Ícone do site Feedgurus

Por que criar um podcast: 10 motivos estratégicos para começar agora

criar podcast

Se você tem um negócio ou uma marca é bem provável que esteja se perguntando por que criar um podcast. E já te adianto que existem diversos motivos, começando pelo fato de que é uma ótima maneira de se comunicar com seu público.

O podcast é um formato em ascensão. Principalmente no Brasil, que ocupa o 2º lugar entre os maiores consumidores deste tipo de conteúdo no mundo. 

Você pode fazer qualquer assunto se tornar em uma experiência interessante de aprendizado e conhecimento com um podcast, agregando valor à sua marca e oferecendo o que sua audiência precisa.

Separamos 10 motivos de por que criar um podcast:

E agora, iremos falar um pouco mais sobre cada um deles. 

Vamos lá?

1. É fácil de produzir

Criar um podcast é mais simples do que produzir vídeos.

Tudo o que você precisa é gravar uma conversa que seja relevante para seus ouvintes e para seu negócio com a ajuda de softwares que otimizam a qualidade do áudio.

A edição também é muito mais fácil do que para vídeos. O principal é ter um modelo de intro e fechamento em áudio. E você pode contar com diversos softwares que te ajudam nesta etapa.

2. Requer investimentos baratos

Muitas empresas se questionam o quanto custa começar um podcast. E o valor varia muito dependendo do orçamento que você tem disponível e quais equipamentos você já possui.

Mas essa variação é enorme, exatamente porque é possível fazer um podcast com um budget curto.

Não há necessidade de comprar os melhores equipamentos de gravação logo de cara e existem muitos softwares grátis ou com versões gratuitas.

Conforme você for profissionalizando seu podcast, você pode aumentar os investimentos e crescer cada vez mais.

3. Personaliza a relação com o público

Um dos melhores motivos para criar um podcast é a experiência personalizada que você pode desenvolver para seu público e seus prospects.

Essa estratégia de áudio marketing oferece a chance de que a audiência escute sua voz e reconheça sua maneira de pensar sobre os diversos assuntos que você trouxer.

Ouvir a pessoa por trás das ótimas ideias e insights oferecidos nos episódios é uma oportunidade única e que permite ao público conhecer você e seu negócio de maneira mais profunda.

O podcast te ajuda a estabelecer uma conexão emocional com seu target por meio do seu tom de voz, humor, sarcasmo e outros elementos que ficam muito mais presentes quando você pode usar sua voz.

4. Personaliza a relação com o público

Se ainda há dúvidas sobre por que criar um podcast, uma resposta pode te deixar satisfeito: mais conteúdos.

A forma de consumir conteúdo atualmente mudou e o marketing precisa acompanhar as novas tendências. Você pode entender um pouco mais lendo o artigo sobre como usar podcasts como marketing de conteúdo.

E isso não necessariamente significa mais trabalho, porque você pode reaproveitar outras criações de seu blog, canal no YouTube ou de qualquer plataforma.

Ao escolher temas para os seus episódios, aproveite os conteúdos que já estão prontos e você publicou em outro formato. Assim, você alcança a parte da sua audiência que prefere consumir áudio.

E o melhor é que reaproveitar conteúdos funciona numa via de mão dupla. Ou seja, você também pode aproveitar seu podcast para criar conteúdos para seu blog, redes sociais e onde mais quiser.

5. Possui baixa saturação

Blogs e canais no YouTube superam marcas gigantescas, com mais de 10 milhões de publicações diárias para o primeiro e mais de 500 horas de vídeo sendo lançadas por minuto no segundo.

Enquanto isso, podcasts são relativamente novos e conquistam audiências mais engajadas. 

Dessa forma, você encontra menos competição e é muito mais facilmente encontrado.

6. Captura a atenção do público

As pessoas preferem informações que são mais fáceis e gostosas de consumir, o que faz com que o podcast capture a atenção do público por períodos mais longos de tempo.

As pessoas já estão acostumadas a participar de conversas, o que é basicamente um podcast. 

Mas mais do que isso, um bom podcaster adiciona elementos de storytelling e descrições mais detalhadas para ajudar os ouvintes a visualizar o que está sendo dito.

Assim, quem está escutando consegue aproveitar mais e fica atento por mais tempo.

7. Facilita o crescimento de uma audiência qualificada

Ainda pela baixa competitividade somada com o fato de que o público de podcasts são extremamente engajados e sempre querem mais, vai ser fácil crescer o seu following.

Conhecendo bem o seu nicho escolhido e lançando constantemente ótimos conteúdos, não será nada difícil construir uma boa base de ouvintes.

E como podcast envolve educar sua audiência, não só você começa com um público mais preparado, mas ele pode ficar cada vez mais qualificado conforme você lançar novos episódios.

8. Estabelece conexões de network

Uma das melhores resposta para por que criar um podcast é a facilidade para construir um bom networking.

Você pode trazer convidados influentes e referências para você para serem entrevistados. Assim, existe um motivo para iniciar esse contato e os dois podem se beneficiar da troca. 

Mesmo podcasts pequenos conseguem atenção de grandes profissionais de suas áreas.

E o maior ganho é que você conhece novas pessoas ao mesmo tempo em que está gerando um ótimo conteúdo para sua audiência e agregando valor para seu negócio.

9. Traz novas possibilidades financeiras

Existem diferentes modos com o qual você pode monetizar seu podcast.

Você pode cobrar patrocinadores para serem apresentados à sua audiência ao longo do episódio, por exemplo.

Você pode criar anúncios que motivem os ouvintes a conferir diferentes produtos e serviços relevantes. Incluindo, seus próprio produtos ou serviços.

Você, eventualmente, pode até oferecer episódios premium que são acessados sob demanda.

Mas a principal forma como você pode reverter seu conteúdo em áudio em receita é por meio da geração de Leads com podcasts.

Cada vez mais empresas estão percebendo como este tipo de conteúdo consegue trazer ótimos resultados. 

10. Posiciona sua marca como referência para o setor

Um dos principais motivos para criar um podcast é a maneira como ele te ajuda a se posicionar como um líder e uma referência para o setor do qual seu negócio faz parte.

Atraindo um número expressivo de ouvintes e de conexões de network, você será enxergado como um expert da sua área.

As pessoas começarão a perceber a atenção dada ao seu podcast e vão procurar você, seu site e sua empresa para receberem conselhos, opiniões e novas ideias.

Desenvolva suas estratégias de marketing em torno de conteúdos que sejam valiosos para sua audiência sempre!

E faça questão de sempre trazer ideias novas e estimulantes em seu podcast. Não fique focado apenas em conteúdos técnicos ou de storytelling. Una sempre os melhores elementos para cobrir todas as áreas de seu nicho de uma maneira interessante e divertida.

Notas Finais

Existem diversos motivos para criar um podcast se você possui uma empresa ou uma marca.

É fácil e barato de produzir um podcast. E em um formato que não possui uma alta saturação, ou seja, existe muito espaço para crescer.

E você pode reaproveitar conteúdos de outros formatos em seus episódios, assim como utilizar os temas que falou em seu podcast de outras formas.

Mas, mais do que isso, é uma ótima maneira de você estreitar sua relação com o público usando uma estratégia que capta a atenção do público e que pode servir para aprimorar seu networking.

Por fim, usar podcast como estratégia de marketing de conteúdo pode fazer seu negócio crescer muito. Você desenvolve uma audiência qualificada mais facilmente e posiciona sua marca como referência para o seu setor.

Com quais motivos para criar um podcast você mais se identificou? Conte pra gente nos comentários! 

E você pode acompanhar também as novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram.

Sair da versão mobile