O principal objetivo de um podcast é ser escutado! Não há dúvidas sobre isso. E para isso, é importante saber o que é agregador de podcast e como ele te ajuda a crescer.

Os agregadores de podcast são plataformas nas quais seu público pode encontrar os seus episódios, eles atualizam automaticamente a cada vez que um novo conteúdo é lançado por meio do feed RSS.

Se você deseja crescer seu negócio com podcast, é fundamental que você esteja presente no maior número de agregadores disponíveis no mercado. Assim, você aumenta o alcance de seu show e atende às preferências de cada ouvinte.

Esse processo começa em sites de hospedagem de podcast, como o Anchor, nos quais você faz o upload dos conteúdos e adiciona as informações. E é a partir deles que os agregadores de podcast retiram as informações.

Aqui, vamos nos focar em:

  • O que é Feed RSS
  • Spotify
  • Google Podcasts
  • Apple Podcasts
  • Alexa Skills

Vamos lá?

O que é Feed RSS

O Feed RSS é basicamente um meio mais simples para distribuir seu podcast. Nele ficam todas as informações necessárias, como o título dos episódios, as descrições, as durações e muito mais.

Tudo isso em um código de texto.

Além disso, o Feed RSS também funciona para manter os ouvintes atualizados sobre novos lançamentos de episódios.

Os agregadores de podcast utilizam este feed para disponibilizar o seu conteúdo para os usuários. É assim no Spotify, no Google, na Apple e em muitos outros.

Como você cria um Feed RSS

O seu próprio site de hospedagem do podcast gera um Feed RSS para você utilizar e o atualiza constantemente conforme você soltar novos episódios. Plataformas como o Anchor são famosas por esse serviço.

É possível também montar um Feed RSS utilizando aplicativos autônomos ou editores de código, mas nós aconselhamos utilizar aqueles cedidos pelas plataformas de hospedagem, que são automáticos.

O mais importante é que o Feed RSS de seu podcast seja seu. Caso contrário, é como se você não fosse o dono de seu próprio conteúdo!

O que você pode fazer com seu Feed RSS

O seu principal objetivo com o Feed RSS é colocar o seu show em diferentes agregadores de podcast. Ele é sua chave para que as pessoas possam te encontrar em diferentes plataformas.

Mas é importante que você também inclua o feed em seu próprio site para que exista um espaço no qual seus ouvintes sempre saibam que vão te encontrar.

É o Feed RSS que vai possibilitar que seus ouvintes encontrem, escutem e se inscrevam em seu podcast.

Spotify

O Spotify dispensa apresentações, é o principal agregador de podcast do mercado atual.

Muitos dos links para podcasts que circulam em indicações entre amigos, em sites oficiais e pelas redes sociais são da plataforma.

Além de tudo, por ter tomado a frente deste formato, ele apresenta diferentes dados e métricas para que você possa acompanhar o consumo de seu podcast.

Assim, você entende quais pontos podem ser melhorados e onde estão localizados seus principais pontos de sucesso.

Separamos um passo a passo (com imagens) para quem quer saber como colocar o podcast no Spotify.

Provavelmente isso não precisa ser dito, mas é fundamental incluir o seu podcast no Spotify.

Google Podcasts:

O Google Podcasts é o principal agregador de podcast do Google. Ele sofreu algumas transformações nos últimos tempos, tendo em vista o aumento no consumo de podcasts.

Foi incluído um Gerenciador de Podcasts no qual os podcasters podem acompanhar as métricas e o desenvolvimento de seus shows. Bem no estilo Google Analytics.

Além disso, foi adaptado para que possa ser acessado por celulares iOS.

O Google enfatizou o potencial dos podcasts ao tirar de circulação o app “Google Play Music”, deixando o YouTube Music como o principal para música e o Google Podcasts como um app separado só para este formato de conteúdo.

Por isso, fizemos um passo-a-passo de como você pode colocar seu show no Google Podcasts, no qual você pode conhecer melhor as vantagens e desvantagens deste agregador de podcast.

Mas já podemos adiantar que vale a pena colocar seu podcast no Google! É o maior site de buscas do mundo e você quer ser encontrado. Por isso, também vale elaborar uma boa descrição para podcast.

Apple Podcasts

A Apple foi outra empresa que apostou fortemente no formato, servindo como agregador de podcast tanto para shows nacionais quanto internacionais e podendo ser utilizado em diferentes dispositivos Apple.

Em 2020, o aplicativo foi remodelado, apresentando tanto um novo visual quanto novas funcionalidades, como seções de perfil.

Além disso, foi incluído um espaço que permite que os podcasters expandam seus conteúdos e apresentem “extras” em vídeo ou outros formatos de arquivo.

Ao que parece a Apple está elaborando estratégias para que os criadores possam ganhar dinheiro dentro do agregador de podcast.

Fizemos um texto também apresentando as etapas para você incluir seu show na Apple Podcasts, que continua sendo uma das plataformas mais procuradas para este tipo de conteúdo. E você pode ficar por dentro das vantagens e desvantagens!

E vale dizer que, embora apenas usuários Apple possam utilizar o aplicativo, ele te conecta com uma audiência fiel e muito engajada.

Amazon e Alexa Skills

Recentemente, a Amazon incluiu podcasts na Amazon Music e lançou uma novidade: Alexa Skills.

Por mais que não seja efetivamente um agregador de podcast, o Alexa Skills demonstra como comandos por voz e som estão chegando para dominar o mercado.

E, quando se trata de podcasts, essa nova invenção da Amazon é mais um ótimo espaço para se inserir.

As skills da Alexa são uma possibilidade para que as empresas lancem seus próprios “aplicativos” que podem ser acionados por comando de voz na Alexa. 

Muitas empresas já estão apostando na novidade tanto para gerar receita quanto como estratégia de marketing, pois ela é uma poderosa ferramenta para te aproximar de seu público.

Se você tem um podcast, é uma ótima maneira de fazer com que você seja escutado sem interromper as atividades de seus ouvintes. Afinal, eles não precisam nem deixar a aba ou o aplicativo que estão utilizando.

Por outro lado, a Alexa ainda é um dispositivo doméstico, o que nem sempre é um bom sinal para podcasters, que sabem que seu conteúdo é escutado em diferentes lugares.

Por isso, vale a pena apostar em uma skill que vá além do conteúdo do show e apresente novas funcionalidades.

Aqui, você pode saber mais sobre Alexa Skills e como usar na sua estratégia de marketing.

Notas Finais

Agregadores de podcast são parte fundamental do consumo de seu show por parte do público.

Eles utilizam as informações fornecidas pelo Feed RSS de plataformas de hospedagem, como o Anchor, para atualizar constantemente seus lançamentos e permitir que a audiência se inscreva.

Além do Spotify, é importante que você esteja presente em cada agregador de podcast que estiver disponível.

O Google Podcasts e o Apple Podcasts são dois agregadores fundamentais, pois concentram um grande público e oferecem diferentes vantagens para criadores e público.

Vale a pena também explorar o Alexa Skills, que surgiu recentemente, mas já está virando uma grande aposta para diferentes negócios.

Quais outros agregadores de podcast você utiliza? Faça sua indicação e tire suas dúvidas nos comentários. E você pode ficar por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *