamos aqui os melhores softwares para gravar podcast para você conhecer, com opções que gratuitas e pagas, que apresentam diferentes ferramentas e interfaces e funcionam para diversos sistemas operacionais.

Na hora de escolher qual o programa certo, pense qual é aquele que parece mais confortável para você, melhor atende às suas necessidades e apresenta o maior custo-benefício para seu podcast. 

Aqui você pode formar a sua própria opinião sobre qual a melhor ferramenta.

Vamos lá?

Audacity

O Audacity é indicação recorrente aqui no nosso blog, porque ele faz basicamente tudo o que um podcaster precisa.

É um dos programas para gravar podcast mais procuradas, porque funciona em todos os sistemas operacionais e serve também para a edição.

O melhor de tudo é que o Audacity é gratuito.

E ele é equipado com ferramentas úteis, efeitos para você incluir ao longo do episódio, funções de manipulação e organização de áudio e permite a exportação em diferentes formatos, como MP3, WAV e AIF.

O software é atualizado constantemente, então você sempre conta com os recursos mais recentes.

O único porém do Audacity é que algumas pessoas levam um tempo para aprender a usar ele da melhor maneira. Mas vale muito a pena!

GarageBand

O GarageBand é o software para gravar podcast da Apple, o que significa que está disponível apenas para Mac.

Ele é gratuito e um dos mais populares, porque oferece uma interface atraente e fácil de usar, sendo uma ótima opção para iniciantes, mas conquistando muitos podcasters para sempre.

Você consegue fazer gravações separando os áudios em mais de 250 faixas, seja para a voz dos apresentadores e convidados ou jingles e intros.

E embora seja pensado para músicos, existem diversos plugins e templates para podcast, assim como efeitos sonoros para que seus ouvintes sejam surpreendidos a cada episódio.

O GarageBand é muito comparado com o Audacity. E por mais que apresente menos ferramentas específicas para podcast, é muito mais fácil de aprender a usar e facilita a experiência do usuário.

MP3 Skype Recorder

O MP3 Skype Recorder não é a melhor opção entre as ferramentas para gravar podcast, mas vale a pena ser citada, porque ajuda nos episódios que envolvem convidados.

Ele serve para gravar as chamadas realizadas pelo Skype e salvar o áudio completo em formato MP3.

Você escolhe assim que iniciar o programa onde quer que seu arquivo seja salvo e pode fazer configurações de áudio simples, como estéreo/mono e taxa de bits.

Por mais que não seja a alternativa mais profissional, pode ser muito útil em certas situações.

Adobe Audition

O Adobe Audition oferece um dos melhores custos-benefício entre todos os programas para gravar podcast que estão no mercado.

Ele inclui uma variedade de ferramentas que dão um toque profissional ao seu podcast, como redução de ruído e gravação em várias tracks, que permite que você altere o volume de cada voz.

É considerada uma alternativa premium, com a qual você pode gravar, mixar e editar seu programa, principalmente se comparada com as anteriores.

O Audition custa U$20,00 mensais, o que é um dos valores mais baixos para programas de gravação para podcast. 

E embora ele seja mais indicado para profissionais com um pouco de experiência, existem diversos tutoriais online para te ajudar.

Hindenburg Journalist

O Hindenburg Journalist é perfeito para storytelling e é indicado principalmente para podcasts narrativos.

Além das funções mais básicas de gravação e edição, ele apresenta outras mais avançada, como identificação e redução de ruídos e gravação de som não comprimido para a melhor qualidade possível.

E você também conta com um equalizador automatizado que ajuda a manter a consistência do áudio durante cada gravação.

Este é mais um dos programas para gravar podcasts que pode ser utilizado em Windows ou  Mac. E também em diversos dispositivos, é só conectar seu microfone USB.

Vale a pena ressaltar que o Hindenburg Journalist se integra convenientemente com a maioria dos agregadores de podcast.

São oferecidos 3 planos do software, o mais básico por U$95,00.

Zencastr

O Zencastr é outro queridinho nosso e já apareceu na lista sobre como gravar podcast online

Isso porque ele facilita a gravação de podcasts com convidados a distância e os áudios são captados em diferentes tracks.

Ele é muito próximo ao Zoom e ao Skype, mas com um software completamente voltado para podcasts.

Isso inclui uma função de backups constantes e continuidade na gravação mesmo no caso de perda de conexão com a internet.

O plano profissional sai por U$20,00 mensais, mas existe um plano ainda mais completo que inclui analytics por U$250,00.

Notas Finais

Assim como qualquer outro equipamento que você use em seu show, os melhores programas para gravar podcast dependem de suas preferências.

Alguns oferecem um número maior de ferramentas e aplicações, outros oferecem interfaces mais simples e intuitivas.

Caso seus episódios envolvam convidados e seja necessário fazer gravações a distâncias, alguns softwares oferecem ótimos resultados.

Considere tudo isso e pense sobre o custo benefício de cada alternativa que chamar sua atenção.

Dito isso, todas as nossas indicações te ajudarão a ser bem sucedido ao gravar seu podcast.

E saiba mais sobre os melhores softwares para editar podcasts!

Já conhece algumas das opções que trouxemos? Conte um pouco sobre o que achou nos comentários.

E você pode acompanhar também as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram.