fbpx
entrevistar seu convidado no podcast

10 dicas para entrevistar seu convidado no podcast

Receber alguém em seu programa pode ser uma ótima oportunidade de conteúdo e networking, mas exige preparação. Por isso, separamos 10 dicas para entrevistar seu convidado no podcast e fazer um ótimo episódio.

Convidar uma pessoa para participar do seu podcast com você vai além de uma conversa amigável na frente de microfones.

Então, siga alguns dos passos que vamos apresentar para evitar que sua entrevista fique tediosa e não gere entusiasmo em seus ouvintes.

Ou pior, que vire apenas uma grande propaganda de certo serviço ou produto. Algo que acaba acontecendo muito quando trazemos determinados convidados para algum episódio.

Já falamos sobre como criar roteiros para seus episódios. Agora, vamos te mostrar como preparar e conduzir uma entrevista para podcast.

Continue a leitura!

Escolha convidados interessantes

Antes de começar a pensar nas perguntas, você precisa pensar em que você vai receber em seu podcast.

Alguns convidados são, infelizmente, chatos de ouvir. Outros, simplesmente, não são ideais para seu podcast. Então, você precisa trazer pessoas que possam agregar valor ao seu conteúdo e aos seus ouvintes.

É impossível fazer um guest ser interessante apenas por meio de perguntas bem elaboradas, você precisa escolher alguém que tenha, no mínimo, certo carisma.

Assim como você escolhe os temas para os episódios, tente trazer convidados que possam apresentar perspectivas únicas, que fazem coisas de maneiras não convencionais, que superaram desafios inesperados. 

Mas, principalmente, convide pessoas pelas quais você verdadeiramente se interessa em escutar.

Evite entrevistar alguém apenas por ser famosa ou trabalhar em um cargo de alto escalão. Se você não liga muito para o que essa pessoa faz, os ouvintes vão conseguir perceber a falta de autenticidade em suas perguntas.

Nem sempre o convidado está acostumado a falar com o grande público, então, é fundamental que você veja relevância na conversa e possa aproveitar a conversa de uma maneira que se conecte com a audiência.

Pesquise sobre seu convidado

Ao conduzir uma entrevista para podcast, esse não pode ser o seu primeiro contato com o convidado. Você deve ter um breve conhecimento sobre ele, porque sua função é fazer com que sua audiência o conheça também.

Explore as informações disponíveis online sobre seu convidado e anote os principais pontos que você deve conhecer ou quer falar sobre durante o episódio.

Algumas pesquisas básicas que você pode fazer antes de gravar são:

  • Leia os perfis: seja nas redes sociais ou site próprio. Mas não fique preso nas conquistas, tente entender que tipo de pessoa ele é. Fique atento em detalhes de sua personalidade e curiosidades interessantes.
  • Confira as redes sociais: sobre o que ele tem postado recentemente? Compartilharam algum conteúdo interessante? Você pode, inclusive, comentar que viu algo compartilhado e perguntar mais sobre o assunto.
  • Encontre outras aparições na mídia: verifique se seu convidado já participou de outros podcasts, canais de YouTube ou tem artigos escritos por/sobre ele. Além de saber mais sobre os tópicos que o guest gosta de falar, preste atenção em como ele se comunica.

Vá com calma na preparação de uma entrevista para podcast. Saber demais pode fazer com que a conversa ficar pouco flexível e saber pouco pode soar desrespeitoso. 

O ideal é encontrar o equilíbrio e sempre pensar no público!

Tenha em mente o que sua audiência quer ouvir

A entrevista em seu podcast é destinada aos seus ouvintes, ou seja, é importante você ter em mente o que vai engajar sua audiência.

Nem sempre você vai conseguir falar sobre assuntos completamente inovadores, mas não tem porquê falar sobre assuntos já repetitivos para sua audiência ou desinteressantes para ela.

O foco deve ser em extrair as informações de seu convidado que mais agregam valor para seus ouvintes.

Durante a sua pesquisa prévia, anote os pontos que serão mais relevantes para o público. 

E tudo bem ignorar algumas experiências de seu convidado caso não façam sentido para o tema do episódio.

Agora que você 

10 dicas para entrevistar seu convidado no podcast

Nem pense em “apenas deixar a conversa fluir” sem nenhuma estrutura. Seria como jogar fora toda a pesquisa e preparação que você fez antes receber seu convidado.

Você não precisa criar um roteiro incluindo tudo o que você pretende falar, mas é crucial fazer uma lista com as principais perguntas que você pretende usar.

Vale a pena também, incluir algumas opções de perguntas para continuar alguns assuntos e perguntas adicionais para caso você tenha tempo sobrando.

Por outro lado, não fique preso nas perguntas que preparou, elas funcionam como um suporte, mas você pode se envolver com a conversa da maneira que sentir mais autêntica.

Abaixo, separamos 10 dicas para entrevistar um convidado e fazer boas perguntas!

Vamos lá?

1. Evite perguntas vagas

Perguntas vagas fazem parecer que você não conhece a pessoa que está entrevistando. 

Ao invés de perguntar “o que você faz no dia-a-dia”, pergunte “você é conhecido por lidar com muitas pessoas, como você se preparar para isso”, por exemplo.

Estabeleça algumas premissas prévias à resposta.

2. Não faça perguntas de sim ou não

Uma das melhores dicas para entrevistar convidado é não fazer perguntas que podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”.

Elas podem gerar momentos constrangedores caso seu convidado não seja muito expressivo.

Privilegie perguntas que comecem com “como” e “por que”, para estimular o entrevistado a elaborar uma resposta mais completa.

Em vez de “você acha que novos meios de pagamento são úteis”, pergunte “de que maneira novos meios de pagamento geram um impacto?”.

3. Traga uma nova perspectiva

Seguindo a primeira dica, pense em como você pode fazer perguntas mais criativas e com ângulos incomuns.

Fazendo as mesmas perguntas de sempre, você receberá as mesmas respostas de sempre.

Você pode dar continuidade a falas que seu convidado fez em outras entrevistas ou conteúdos nos quais participou. 

Assim, você consegue chegar num resultado novo e muito mais interessante, além de demonstrar que presta atenção no que seu convidado faz e tem a dizer.

4. Faça uma pergunta por vez

Não junte muitas perguntas em um só bloco, a não ser que elas estejam extremamente relacionadas.

Dê tempo para seu convidado responder cada uma. E aproveite as outras perguntas que você preparou sobre o assunto para continuar a conversa.

Tente não apresentar opções de resposta também. Alguns criadores fazem isso e o papo fica confuso para quem está respondendo e para quem está ouvindo.

5. Não fale sobre sua lista de perguntas

Evite puxar uma nova pergunta dizendo “a próxima pergunta da minha lista é…”. Isso faz com que sua entrevista soe dura e preparada demais. 

Seu objetivo é gerar uma conversa orgânica.

6. Comece pelo começo

Há sempre uma tentação de tocar rapidamente nos pontos mais polêmicos e divertidos, ainda mais quando você sabe que é o que sua audiência quer ouvir.

Mas dê tempo ao tempo, assim, você mantém os ouvintes plugados no episódio e não confunde aqueles que ainda não conhecem o convidado ou o contexto da pergunta.

Lembre-se que conduzir uma entrevista para podcast é como contar uma história. Seu papel é fazer a narrativa sair de seu convidado, uma pergunta por vez.

7. Seja flexível

Pensando em contar a história, vale ressaltar que você não precisa ficar preso na sua lista de perguntas.

Não fique focado em ler a próxima pergunta que você preparou, faça com que a resposta de seu convidado determine a direção da conversa.

Se algum assunto interessante aparecer, explore este tópico e tente obter mais informações.

8. Saiba escutar

Essa é uma das mais importantes dicas para entrevistar seu convidado no podcast: saiba escutar. Se você não está ouvindo de verdade, suas respostas serão estranhas ou desconexas.

Evite ensaiar sua próxima pergunta enquanto o convidado responde a anterior. Embora você queira estar preparado, isso vai impedir que a conversa tenha ritmo.

Enquanto ele estiver falando, tente visualizar o que estão dizendo. Isso fará com que você tenha uma resposta mais natural. E, caso você tenha um branco, sempre pode contar com sua lista de perguntas.

Não tenha medo do silêncio. Uma pausa de alguns segundos ajuda os ouvintes a processar o que estão ouvindo e demonstra ao convidado que você está escutando.

9. Deixe o seu convidado falar e não interrompa

Embora seja seu podcast, o convidado veio para falar, então não monopolize o tempo.

Evite fazer grandes contextualizações que, inclusive, podem acabar respondendo às próprias perguntas.

E não interrompa o seu convidado enquanto ele estiver falando, pode soar rude e é um incômodo para os ouvintes.

Às vezes, parece necessário fazer um apontamento para que a conversa seja direcionada, mas esses momentos não são a regra. Seu papel é fazer boas perguntas para que o convidado encaminhe o episódio.

Caso você tenha certas colocações sobre o que está sendo dito, anote em um papel para falar depois que o convidado terminar.

Também não faça sons para demonstrar que está escutando, permaneça em silêncio. Claro que você pode rir, mas “uhum” e expressões do tipo afetam a experiência do público.

10. Direcione a conversa

Quando seu convidado começar a divagar demais, só o acompanhe se sentir que é do interesse de seus ouvintes.

Sempre que for necessário, volte para a essência do assunto fazendo uma nova pergunta direta e concisa.

Ao conduzir uma entrevista de podcast, você está no comando. Seu papel principal é direcionar a conversa para que seja interessante para sua audiência.

Dica bônus: Ouça entrevistas antigas que você fez

Ouvir você mesmo entrevistando alguém é uma ótima maneira de melhorar.

Mas escute com crítica. Reveja suas preparações e pense:

  • Quais as palavras repetitivas nas quais você se apoia, como “tipo” ou “né”.
  • Você poderia ter feito uma pergunta com menos palavras?
  • Os ouvintes conseguiram acompanhar a conversa com facilidade?
  • Houve quebras na fluidez? Por quê?
  • Você conseguiu falar de tudo o que queria?

Uma vez que você já sabe como preparar uma entrevista para podcast, vale a pena saber algumas estratégias para preparar seu convidado!

Como preparar seu convidado

Organizamos três dicas fáceis para que seu convidado também fique mais preparado para participar de um episódio de seu podcast.

Envie suas perguntas para o convidado com antecedência

Tente enviar sua lista de perguntas principais com pelo menos uma semana antes da gravação. Assim, eles poderão vir mais preparados e mais confortáveis, o que te ajuda a fazer um melhor conteúdo.

Faça um resumo de seu podcast para o convidado

A entrevista será ainda melhor se seu convidado souber um pouco sobre o tema principal de seu podcast e sobre sua audiência.

Envie um e-mail curto que apresente:

  • O formato de seu podcast;
  • Seu target;
  • Quanto do tempo dele você precisa para a gravação;
  • Como você divulgará o episódio.

Isso ajuda com que convidados preparem respostas mais direcionadas aos seus ouvintes e com que se sintam mais confortáveis.

Escreva a bio do convidado para ele

A maioria dos convidados já tem uma bio de apresentação preparada e é ela que vão trazer quando você pedir para eles se apresentarem.

Porém, algumas são muito longas e um pouco tediosas, outras curtas demais sem informações que agregam valor e outras são tão repetitivas que o público pode já ter escutado.

Evite esta etapa desnecessária preparando uma bio você mesmo. Utilize as informações de suas pesquisas para fazer uma apresentação relevante já direcionada para os interesses de seus ouvintes.

Faça um processo de pré-entrevista

Uma ótima maneira de preparar uma entrevista para podcast é conversar com seu convidado antes da gravação, seja ao vivo ou via internet.

Fazer com que seu convidado se sinta confortável é o melhor jeito de gravar boas entrevistas. Principalmente se eles nunca participaram de um podcast antes.

Passe novamente pelos pontos que você enviou por e-mail, ou seja, resuma seu podcast. E adicione informações sobre a data de lançamento, os modos de divulgação e promoção.

Demonstre também que você está aberto para qualquer dúvida que ele possa ter.

Esse processo pode durar poucos minutos com uma pessoa mais experiente, mas reserve um tempo maior caso seja necessário.

E, caso algo que foi falado na conversa prévia apareça durante a entrevista, não esqueça de contextualizar os ouvintes!

Notas finais

Receber um convidado para um episódio específico é algo muito proveitoso, mas exige organização. Por isso, fique atento a como preparar uma entrevista para podcast.

Antes, é claro, pense em convidados que vão engajar seu público e possam ajudar na gravação de um bom conteúdo. 

Dessa maneira, fica bem mais fácil construir a relevância do seu podcast.

Sempre faça uma pesquisa prévia sobre seu convidado, focando nos aspectos que serão mais relevantes para seus ouvintes.

Existem diversas dicas para entrevistar seu convidado, mas o principal é fazer perguntas que vão estimular ele a falar e manter uma conversa fluida.

Vale a pena preparar brevemente quem você chamou para gravar o episódio com você.

E ao conduzir uma entrevista para podcast, é importante que você saiba ouvir seu convidado e se manter flexível para conseguir construir um diálogo orgânico.

Mas não esqueça de que é você quem está no comando e sua principal função é direcionar a conversa e tirar o melhor da pessoa com quem está falando!Quais as melhores perguntas que você já fez para um convidado? Tire suas dúvidas e faça sugestões nos comentários abaixo.