No mundo moderno do marketing, contar com dados confiáveis – e de fácil acesso – é uma das principais preocupações dos times que produzem podcasts. Esse é um dos motivos de gostarmos tanto do Spotify for Podcasters aqui na Feedgurus.
Ele dá acesso direto aos dados de consumo dos shows que podem ser usados para tomar decisões data-driven sobre como crescer podcasts!
Porém, ele também pode ser complicado para quem entra na plataforma pela primeira vez.
Por isso, criamos esse Guia do Spotify for Podcasters para você aprender tudo sobre a plataforma: desde como cadastrar o seu show, até como analisar os dados!
Vamos começar?
O que é o Spotify for Podcasters
O Spotify for Podcasters é a plataforma do Spotify que mostra os principais dados sobre o seu podcast.
Ou seja, ele não é uma plataforma de hospedagem de podcasts!
O Spotify adquiriu o Anchor.fm justamente para ter esse serviço no seu leque de empresas. Mas o objetivo do SFP (vamos simplificar para facilitar hehe) é garantir que você tenha acesso aos dados de consumo do seu show.
Como cadastrar o seu podcast no Spotify for Podcasters
Os passos para cadastrar o seu show são bem simples.
Primeiro, é preciso ter uma conta no Spotify. Você pode usar a sua pessoal, mas recomendamos criar uma nova, feita somente para o podcast.
Assim, se precisar fazer alguma alteração no futuro, não prejudica sua conta pessoal. 😉
Primeiro, faça o login em podcasters.spotify.com :
Depois, adicione o seu podcast no menu superior:
Você vai precisar do seu Feed RSS para cadastrar o seu show:
O Spotify vai enviar um código de confirmação para o email cadastrado no Feed. Após você inserir o código, você precisa inserir as informações sobre o seu show.
Esse passo é bem importante! É aqui que você vai selecionar as categorias que o Spotify vai usar para indexar e enquadrar o seu podcast.
O Dashboard do Spotify for Podcasters
A primeira parte do Dashboard é relativamente simples.
Na Home você vai ter notícias do Spotify junto com dados gerais vitalícios dos seus shows e os principais episódios.
Ao clicar em Catalog, você tem acesso à lista de podcasts cadastrados na sua conta. Importante reparar que os números que vão aparecer nessa tela são dos últimos 7 dias, e você pode alterar o período usando o drop down.
Clicando no podcast, você vai para a tela que mostra as principais métricas do show como um todo, e a lista de episódios com as métricas de cada um deles:
Como em Catalog, você também tem o filtro de tempo para ver os dados em diferentes datas!
As principais seções da plataforma
Dentro do Dashboard, existem 3 seções importantes que te dão diferentes informações sobre o seu podcast.
Episódios
A primeira delas é a parte dos Episodes. Aqui, você tem uma lista com todos os episódios e são mostradas as métricas starts, streams, listeners e a data de publicação.
Não se preocupe, vamos explorar todas as métricas em detalhe logo mais.
Se você clicar em qualquer episódio, vai ter acesso aos números detalhados de cada episódio.
Audiência
A aba de Audience traz as mesmas informações que você viu até agora, mas também uma visão demográfica da sua audiência, o que é bem relevante!
A diferença principal é que você consegue ver a evolução dos números ao longo do tempo.
Além disso, você consegue ver gênero, idade e país de quem está ouvindo, além dos principais artistas que essas pessoas ouvem! Pode ser um bom aprendizado para pensar na trilha sonora do seu podcast.
Detalhes
Na aba de Details, você tem o feed RSS, badges do Spotify e configurações gerais que são padrão para o seu show.
Principais métricas dos podcasts no Spotify for Podcasters
Apesar de não termos tantos dados disponíveis sobre podcasts como temos no Google Analytics, várias das métricas que você vai encontrar no Spotify são muito relevantes e trazem aprendizados importantes sobre seus episódios.
Vamos detalhar cada uma delas.
Starts & Streams (Inicializações e downloads)
Essas duas métricas são iguais só que diferentes hehe.
Starts (inicializações) são medidos toda vez que um usuário aperta o play em um episódio, independente da duração.
Streams (downloads) são medidos toda vez que um start dura mais de 60 segundos.
Subtraindo um do outro, você consegue ver o percentual de ouvintes que pararam de ouvir nos primeiros 60 segundos e otimizar a abertura do seu episódio!
Listeners (Ouvintes)
Os listeners são usuários únicos que ouviram os seus episódios. Se uma mesma pessoa ouvir 4 episódios, ela será contada como um ouvinte único.
