Ícone do site Feedgurus

12 dicas para otimizar o site do seu Podcast

otimizar site para podcast

A principal estratégia para quem quer que o podcast seja divulgado e cada vez mais conhecido é aumentar plays orgânicos e tornar o compartilhamento o mais fácil possível. E isso começa em otimizar o site do seu podcast!

Por isso, separamos 12 dicas que vão tornar o seu podcast muito mais visível ao mundo, além de melhorar a performance.

É possível que você ainda não tenha um site. E, na verdade, você não necessariamente precisa de um. Mas, com certeza isso vai limitar o seu crescimento.

Caso você tenha postergado esta etapa por não saber como criar um site para podcast, aqui nós vamos passar pelos principais elementos que você deveria incluir e como fazer com que ele seja muito eficiente.

Boa leitura!

Principais elementos ao criar site para podcast

A maioria dos podcasters vão compartilhar seus novos episódios por links do Spotify ou outros agregadores. Mas ao direcionar o tráfego para o site de outra pessoa, você estará perdendo muitas oportunidades de crescimento.

A sua plataforma de hospedagem (o site no qual você faz o upload de seus episódios) geralmente oferece um site básico quando você cria sua conta. Porém, comumente faltam as customizações necessárias.

Dito isso, seja em sites prontos, em outras plataformas ou em seu próprio site para podcast, inclua os elementos a seguir para que fique mais fácil para as pessoas encontrarem, ouvirem e compartilharem seu conteúdo.

Menos é mais nesses casos, por isso, você não precisa adicionar milhões de detalhes. Aqui estão 4 dicas sobre as principais páginas que você deve apresentar em seu menu.

1. Sobre o podcast

Esta é tradicionalmente a página mais visualizada em qualquer site, então aproveite ela para otimizar o site do podcast.

Você pode fazer isso mantendo seu público em mente. Por mais que uma página “Sobre” aparentemente seja sobre seu podcast e sobre você, pense nela como sendo sobre seus ouvintes.

Liste os benefícios que eles vão encontrar ao escutar seu conteúdo. E ajude eles a encontrar os melhores episódios que você já lançou oferecendo links. 

2. Inscrição

As pessoas escutam podcasts de maneiras diferentes e em lugares diferentes. 

Inclua links para os principais agregadores nos quais seu podcast pode ser encontrado, baixado e em que eles podem se inscrever.

Mas deixe claro que seu podcast pode ser encontrado em qualquer plataforma no qual esse tipo de conteúdo é consumido!

3. Episódios

Apresentar uma lista completa de episódios é uma ótima estratégia para que as pessoas que acabaram de te conhecer possam dar uma olhada em seu catálogo.

E uma boa dica é aproveitar o mecanismo que permite a importação dessas listas, oferecido pela maioria das plataformas de hospedagem.

4. Contato

Ao criar um site para podcast, inclua todas as possibilidades de contato de forma com que o público tenha facilidade em falar com você.

Você pode colocar um formulário de contato, seu endereço de e-mail e links para todas as redes sociais nas quais seu show (e você) estejam ativos, como Twitter, Instagram, Facebook, etc.

Toda vez que você pedir para que seus ouvintes entrem em contato, direcione eles para esta página em vez de ler todas as milhares de opções no seu CTA final.

E, agora que você conhece as principais páginas de seu site para podcast, vamos para as dicas sobre os posts de episódios!

Como otimizar os posts de episódios no site para podcast

Cada vez que você lançar um novo episódio, ele deve se tornar um novo blog post no seu site.

Por quê? Porque esse será o link que você vai utilizar para compartilhar com o mundo o seu novo conteúdo.

Aqui vão algumas dicas de como otimizar site do podcast em relação aos posts de episódios.

5. Título do episódio

Os títulos dos seus episódios serão também os títulos dos blog-posts em seu site.

O que mais agrega valor ao ouvinte? Qual é o grande aprendizado que o público vai tirar deste conteúdo?

Seja claro, direto ao ponto e bem descritivo sobre o conteúdo do episódio no título.

6. Player do podcast

É importante que os visitantes do site possam ouvir o episódio lá mesmo. Por isso, para otimizar o site do podcast, faça questão de embedar o Spotify ou um player para que possam escutar.

Embora a maioria das pessoas não ouça podcasts dessa forma, você ainda precisa atender a todos.

E pode ser que eles escutem apenas por alguns minutos, gostem e decidam se inscrever no aplicativo que costumam usar.

Faça questão de incluir também uma opção de download direto junto do player.

7. Resumo e referências do episódio

No post do episódio, traga os pontos principais que foram discutidos, priorizando os assuntos que mais agregam valor ao ouvinte.

É uma ótima estratégia incluir todos os links, listas e referências que foram utilizadas ao longo do episódio em seu site para podcast.

Você vai aumentar suas chances de ser encontrado por potenciais ouvintes no Google se fizer um post, que inclua referências, com 500 palavras ou mais.

8. Call to Action (CTA)

Seja pedir para que seus ouvintes se inscrevam, avaliem o podcast ou comprem algum serviço, sempre inclua um CTA ao fim do seu episódio. 

Nós demos algumas ideias dos principais CTAs que podem ser utilizados no texto sobre como fazer Intro e Outro de podcast, que vale a pena conferir.

No blog post do episódio, inclua o link de seu Call to Action para facilitar o processo dos ouvintes.

9. Botão para compartilhar

Grande parte da estratégia de seu site para podcast é melhorar a divulgação e o alcance. E nada melhor para isso do que adicionar um botão de compartilhar o episódio ao fim de cada blog post.

Inclua uma fileira de ícones de redes sociais para que seus ouvintes possam escolher e compartilhar seu conteúdo com apenas um click.

Existem muitos plugins de compartilhamento disponíveis em plataformas como o WordPress que podem configurar isso para você.

Dicas extras sobre como otimizar site do podcast

Agora que passamos pelas dicas principais, é importante trazer outros elementos que vão fazer toda a diferença quando o assunto é otimizar site do podcast e facilitar o acesso de todos os públicos.

10. Acessibilidade

Acessibilidade é fundamental. Você quer que todas as pessoas que visitarem seu site possam navegar e encontrar os conteúdos que estão procurando.

Quando se trata de podcasts, o primeiro passo é oferecer a transcrição dos episódios. E caso você ofereça conteúdos em vídeo, adicione legendas.

É importante também oferecer descrição de imagens que você utilize em seus posts.

Muitas plataformas oferecem plug-ins de acessibilidade que podem te auxiliar nesses processos.

11. Nome do domínio

Obtenha um domínio com um nome memorável, que faça sentido e seja fácil de soletrar, escrever e ler.

Evite usar hífens ou qualquer outra coisa que pode complicar o nome. 

E considere adquirir um domínio “.com” ou “.com.br” que soam mais familiares ao público e fazem com que fique na cabeça dos ouvintes.

12. Versão para celular

A essa altura, não da para pensar em otimizar site do podcast sem pensar em uma versão mobile, ou seja, para celular.

Não adianta gastar todo o seu tempo deixando seu site perfeito para depois descobrir que ele não funciona direito em dispositivos móveis.

A maior parte da navegação e escuta de podcasts hoje em dia está acontecendo no celular, então seu site precisa carregar corretamente em todas as plataformas.

Lembre-se de sempre checar pelo seu celular como seu site para podcast está configurado. Faça isso a cada atualização para ter certeza de que tudo esteja correto.

Com esses passos, você pode ficar tranquilo de que seu site vai trazer muito mais resultados e melhorar o ritmo de crescimento de seu podcast.

Notas Finais

Criar site para podcast é um passo importante para os criadores que desejam ver seus shows crescerem. 

Lembre-se de incluir 4 seções principais no site: sobre o podcast; inscrição; episódios e contato.

Além disso, seu site para podcast deve apresentar um blog post para cada novo episódio lançado. Assim, você aumenta o alcance e a facilidade de ser compartilhado.

Ao otimizar seu site do podcast, seus ouvintes podem promover seu conteúdo com facilidade e novos ouvintes podem encontrar e assinar seu show com a mesma facilidade.

Quais são suas principais dúvidas sobre sites para podcast? Faça perguntas e sugestões nos comentários. E fique por dentro das novidades da Feedgurus pelo nosso Instagram!

Sair da versão mobile