Falar sobre assuntos que você domina pode ser extremamente fácil, empolgante e divertido. Contudo, pequenas situações podem dificultar bastante a vida de um podcaster ou qualquer criador de conteúdo. A melhor maneira de evitar complicações e atingir a relevância que deseja, é utilizando dados como estratégia para seu podcast, geração de ideias e hack de cultura.

O pavor de todo criador de conteúdo é a falta, mesmo que momentânea, de criatividade e ideias para novos episódios. Ou ainda não saber aproveitar os momentos certos de abordar tais assuntos.

Segundo a pesquisa Content Trends de 2019, 66,3% dos produtores apresentam dificuldade em criar conteúdos que gerem engajamento. Isso ocorre com redatores em blogs, youtubers em seus canais e, claro, não poderia ser diferente com podcasts.

Mas então, como gerar ideias estratégicas para criar o conteúdo certo para atrair público, engajamento e views? A resposta é: dados.

Já falamos sobre as melhores estratégias para divulgar seu podcast. Hoje, iremos falar sobre como usar dados como estratégia para gerar ideias, hackear cultura, tornar escalável e aumentar sua relevância do seu podcast.

Preparado? Vamos lá 😉

Entenda o perfil do seu ouvinte

Em primeiro lugar você precisa entender quem é sua persona, ou seja, traçar um perfil de quem é seu ouvinte típico. 

Isso é fundamental para você descobrir quem são essas pessoas, o que desejam consumir de conteúdo, quais são suas motivações, objetivos, desafios e, principalmente, como você pode fazer para chegar até elas.

Desenvolver sua persona faz parte de qualquer estratégia de marketing de qualquer negócio no mundo e, claro, não poderia ser diferente com podcasts. 

É a partir desses dados que você terá condições de coletar informações suficientes para fazer análises e planejar seu conteúdo.

Google Trends: usando dados a seu favor

Para quem não está familiarizado, o Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar as tendências, assuntos que estão em alta no momento e volume de pesquisa de determinado tópico ou palavra chave de forma rápida e segmentada.

Dados simples, porém extremamente úteis que o Google armazena do próprio buscador e é uma mão na roda para diversas estratégias de marketing de conteúdo.

A grande vantagem de usar o Google Trends como seu aliado, é garantir que os podcasts que você está produzindo sejam, de fato, do interesse do ouvinte, analisando a coleta dos dados fornecidos pelo Google como estratégia para escalar o seu podcast.

Com o Google Trends você pode tirar proveito de tendências, assuntos que estão em alta, ao identificar que determinado termo gerou mais interesse do público, e gravar episódios que façam sentido e criem um link com sua persona e conteúdo. A ideia é justamente hackear cultura do seu público alvo.

Além disso é possível comparar palavras chave, termos e sinônimos, verificando qual vale mais a pena usar em seus títulos e copy do episódio, melhorando seu SEO e volume de busca.

Answer The Public: sugestão de tópicos

Sabe quando você vai pesquisar por uma palavra no Google, e o próprio buscador oferece sugestões para complementar sua pesquisa? Essas sugestões são baseadas no que outras pessoas andam pesquisando.

Agora imagina se você tivesse acesso a centenas dessas sugestões e de uma forma muito mais ampla. É exatamente assim que funciona o Answer The Public, outra ferramenta de dados, gratuita, que é fundamental para gerar ideias para novos episódios.

Com ela, você pode pesquisar por um tema ou ideia, e o site te levará para uma página com centenas de questões relacionadas que as pessoas buscam com mais frequência.

A grande vantagem aqui é que a ferramenta entrega em suas mãos as perguntas e dúvidas mais buscadas, relacionadas ao tema do seu podcast, ficando muito mais fácil saber para onde você pode direcionar a conversa a fim de responder dúvida de milhares de ouvintes.

Buzzsumo: o poder das redes sociais

Redes sociais são, e vão continuar sendo, o lugar onde tudo acontece na internet. São nessas plataformas que conteúdos são compartilhados, distribuídos, tendências são criadas e assuntos são debatidos diariamente.

Essas plataformas possuem preciosa quantidade de dados que, sem dúvida, podem ajudar a escalar seu podcast. Mas como monitorar esses dados? 

Para os que não conhece, Buzzsumo é uma ferramenta rastreamento de conteúdo e monitoramento de mídias sociais que permite identificar os tópicos mais compartilhados e com maior engajamento nas redes, como Facebook, LinkedIn e Twitter.

Desse modo, você consegue identificar assuntos e podcasts mais consumidos pelo seu público, a abordagem utilizada, e tirar proveitos na criação do seu episódio. Além disso, é possível pesquisar por concorrência e suas criações mais compartilhadas.

Notas Finais

“Data is the new oil”

Como você pôde perceber, dados são fundamentais para qualquer tipo de estratégia de marketing e conteúdo.

São eles que permitem você traçar novos planos e ter novas ideias para seu podcast, através de um hack de cultura possibilitado pela análise desses dados.

Além das ferramentas acima, também é fundamental você analisar os resultados que já possui com o seu podcast, e identificar o que deu certo e o que ainda pode ser melhorado. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *