Ícone do site Feedgurus

Os principais equipamentos para gravar podcast

equipamentos para podcast

Você quer começar a produzir o seu show, mas tem dúvidas sobre quais são os principais equipamentos para podcast?

Bom, posso te dizer que você veio ao lugar certo.

Neste artigo, vamos listar quais são os equipamentos para podcast que não podem faltar na hora de começar uma gravação.

E além disso, você também vai terminar a leitura sabendo tudo sobre como gravar e quais são os melhores softwares para gravar podcasts e mais.

Pegue o papel e caneta, pois chegou a hora de dar vida ao seu tão sonhado podcast!

Principais equipamentos para gravar podcast

Antes de mais nada, é muito importante você ter em mente que podcasts de alta qualidade podem ser feitos de maneira simples, por você mesmo, dentro da sua casa.

Existem diferentes formas de gravar um podcast. Por isso, é muito importante que antes de começar a gravação, você tenha clareza sobre qual será o formato, e como você vai gravar os episódios (sozinho, com convidados, em um call, etc).

Assim que você finalizar o planejamento, é chegada a hora da gravação. E para isso, você vai precisar de alguns equipamentos essenciais para podcast!

Microfone

Já que estamos falando de conteúdos em áudio, ter um bom microfone que garanta a qualidade sonora é o primeiro equipamento para gravar o seu podcast.

Nesse sentido, o microfone é quem vai permitir que o que você está gravando seja ouvido de maneira clara pela sua audiência.

Além disso, é muito importante garantir que o local da gravação seja tratado acusticamente, para que a captura das vozes seja feita com a melhor qualidade possível.

Para quem ainda está no início das produções e não quer gastar muito dinheiro com equipamentos para podcast, os microfones USB são a melhor saída.

O principal benefício de microfones nesse estilo é que eles dispensam a necessidade de uma interface de áudio externa. Assim, você pode gravar o áudio direto no seu computador, através de um software de gravação.

Rode Podmic

Microfone dinâmico para podcast Rode Podmic

A Rode é um dos maiores produtores de microfones no mundo. O Podmic é um modelo criado especialmente para os podcasters. Compacto, com captação direcional, porém um pouquinho mais caro.

Blue Yeti

Blue Yeti

Esse é, simplesmente, o microfone USB considerado por muitos o top 1 do mundo.

Uma vez que a Blue é conhecida mundialmente pelos seus microfones no mundo do áudio profissional, essa não é nenhuma novidade.

O Blue Yeti é extremamente versátil. Assim, uma das funcionalidades mais legais que ele oferece é a de alteração nos modos de captação, em que você escolhe o melhor para gravar.

Um deles, permite que até 4 pessoas gravem ao mesmo tempo! Bacana, hein?

Shure MV7 Podcast

Microfone Shure MV7

Inspirado no Shure SM7b, o MV7 é um microfone que tem tanto a saída USB, quando a saída comum de microfone (XLR). Além disso, ele tem vários controles de volume, distância do microfone, e até tom de voz.

Caso queira saber mais, recomendo a leitura sobre os melhores microfones para podcasts.

Headsets

Os headsets aparecem como uma alternativa para quem quer um equipamento para podcast com função 2 em 1. Nesse sentido, ao utilizar um headset você passa a ter um fone e um microfone ao mesmo tempo.

A gama de variedade de headsets para gravação de podcasts é imensa, mas decidimos separar duas possibilidades. Assim, fica a seu critério escolher entre um modelo mais próximo ao estilo gamer e um mais usual.

 Logitech G430

Logitech G430

Esse é um modelo perfeito para gravação de podcasts, mesmo sendo o modelo de entrada da linha gamer da Logitech.

Quanto às funcionalidades, o G430 tem um isolamento excelente no fone e na captação do microfone. Assim, você não ouve os ruídos externos e também pode cancelar o ruído para o seu convidado não ouvir os sons externos da sua casa.

E ainda, por ser um modelo pensado para quem passa horas a fio jogando, é extremamente confortável!

Logitech H390

Logitech H390

Este é um modelo que, para alguns, pode ser um velho conhecido. Mas apesar disso, passou por grandes evoluções no decorrer dos anos.

O H390 também permite a redução de ruídos, assim como o G430. Porém, no quesito isolamento, o modelo acaba ficando um pouco atrás na qualidade.

Dessa forma, usar esse equipamento para gravar o seu podcast pode fazer com que você ouça uma parcela de ruído durante as gravações. A dica, portanto, é que você consiga gravar tudo em um ambiente silencioso e sem interferências externas.

Headsets são uma excelente solução para gravar podcasts, você pode conhecer outras opções lendo o artigo sobre os melhores headsets para podcast.

Suportes de microfone

Se você optar por usar microfones, com certeza vai precisar de um suporte!

Aqui, temos duas opções:

Os suportes de mesa são mais modernos, e você vai encontrar na maioria das lives e streamings por aí. Porém, são mais caros!

Suporte de microfone articulado

Os suportes tradicionais são os mesmos que você encontra em estúdios de música. Apesar de serem maiores, também é possível encontrar versões de mesa. Menores e mais práticas.

Suporte tradicional de mesa para microfone

Softwares e programas para gravar podcast

A variedade de plataformas e ferramentas existentes hoje na internet é uma grande vantagem para todo podcaster.

Vamos, então, saber quais são algumas delas.

Zencastr

O Zencastr é o nosso preferido por aqui.

Entre todas as ferramentas, ele é o mais estável e o que tem a melhor qualidade de áudio final, sem dúvidas. 

A grande vantagem aqui é que ele foi feito especialmente para a gravar podcast online! Então, todas as funcionalidades da plataforma são pensadas para podcasters, o que é excelente. 

Você conseguir gravar direto na plataforma e, ao final do bate papo, ela entrega os áudios separados em canais, o que é uma maravilha para a qualidade e facilita demais a edição do seu show

Para episódios curtos você pode usar o plano gratuito. Mas se quer levar o seu programa a sério, sugerimos fortemente cogitar o plano pago – que vai te evitar dores de cabeça e tempo perdido.

Anchor.fm

O Anchor.fm é a plataforma mais famosa de podcast atualmente. Nele, você consegue gravar seu podcast online, editar e publicar com muita facilidade.

Um dos grandes objetivos do Anchor.fm é garantir arquivos pequenos e leves para otimizar a transmissão. Logo, você perde muita qualidade na compressão.

Ainda assim, a facilidade de gravar pelo app e poder fazer tudo em um lugar só – e até pelo seu smartphone – é muito relevante!

Skype

Plataforma de videoconferência da Microsoft, o Skype é outra ótima opção para a gravação do seu podcast.

Você também pode gravar a conversa integralmente, podendo, inclusive, exportar em formatos como .mp4 e salvar onde quiser.

Zoom

Você sabia que o Zoom se tornou a maior empresa de video-conferências do mundo desde o COVID-19?

A ferramenta é ótima para quem quer gravar o podcast apenas em formato de áudio e já ter o formato ‘pronto’ após a exportação.

Além disso, se optar por exportar também o arquivo em vídeo, pode fazê-lo em HD!

Softwares de edição de podcasts

A edição é uma etapa fundamental do processo de criação de um podcast. Então, não tem como falar dos principais equipamentos para podcast sem falar dos melhores softwares para editar os episódios.

Audacity

Audacity é um software gratuito e com uma interface simples e intuitiva. Logo, se você ainda não tem tanta experiência com softwares de edição de áudio, o Audacity pode ser perfeito para o seu podcast.

Através de funcionalidades básicas como ajuste de volume, redução de ruídos e adição de efeitos de som básicos, é possível deixar a gravação de um podcast com uma qualidade ótima.

Pro Tools

Podemos dizer que o Pro Tools é uma ferramenta mais indicada para quem já tem um conhecimento maior sobre produção musical e design de áudio.

Frequentemente usada por profissionais da área e produtores, o software é um dos mais poderosos da atualidade.

Assim, com essa ferramenta o céu é o limite! Todas as opções de efeitos, mixagem e funcionalidades são perfeitas para quem quer elevar – e muito – a qualidade do seu podcast!

Notas Finais

Agora sim, você tem tudo o que precisa para começar a gravar os seus episódios de podcast!

Os próximos passos são pensar em roteiro, vinhetas, e convidados!

Com o tempo você vai se acostumar com as gravações, configurações preferidas e com a dinâmica de entrevistar convidados.

Uma boa dica é começar com equipamentos de podcast mais simples, e ir fazendo upgrades conforme o seu show for crescendo.

Assim, você investe naquilo que realmente vai fazer diferença nas suas gravações de podcast!

Quer saber mais sobre como gravar seus podcasts online? Confira nosso Ebook!

Sair da versão mobile