Quando falamos sobre métricas, a taxa de retenção de ouvintes de podcasts é uma das mais importantes.
Ela traz aprendizados relevantes sobre a sua audiência, o seu conteúdo, e suas oportunidades de crescimento.
Mas ainda existe muita dúvida sobre como interpretar esse número. E ainda mais sobre como aplicar os aprendizados no seu podcast.
Hoje, vamos desmistificar tudo sobre a taxa de retenção de ouvintes de podcasts!
Mas primeiro precisamos entender o que ela significa. Vamos começar?
O que é a Taxa de Retenção de Ouvintes de Podcasts
De maneira simples, a taxa de retenção indica o percentual de ouvintes que começaram a ouvir o seu episódio e continuaram ouvindo ao longo do tempo.
Obviamente, o percentual de retenção no começo do seu episódio será de 100% – todo mundo que começou a ouvir começa do começo 😂.
Porém, duas informações são importantes para começarmos a entender melhor essa métrica de podcast.
A taxa de retenção varia ao longo da duração do episódio
Mais precisamente, minuto a minuto.
Essa é uma informação importante porque além da análise de retenção episódio completo, é importante entender essa taxa em cada quarto do episódio (uma divisão que o Spotify traz) e também minuto a minuto.
A taxa de retenção é afetada pela audiência
O que nós queremos é que todo mundo ouça todos os episódios do começo ao fim, certo?
Mas a verdade é que os hábitos de consumo das pessoas variam bastante. Alguns ouvintes sempre pulam a introdução, outros usam e abusam da possibilidade de pular ou voltar alguns segundos até encontrar a parte que querem consumir.
Esses hábitos de consumo afetam bastante a taxa de retenção de ouvintes. Por isso, é importante cruzar o gráfico de retenção com outras informações (como tempo médio de reprodução, por exemplo).
Além disso, o tamanho da sua audiência afeta a qualidade do gráfico. Se você não tiver um volume de plays suficiente, não é possível mensurar corretamente a retenção ao longo do tempo, já que o tamanho da amostra não é suficiente.
Como a taxa de retenção é calculada
A taxa de retenção nada mais é do que o total de ouvintes que completaram o episódio dividido pelo total de ouvintes que deram play no episódio. Multiplique por 100 e você tem o seu percentual!
Exemplo: 100 ouvintes deram play no seu episódio e 65 chegaram até o final. 65/100 = 0,65. Multiplique por 100 e você terá uma taxa de retenção de 65%.
Um ponto importante é que após um determinado período – que as plataformas não contam pra gente – o seu gráfico de retenção não vai mais se alterar.
Nossa hipótese é que isso acontece entre 7 e 10 dias da data de publicação do episódio. 😉
Simples, não é mesmo? Então vamos complicar um pouquinho.
A taxa de retenção por quarto
Uma das principais alterações do Spotify para essa métrica foi adicionar a possibilidade de analisar a retenção em cada quarto do episódio.
Isso significa que a cada quarto da duração total do seu episódio, você consegue entender o percentual de ouvintes que continua escutando.
Se considerarmos um episódio de 40 minutos, essa divisão nos dará a taxa de retenção a cada 10 minutos. Sempre considerando o total de pessoas que deram play!
Logo, utilizando o gráfico como exemplo, temos uma retenção de 80% do total de plays no primeiro quarto, 60% no segundo, e 60% no terceiro. Um bom exemplo que indica que a partir da metade do episódio, as pessoas continuam consumindo (mais sobre isso já já).
Além disso, também temos o percentual dos ouvintes que ouviram o episódio até o final. No gráfico acima, 30% das pessoas que começaram, chegaram até o fim.
Qual taxa de retenção eu considero para minhas médias/medianas?
Uma informação relevante é entender mais sobre a taxa de retenção média de diferentes episódios do seu podcast. Abaixo, temos um exemplo desse dado na nossa plataforma de dados de podcasts:
Para esse dado (e para as nossas análises internas) consideramos sempre a taxa de retenção em 50% de duração do episódio.
