A era de ouro dos podcasts chega um novo patamar com a confirmação de que uma nova seção de Podcast no Amazon Music, e agora está mais que na hora de você criar o seu.
O Podcast Amazon Music chega ao Brasil na segunda metade do mês de novembro, ainda em 2020, com opções em português.
E como não poderia ser diferente, o interesse em podcast na amazon traz algumas vantagens para os criadores!
As vantagens da Amazon podcast
O fato de a Amazon ter abraçado os podcasts significa um grande passo para o desenvolvimento deste tipo de conteúdo no Brasil e no mundo. Se você já sabe por que criar um podcast, pode se empolgar com essas novidades.
Primeiro, porque o investimento embarca também a inteligência artificial Alexa. Ou seja, todos os podcasts que estiverem cadastrados na plataforma serão facilmente encontrados.
E isso também indica uma relação mais direta entre podcasts e o segmento de smart speakers, que não para de crescer.
Segundo, porque o Podcast Amazon Music oferece uma possibilidade nova de ganhar dinheiro com podcast. Caso algum ouvinte decida assinar o serviço por um programa ou episódios, os criadores ganham uma comissão.
É o ponto de partida para novas modalidades de lucros com o formato que devem continuar a se desenvolver.
Por fim, o serviço de Podcast na Amazon inclui investimentos em novos shows originais, desenvolvendo parcerias com podcasters locais. O que está previsto para começar ainda no início de 2021 no Brasil.
A competição entre as plataformas:
A Podcast Amazon Music está sendo planejada há muito tempo, afinal, era uma expectativa de que a gigante de Jeff Bezos entrasse neste mercado.
Essa é a primeira pista de que o reino do Spotify neste segmento está estremecido.
Isso porque a Apple, até então, parece estagnada. E todas as outras plataformas que poderiam competir, mesmo de grandes empresas como a Globo, estão apenas no início de suas jornadas.
Foi-se o tempo em que o Apple Podcasts (ainda chamado de iTunes) governava o setor. Com certeza sua influência reverbera até hoje, tendo indicado os caminhos de que qualquer um poderia fazer seu show. Mas esse não parece mais ser um dos interesses principais dela.
O jogo mudou pra valer em 2018, quando o Spotify decidiu apostar todas as suas fichas em se tornar a principal plataforma de áudio do mundo.
Rapidamente, a empresa percebeu o mercado crescente de podcasts e incentivou a distribuição deste formato. Atualmente, o Spotify expôs que o consumo deste tipo de conteúdo só cresce!
O futuro do streaming de podcasts
Do mesmo modo como você pode colocar seu podcast no Spotify, agora, você também pode adicionar ele na Amazon podcast, neste link.
Isso é importante porque o monopólio de conteúdos em uma única plataforma não é bem visto pelos profissionais independentes e criadores amadores.
O caso do YouTube chama muita atenção, por ser o ditador das regras (tanto econômicas, quanto de curadoria e distribuição) quando se trata dos vídeos.
Quando o assunto é áudio e música, a batalha está só começando. E a competitividade parece mais equilibrada, é só observarmos os números de cada plataforma:
- Spotify: 134 milhões de usuários assinantes;
- Apple Music: 60 milhões de usuários assinantes;
- Amazon Music: 55 milhões de usuários assinantes.
A maneira como esses números vão se comportar no futuro próximo vai ser servir como um bom termômetro para o comportamento dos podcasts a partir de agora.
O consumo de podcasts será baseado em assinaturas? O que vai significar ser/obter um conteúdo exclusivo? Quais serão os impactos para o público e os produtores independentes? E quais serão os rumos da monetização de podcasts?
Como a Amazon podcast demonstra, a era de ouro dos podcasts veio para ficar e todas essas mudanças não param de acontecer!
Saiba mais sobre como gravar podcast com qualidade e acesse nosso guia completo de como divulgar podcasts.
Quais são suas expectativas para o Podcast Amazon Music? Divida com a gente nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!