Podcast para Edtechs

Podcast para Edtechs: como e porque investir nesse formato

As edtechs são startups que usam ferramentas tecnológicas para criar novas soluções na área de educação completamente online.

Ainda que sejam empresas de um segmento relativamente recente, elas vêm ganhando um reconhecimento significativo no mercado.

Só em 2013, 108 edtechs foram abertas no Brasil e hoje (2022), esse número já bateu mais de 566 edtechs abertas e operando no país.

Com esses números, as edtechs garantem 5,7% das startups de maior destaque no cenário nacional.

Essas soluções ganharam ainda mais fama durante a pandemia do Covid-19, que impossibilitou a circulação de pessoas e motivou a busca pelo conhecimento de forma alternativa e online.

Para chamar a atenção desses estudantes, essas empresas usaram e abusaram de diversas ferramentas midiáticas, sendo uma delas o podcast.

Assim como as Edtechs, o setor de áudio digital passou por um boom de consumo, já que ele é uma ferramenta de fácil acesso e que facilita a aquisição de todos os tipos de conhecimento.

Neste artigo falaremos mais sobre a funcionalidade das edtechs e como o podcast pode ser uma ferramenta estratégica para a captação de novos consumidores.

Confira os tópicos que falaremos nesse texto:

  • O que são Edtechs?
  • Como usar um podcast como ferramenta de marketing para uma edtech?
  • Como fazer um podcast?
  • Podcast para Edtechs

Boa leitura!

O que são Edtechs?

As Edtechs são sem dúvidas uma das melhores formas de adquirir conhecimento, já que elas são muito mais acessíveis e dinâmicas por se tratarem de uma plataforma online de aprendizagem. 

Engana-se quem pensa que essas plataformas contam apenas com aulas gravadas e fóruns de perguntas e respostas. As Edtechs contam com realidade aumentada, lousa interativa e muito mais para tornar a aprendizagem virtual ainda mais interessante. 

Umas das coisas que mais chamam a atenção nas Edtechs são os processos de aprendizagem, já que elas proporcionam um engajamento diferente com os alunos com a gamificação das aulas e conteúdos. 

Podcast para Edtechs

Com a ascensão dos podcasts no mundo do entretenimento, empresas dos mais diversos segmentos começaram a usar o audiomarketing como estratégia de captação de novos clientes.

Não é diferente com o segmento de educação, afinal, as empresas têm buscado inúmeras estratégias que se adaptem ao cotidiano, rotinas de trabalho, estudo e lazer dos jovens com o intuito de proporcionar a amplificação do conhecimento.

Pensando nisso, algumas Edtechs já oferecem conteúdos educativos em seus canais de podcasts que incluem CTAs (Call to Action) para o cadastro em newsletter, compra de e-books e até mesmo cursos. 

Um bom exemplo disso é a Descola, que traz inúmeras reflexões sobre o universo da educação e seus novos modelos alcançando tanto alunos quanto professores.

O UOL Edtech também é outro exemplo de Edtech que já produz podcast voltado para o público da universidade, em seus episódios os apresentadores instruem os ouvintes a aprenderem da melhor maneira usando a internet.

Invista em um podcast

O nicho de educação dentro do podcast é pouco explorado, não existem muitas Edtechs que apostam no áudio marketing como ferramenta de produção de conteúdo.

Por isso, criar conteúdo para essa plataforma pode ser extremamente vantajoso em termos de divulgação de marca. É muito mais fácil atrair pessoas para comprar cursos e materiais quando elas já entendem a qualidade do produto. 

A autoridade de um bom conteúdo aliado à exclusividade dele traz a valorização e também a humanização de uma empresa. 

Mas como fazer um podcast?

Os podcasts são programas gravados em formato de áudio que podem ser reproduzidos a qualquer momento através do site da empresa ou plataformas de streaming.

De modo geral, os podcasts são produzidos por episódio com foco no mesmo segmento, mas seguindo diferentes temáticas.

Para a construção desses programas enquanto estratégia de marketing é necessário seguir alguns passos:

  1. Planejamento

Um bom planejamento inclui uma pesquisa aprofundada sobre o público-alvo. Entender o que as pessoas estão falando e como elas podem ser atingidas pelo conteúdo de uma marca são etapas fundamentais para conquistar os ouvintes. 

  1. Conteúdo

Depois de entender qual o nicho, o funcionamento do mercado e principalmente a persona desejada, é hora de desenvolver os roteiros e pensar os temas que serão abordados no podcast. 

É importante lembrar que um conteúdo exclusivo é essencial para a produção de um programa de sucesso.

  1. Gravação

Para a etapa de gravação, é necessário estar atento a alguns detalhes para garantir a qualidade, como a escolha do local, que precisa ser reservado e silencioso para que não haja interferências externas. 

Além disso, é importante ter microfones e fones de qualidade para melhorar a experiência do ouvinte com o programa. A gravação também pede por um software específico, que vai ajudar nos passos seguintes, como a edição. 

  1. Edição

A edição é essencial para fazer os reparos no áudio como a redução de ruídos, cortes, adicionar uma trilha sonora entre outros detalhes que vão tornar o programa mais dinâmico para o ouvinte. 

É importante lembrar que os podcasts são programas 100% baseados em áudio, que apesar de alguns deles terem estrutura completa de audiovisual, a ideia é que todos possam ouvir sem precisar assistir.

  1. Publicação e propaganda

A publicação de um podcast depende de plataformas externas e softwares de hospedagem. 

Existem diversas opções de streaming, por exemplo, que permitem uma publicação rápida, além de mostrar os números do podcast, como a quantidade de plays, por exemplo. 

Além disso, um podcast só pode ter sucesso com uma boa divulgação, por isso é essencial traçar uma boa estratégia de marketing para anunciar ao público que os episódios estão no ar e contar as novidades sobre o programa. 

Notas finais

Agora você já sabe tudo sobre os benefícios do podcast para o fortalecimento da marca, produção de conteúdo e captação de novos clientes. 

Lembre-se que no processo de construção de um podcast é necessário avaliar o público-alvo da sua Edtech e qual o tipo de linguagem que ele prefere consumir no seu dia a dia.

Além disso, pensar em um conteúdo personalizado faz toda a diferença, pois  garante a fidelização e a geração de futuros leads.

Curtiu esse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre podcasts e métodos de transformar essa ferramenta em estratégia para captação de clientes. 

2 thoughts on “Podcast para Edtechs: como e porque investir nesse formato

  1. Women’s Perfume Yves Saint Laurent Libre Eau De Parfum 30 ml AVON Incandessence Edp 50ml Women’s Perfume Bargello Oriental 122 Edp 50 ml Women’s Perfume

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.