Ou seja, qual é o percentual na metade da duração total do episódio.
Para nós, esse é o ponto em que o ouvinte já tomou a decisão de consumir o conteúdo, mesmo que ele pare de ouvir depois.
Mas essa é apenas uma parte do quebra cabeças!
O que podemos aprender com a taxa de retenção?
Agora que você já aprendeu como é feito o cálculo e o que significa, é hora de entrar nos aprendizados que a retenção pode trazer para o seu podcast.
Para sumarizar, os principais aprendizados são:
- Qualidade da sua introdução;
- Duração ideal dos episódios;
- Trechos que os ouvintes pulam/param de ouvir;
- Qualidade e relevância dos anúncios.
Vamos por partes.
Qualidade da sua introdução
Quedas bruscas nos primeiros 60 segundos de um episódio são indicadores de que a sua introdução/abertura precisa de melhoras.
O primeiro impacto dos episódios é muito importante para garantir que as pessoas vão continuar ouvindo após a introdução. Mas para isso, é preciso mostrar que esse conteúdo é simplesmente imperdível!
Algumas táticas que podem te ajudar:
- Comece o episódio com uma citação do convidado;
- Faça um resumo dos principais aprendizados do episódio;
- Deixe a sua intro (que tem música e geralmente apresenta o host e o podcast) com 20 segundos ou menos;
- Não insira uma música antes de entrar a voz. Prefira utilizar trilhas como fundo!
Uma outra possibilidade é que a qualidade do áudio do seu episódio está muito ruim. Pode ser tanto da introdução – se foi feita a muito tempo – quanto do episódio inteiro.
Investir em equipamentos de gravação – ou um microfone melhor – pode ser uma boa ideia!
Duração ideal dos episódios
A duração ideal dos episódios é uma das maiores incógnitas no mundo dos podcasts.
A taxa de retenção é uma parte da equação (a outra é o tempo médio de reprodução). Mas você já tem muitos aprendizados aqui.
Analisando a queda percentual entre os quartos – como vimos anteriormente – é possível encontrar pontos de quebra.
Se a sua taxa de retenção cai de 80% no terceiro quarto para 20% de plays completos, pode ser uma boa alternativa pensar em episódios cerca de 25% mais curtos.
Trechos que os ouvintes pulam/param de ouvir
Essa é uma análise clássica! Pontos de saída dos episódios trazem aprendizados valiosos sobre como otimizar formato e estrutura de podcasts.
Aqui, você pode encontrar informações sobre a duração ideal. Se a retenção cai bruscamente em durações similares em diferentes episódios, pode ser um indício de que está muito longo.
Pular a introdução ou sair antes do seu Outro também é bem comum. Uma boa ideia é inserir a sua vinheta de fechamento antes da conclusão do episódio.
Qualidade e relevância dos anúncios
Para podcasters que querem monetizar seus podcasts esse é um dos principais aprendizados.
O gráfico de retenção vai te ajudar a entender melhor a estrutura dos seus anúncios. Eles podem ser muito longos, ou inseridos em momentos inadequados.
Ou simplesmente não são do interesse da sua audiência! É raro mas acontece muito.
Analise a taxa de retenção no ponto de inserção dos anúncios para entender melhor o fit e relevância.
Não hesite em alterar e experimentar!
Notas Finais
A taxa de retenção de ouvintes de podcasts é uma métrica extremamente importante e útil.
Muitos aprendizados podem vir com esse único gráfico. Principalmente se cruzarmos essa taxa com outros números como streams/downloads, tempo médio de reprodução, e mais.
É importante lembrar que essa métrica é afetada, principalmente, pela sua audiência. Tanto pelo tamanho quanto pelos hábitos de consumo.
Lembre-se que analisar a taxa de retenção é uma tarefa constante. A cada alteração, experimento, ou inovação, é preciso entender os impactos em como os seus ouvintes consomem cada episódio!
Quer aprender mais sobre métricas de podcasts? Confira nosso ebook para realizar análises avançadas.
Boa leitura!