Followers (Seguidores)
Os followers são os usuários que selecionaram a opção de Seguir o seu show no Spotify!
Retention Rate (Taxa de Retenção)
A Retention Rate é o percentual de pessoas, por minuto, que continuou ouvindo o seu episódio após dar play.
Aqui na Feedgurus, consideramos a Taxa de Retenção como um dos três KPIs mais importantes que você precisa acompanhar sobre o seu podcast!
Average Listen Time (Tempo médio ouvido)
O Average Listen Time mostra quanto tempo, em média, as pessoas ouvem cada um dos seus episódios. Ele é o nosso segundo KPI dos três mais importantes que gostamos de acompanhar!
O objetivo é ter o ALT igual à duração do episódio!
Dados demográficos
Os dados demográficos que o Spotify fornece são bem legais para você entender mais sobre a sua audiência e otimizar o seu show.
Se você pensa em monetizar o seu podcast, pode dar informações mais detalhadas sobre seus seguidores para os seus possíveis patrocinadores e garantir que os anúncios são relevantes para quem está te ouvindo.
Como analisar as métricas do Spotify for Podcasters?
Para te ajudar a desbravar as métricas do Spotify for Podcasters, vou compartilhar 4 análises simples – porém relevantes – que você pode fazer para analisar a performance dos seus episódios.
Analise a taxa de retenção para melhorar a abertura do show
A Taxa de Retenção nos ajuda a entender melhor o comportamento dos ouvintes minuto a minuto durante o episódio. E isso é excelente!
Gostamos de analisar o percentual na metade do episódio. Se o episódio tem 30 minutos, analisamos a retenção em 15 minutos para entender a performance daquele episódio.
Nossa baseline é de 60%. Se a sua retenção, na metade do episódio, está igual ou maior que 60%, você está muito bem!
Analisando a retention rate ao longo do episódio te ajuda a encontrar oportunidades, principalmente na abertura do seu podcast. A variação da taxa de retenção nos primeiros 8 minutos do episódio pode te ajudar a entender melhor como os ouvintes tomam a decisão de continuar ouvindo ou não.
Tente manter as aberturas e introduções curtas e direto ao ponto! Sugiro dar uma olhada nesse post sobre como criar vinhetas de abertura e fechamento para podcast.
Use o Average Listen Time para otimizar a duração dos episódios
O Average Listen Time é um dos indicadores-chave mais importantes para entender a performance do seu podcast.
Ele mostra quanto tempo em média os seus ouvintes ouvem cada episódio, e te ajuda a otimizar a duração de cada um deles para o máximo de tempo de play, e retenção.
Use o ALT para encontrar os temas mais relevantes, os convidados mais interessantes, a duração ideal de cada episódio, e o formato de podcast que a sua audiência mais gosta!
Acompanhe os Listeners para garantir que novas pessoas ouvem seus episódios
Os Listeners são os usuários únicos que escutam o seu podcast.
Garantir que o número de listeners cresce a cada semana, é garantir que novas pessoas conheçam o seu podcast.
Isso é indispensável para aumentar o alcance do seu show, a sua audiência total, e o seu total de plays! Também é um número importante para entender se a sua estratégia de promoção de podcasts está indo bem.
Acompanhe os Followers para garantir que os seus ouvintes estão seguindo o seu show
Os Followers são os usuários que seguem o seu show no Spotify.
Eles recebem notificações a cada novo episódio, e na maioria das vezes são os primeiros a ouvir os seus novos conteúdos.
Quanto mais Seguidores, mais pessoas escutam seus episódios nos primeiros dias. Isso é muito importante para o algoritmo do Spotify, e para o seu podcast aparecer nos charts e listas de destaque da plataforma.
Notas finais
Apesar de parecer complicado, o Spotify for Podcasters é relativamente simples e traz diversos aprendizados interessantes sobre o seu podcast.
Entendendo melhor onde está cada dado, e como analisá-lo, você consegue entender melhor como a sua audiência consome os seus episódios, e quais são as oportunidades de melhoria.
Crie uma rotina de acompanhamento desses números, principalmente nos primeiros dias de um novo episódio.
Sem dúvidas você vai conseguir coletar inúmeras informações relevantes para crescer o show. E o impacto de testes e mudanças fica muito claro quando você acompanha os números de perto!
Gostou desse post e quer receber mais conteúdos como esse? Se inscreva na nossa newsletter. 😉